Bourbon amarelo: Conheça o café e como harmonizá-lo

O bourbon amarelo, embora seja conhecido por apreciadores da bebida, não é tão popular quanto outras variedades de café. Mas o que será que esse tipo de café tem de especial e qual é a melhor forma de harmonizá-lo?

O bourbon amarelo é uma variedade de café arábica e que pode oferecer uma experiência gustativa muito interessante. De modo geral, por ter acidez mais baixa e intensidade equilibrada, é possível harmonizá-lo com sobremesas cítricas.

Quer conhecer mais sobre essa variedade de café e saber mais sobre harmonização de doces com diversos tipos da bebida? Continue lendo!

O que é o café bourbon amarelo?

Observado pela primeira vez por volta de 1930, o café bourbon amarelo é uma variedade de café arábica, sendo provavelmente uma mutação de outra variedade denominada bourbon vermelho.

Enquanto o bourbon vermelho é mais conciliável com outros sabores, o tipo amarelo é mais marcante no paladar.

Como harmonizar o café bourbon amarelo

Sobremesas cítricas que levam trigo, como bolos e tortas com frutas ácidas como limão ou laranja, costumam harmonizar com cafés de bourbon amarelo, justamente por conter uma acidez mais acentuada que os outros. Por ter uma intensidade mais equilibrada, ele também pode harmonizar em seu paladar junto a essas frutas.

Harmonização de sobremesas com outros tipos de café

Sendo uma bebida extremamente consumida no dia a dia do brasileiro, seja por conta da qualidade dos cafés especiais que temos por aqui, ou seja por conta das tradições de tantos anos, o café é, além disso tudo, uma bebida muito saborosa e que combina com muitas sobremesas.

O café é um tipo de bebida que tem uma harmonização muito especial com diversos tipos de sobremesas, ou seja, além do sabor dele, ele também tem uma capacidade de potencializar de forma equilibrada uma experiência mais saborosa para você.

Os cafés costumam trazer um sabor único, e que não pode competir com o sabor do açúcar, por isso é muito importante entender sobre a acidez, as notas que acompanham, a intensidade, a doçura e o amargor de cada tipo de grão.

Por isso, trouxemos algumas dicas sobre quais são os melhores tipos de harmonização e os cafés ideais para cada sobremesa.

Sobremesas com chocolate

As sobremesas com chocolates costumam ter sabores mais marcantes, e por isso o ideal seria a harmonização com cafés de acidez média, alta doçura e corpo aveludado. Essas sobremesas vão muito bem com cafés mais cremosos, como bons cappuccinos.

Sobremesas mais açucaradas

Agora, as sobremesas mais açucaradas, como beijinho de coco ou quindim, costumam harmonizar com cafés de alta intensidade, acidez alta e com torras claras, como alguns tipos de cafés especiais orgânicos.

Sobremesas mais neutras

E, por fim, com os tipos de sobremesas mais neutras, como bolos e tortas mais secas ou com frutas sem tanta acidez, os tipos de cafés que vêm com notas doces, acidez equilibrada e intensidade um pouco maior são uma ótima opção para harmonização.

Tenha sempre as melhores opções de cafés

É sempre importante lembrar que o corpo do café é sua textura, e de acordo com a forma que a acidez agir em seu paladar, você vai conseguir perceber melhor o gosto tanto do café quanto da sobremesa.

Além disso, a doçura e o amargor também são extremamente importantes para a melhor percepção dos sabores e dos aromas, que podem ser simples e complexos, além de misturar outros tipos de frutas.

Encontre sempre as melhores opções desses tipos de cafés especiais para manter uma experiência única. Tenha uma harmonização perfeita com os cafés de qualidade superior aos tradicionais.


Gostou deste artigo?