Café com açúcar faz mal? Aprenda a tomar sem adoçar!

O café é uma bebida que faz parte da rotina diária da maioria dos brasileiros, sendo tomada de diversas formas, inclusive com açúcar, que, apesar de dar um sabor maior à bebida, pode ser prejudicial à sua saúde.

O açúcar é um ingrediente que, quando consumido em grandes quantidades, pode trazer malefícios à saúde humana e, por isso, ao adicioná-lo no café, você acaba tornando a bebida nociva ao seu corpo e trazendo consequências ao seu bem-estar no futuro.

Se você consome café com açúcar e quer saber mais sobre o assunto, separamos algumas informações sobre os malefícios desse ingrediente na sua bebida, bem como dicas para substituí-lo no seu cotidiano. Continue lendo e saiba tudo sobre o café com açúcar!

Café com Açúcar Faz Mal?

Você pode estar se perguntando se a adição de açúcar no seu café pode fazer mal, e a resposta é que sim, o consumo dessa bebida com açúcar pode trazer diversos malefícios ao corpo humano.

Isso acontece pois o açúcar em si já tem algumas consequências para o organismo humano quando consumido exageradamente, e não seria diferente ao adicioná-lo no café. Por isso, trouxemos alguns dos principais malefícios do açúcar. Confira!

O açúcar tem diversos malefícios

Apesar do que muitos pensam, o consumo de açúcar não precisa ser elevado para trazer malefícios e eles não se restringem apenas à obesidade ou problemas alimentares, podendo inclusive afetar o corpo humano no sistema imunológico e suas defesas.

O açúcar age de forma viciante no corpo humano, uma vez que o seu consumo aumenta a glicemia e provoca a liberação de dopamina e de insulina, secretada pelo pâncreas, em maiores quantidades.

A alta insulina faz a retirada do açúcar do sangue e o implanta nas organelas humanas, provocando um desequilíbrio intracelular. Assim, quando a taxa de glicemia cai, a elevada insulina acarreta na acumulação de gordura.

Com isso, ao faltar açúcar no seu corpo, você começará a sentir sinais de abstinência, como fome elevada e necessidade de doces, o que ocasiona gatilhos alimentares e compulsão por esse alimentos mais doces.

Por que tomar café sem açúcar?

Como você pôde ver, o açúcar pode trazer sérias consequências para o corpo humano se for consumido com frequência e em grandes quantidades, mas, em relação ao café, o seu impacto não se limita somente a isso.

Adicionar esse ingrediente no seu café faz com que, tanto as suas qualidades, quanto as imperfeições sejam cobertas pelo açúcar. Isso faz com que o gosto natural perca o seu espaço e você não consiga aproveitar o verdadeiro sabor da bebida.

Ao contrário do que muitos pensam, o sabor natural do café não é amargo, uma vez que se trata de uma fruta, ou seja, predominam sabores doces e cítricos, que podem ser encontrados em cafés de qualidade e sem a adição de outros ingredientes.

Assim, optando pela bebida em sua forma natural e com as propriedades preservadas, você conseguirá ter novas experiências sensoriais com os aromas e os sabores diversos que esse produto pode oferecer.

Dicas para parar de colocar açúcar no café

Você já entendeu sobre os malefícios do açúcar no café e como ele pode impactar na sua saúde e no sabor dessa bebida se for utilizado em consumo no dia a dia, mas ainda pode se perguntar como parar de colocá-lo no seu café.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que você pode aderir no seu cotidiano para, aos poucos, parar de consumir café adoçado com açúcar, saboreando assim uma bebida com mais qualidade e propriedades naturais preservadas.

Continue lendo e saiba mais sobre como parar de colocar açúcar no café!

Opte por cafés especiais

O principal fator que faz com que as pessoas consumam essa bebida com a adição de açúcar é o sabor amargo que o café de má qualidade que circula com maior frequência no Brasil possui, além do gosto residual de queimado.

Isso acontece pois os produtores de café de má qualidade torram os grãos de forma exagerada para esconder as imperfeições, o que acarreta em um gosto mais amargo e queimado, que acaba sendo difundido como "comum" nessa bebida.

E é exatamente esse problema que faz com que o açúcar seja diariamente utilizado no café pela maior parte das pessoas, para mascarar a má qualidade do produto e torná-lo mais suportável ao paladar.

Esse problema pode ser evitado ao aderir a cafés de alta qualidade, uma vez que eles não precisam ser torrados de forma exagerada e isso faz com que suas propriedades e sabores naturais sejam preservados para o consumo.

Assim, ao optar por cafés especiais com boa qualidade, você terá uma experiência nova com o sabor natural do grão e não irá sentir a necessidade do açúcar.

Diminua o consumo de açúcar aos poucos

O consumo em excesso de açúcar faz com que as papilas gustativas, localizadas na língua, se acostumem com esse sabor e não consigam sentir as diferentes nuances de gostos que outros ingredientes podem oferecer.

Por isso, você precisa reeducá-las, diminuindo o consumo de açúcar de forma gradativa, sem mudanças repentinas no seu consumo cotidiano.

Você pode utilizar medidas menores a cada dia para reduzir o consumo de açúcar no café, começando com colheres de sopa, seguindo para as de chá até não sentir a necessidade desse ingrediente na sua bebida.

Assim, você consegue treinar as suas papilas gustativas para sentir os diferentes sabores de um café de qualidade e não se limita mais à adição constante de açúcar.

Experimente outros métodos de extração

Além de diminuir o consumo de açúcar, você pode optar por formas diferentes de extração do café e experimentar novos sabores e nuances que essa bebida pode ter, como, por exemplo, o cold brew.

O cold brew é um método de extração a frio do café, em que ele entra em contato com água fria por um período de 12 a 18 horas e passa por um processo que resulta em uma bebida mais leve, suave e com aroma mais intenso.

Ele também é ideal para a utilização em drinks, combinando com outros ingredientes como canela, limão e creme, o que te proporciona novas experiências e faz com que sua visão sobre o café seja mudada de uma forma positiva.

E quanto ao leite, é ruim colocar no café?

Ao contrário da adição de açúcar, o consumo de café com leite não irá trazer malefícios à sua saúde, mas precisa ser feita de forma prudente e controlada, uma vez que se trata de uma bebida com propriedades próprias que podem impactar em grandes quantidades.

Naturalmente, o café age como antioxidante, em razão dos polifenóis que o produto dispõe em alta quantidade, mas ao adicionar leite na bebida, os valores nutricionais passam a ser outros, já que o ingrediente conta com as gorduras saturadas.

Para pessoas com saúde em dia e sem nenhum problema, o leite integral pode ser consumido sem problemas, já as opções desnatadas e semidesnatadas são mais indicadas para pessoas com obesidade, já que contam com menos calorias.

Agora, para aqueles que sofrem de intolerância à lactose, é preferível optar por opções de leites vegetais, como os de soja, amêndoas e castanhas, para não haver problemas de saúde com o leite animal.


Gostou deste artigo?