Acidez do café: É uma característica comum? Como diminuir?

O café em si é uma bebida ácida e isso pode afetar negativamente quem sofre com azia, por exemplo, que acaba sentindo os sintomas de maneira mais acentuada. No entanto, existem algumas formas de diminuir essa característica para que todos possam continuar tomando café normalmente.

Algumas pessoas costumam estranhar quando sentem a acidez no café, mas é importante ter em mente que essa característica é comum. Em alguns casos, ela é apreciada pelos críticos cafeeiros porque realça os sabores, mas se você não é fã e quiser diminuí-la, existem técnicas simples, mas eficientes.

Ficou curioso? Basta continuar lendo para entender melhor como isso pode ser feito!

A acidez é uma característica comum dos cafés?

Sim, a acidez é uma das sensações presentes no paladar quando se toma um café especial.

Para a BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais), a acidez é responsável por trazer diversas características especiais ao café, como vivacidade e doçura. No entanto, isso só acontece quando ela aparece de forma equilibrada. Caso contrário, a bebida fica “avinagrada”, quando a acidez é sentida de forma negativa.

Essa análise é feita de forma minuciosa por profissionais que sabem diferenciar acidez de amargor. As duas sensações são percebidas por diferentes partes da língua: a primeira se manifesta tanto nas laterais quanto no final da língua, enquanto a segunda é sentida na parte de cima.

É importante saber separar as duas para que as providências para resolver a acidez realmente façam efeito. Caso o problema seja o café amargo, é preciso encontrar outras medidas.

O que influencia na acidez de um café?

Como mencionamos anteriormente, o café por si só é uma bebida ácida, mas existem alguns fatores que influenciam no nível da acidez, deixando-a mais forte ou leve.

Conhecer cada um deles pode te ajudar a saber como amenizar a acidez de forma simples e com resultados concretos para aproveitar a bebida do jeito que você gosta. Confira!

Terroir

Todo café possui um terroir e isso influencia bastante nas características finais da bebida, incluindo o nível de acidez.

A temperatura do ambiente de cultivo, por exemplo, é de grande relevância. Quanto menor ela for, maior será o índice de acidez, já que ocorre uma desaceleração no crescimento da planta. Com base na lógica, fica fácil entender que quanto mais montanhosa é a região, mais ácido será o café plantado lá.

Por isso, é consenso que a altura de 800 metros acima do mar é a ideal para cultivar um cafezal de modo a evitar a acidez muito forte e ainda assim se obter café de qualidade.

Torrefação

Todo o processo da torrefação pode atuar de modo duplo nas propriedades do café: por um lado, ele pode acentuá-las, da mesma forma que pode amenizá-las. Tudo depende do modo de preparo, por isso a acidez também pode ficar mais evidente ou discreta durante a torrefação.

Uma forma de suavizar a acidez do café é usando uma alta temperatura durante o procedimento. Isso acontece porque o ácido, enquanto propriedade química, é bastante sensível e quebra com mais facilidade em um ambiente quente.

Isso pode ser mais fácil de entender com base na própria cor do café: quando é mais claro, significa dizer que aquele grão é ácido, enquanto o tom mais escuro indica que a acidez ali é menos acentuada. Assim, optar por cafés mais encorpados já reduz o índice de acidez da sua bebida.

Moagem e extração

O processo de moagem é aquele que determina o tamanho dos grãos de café, sejam eles mais grossos ou mais finos. Mas como isso influencia no nível de acidez?

De modo geral, todas as partículas precisam entrar em contato com a água e isso é um fato. No entanto, o que muda entre cada uma delas é o seu tamanho e a superfície de contato que possuem de acordo com o que foi feito na moagem.

Dessa forma, os grãos mais finos de café possuem mais espaço para entrar em contato com a água e, consequentemente, há mais tempo de extração. Isso implica em retirar algumas propriedades do café torrado, incluindo a própria acidez.

Já os grãos mais grossos, como fica fácil entender, têm menos superfície de contato durante o processo de extração e apresentam um índice de acidez mais alto.

Como diminuir a acidez do café?

Como deu para perceber, existem diversas formas para amenizar a acidez na sua bebida e você pode combiná-las.

Uma alternativa válida é aumentar o tempo de infusão do café e usar uma moagem mais fina para conseguir reduzir bem a característica.

Outro ponto importante para ter em mente é que a água fria não é ideal para extrair a acidez do café. Por isso, utilizar água morna para amenizá-la ou ainda mais quente para diminuir drasticamente a propriedade é um trunfo recomendado.

Por exemplo, caso você goste da acidez e queira apenas reduzi-la, combinar café com moagem fina e água em temperatura de 90 °C pode entregar o resultado esperado.

E como aumentar a acidez do café?

A acidez do café é uma propriedade muito valorizada por quem entende as variações da bebida. Quando bem utilizada, a característica é capaz de dar um gosto todo especial e pode ser acentuada em seu café, caso queira.

Deixar menos tempo na infusão, por exemplo, ajuda a aumentar a acidez, assim como dar preferência à moagem mais grossa.

Além disso, quando o café é proveniente de altitudes elevadas, a tendência é que seu índice de acidez também aumente, então esta é uma dica preciosa para quem quer aumentar a característica do café com base no terroir.

Por fim, investir em torras mais claras também pode trazer o diferencial que você tanto procura.


Gostou deste artigo?