Café curto X Café longo: Entenda as diferenças entre eles

Dificilmente alguém nega aquele cafezinho depois do almoço, não é mesmo. Mas, nem todo café é igual e, na hora de pedir ficamos confusos. Por isso, entenda agora a diferença entre café curto e longo para não errar na escolha.

A primeira diferença entre o café curto e longo está no tamanho, enquanto que o curto tem entre 25 e 35 ml, e apresenta sabor mais intenso. Enquanto o longo tem pelo menos 50ml, além de ser um pouco mais fraco por conter mais água.

Se você deseja saber mais sobre cada um desses tipos de café, fique com a gente. Vamos te contar as principais diferenças entre eles e mostrar qual é o melhor, na nossa opinião.

Qual a diferença entre café curto e café longo?

Antes de mais nada precisamos lembrar que nem sempre as proporções e medidas de café serão as mesmas. Dependendo do país e do local, um mesmo tipo de café pode ter tamanhos diferentes.

Só para ilustrar, um café curto francês tem quase a mesma medida que um longo italiano. Ou então, em uma cafeteira de cápsulas da Nespresso, a medida do café curto é de 40ml e a do longo é de 110ml.

Portanto, saiba que, às vezes, as medidas mudam e o que vamos te mostrar é uma média para se basear.

Dito isto, vamos apresentar as características de cada tipo para que você entenda a diferença entre café curto e longo.

O que é um café curto?

O café curto é aquele feito em máquinas de café expresso e tem entre 25 e 35 ml. O café curto também recebe o nome de café expresso, portanto, são sinônimos.

Este café apresenta bastante corpo e sabor, pois o pó tem rápido contato com a água quente. Além disso, o sabor fica marcante e intenso devido a pressão com que a água passa pelo café.

O método de preparo do café curto preserva boa parte dos óleos essenciais do grão sendo, desta forma, um café mais oleoso. Porém, ele apresenta menos cafeína do que o café longo.

O que é um café longo?

O café longo, como o próprio nome já diz, é maior do que o café curto. Um café longo (ou lungo, como também é conhecido) apresenta em torno de 50 ml, sendo que é elaborado com a mesma quantidade de grãos que o anterior.

Por conta disso, este café tem sabor menos intenso. No entanto, ele é maior e tem mais cafeína. Isso porque a cafeína precisa de água para dissolver e, como o café longo é mais aguado, ela se dissolve com mais facilidade.

Mas veja bem, quando dizemos que ele é aguado, não queremos dizer que se trata de um café fraco. Muito pelo contrário!

O café longo tem um sabor mais suave e essa característica também desperta o interesse de amantes de café.

Qual é o melhor?

Levando em consideração cada diferença entre café curto e café longo, podemos entender que o primeiro tem sabor mais marcante, é menor e tem menos cafeína. Enquanto isso, o segundo é um pouco mais suave, maior e apresenta mais cafeína.

Dessa forma, para escolher qual é o melhor você precisa pensar no seu gosto pessoal.

A melhor escolha para nós foi o café longo, porque apreciamos a bebida sem açúcar e gostamos que ela seja um pouco mais suave, além de ter maior quantidade de café.

Mas, se você gosta de sabores intensos e prioriza a qualidade e intensidade do café, sugiro experimentar diferentes tipos de cafés expressos (curtos), pois eles apresentam muito sabor em poucos mililitros de café.


Gostou deste artigo?