Café é bom para dor de cabeça? Saiba como ele pode ajudar

O café se tornou bastante famoso entre os brasileiros pela ação da cafeína na garantia de energia, embora não seja somente esse efeito que a bebida proporciona aos usuários, e muitas pessoas afirmam que o café também é bom para aliviar a dor de cabeça, mas isso realmente pode acontecer?

As substâncias que compõem o café podem causar diferentes efeitos no corpo humano e, sim, alguns afirmam que o consumo da bebida pode aliviar o fluxo sanguíneo para a cabeça e ajudar nessa dor, mas o consumo desregulado também pode causar o efeito contrário e piorar o seu quadro de dor de cabeça.

Quer saber mais sobre como as substâncias do café podem estar relacionadas à cefaleia? Confira a seguir algumas informações importantes sobre como essa bebida age no seu organismo em relação a esse problema, além de alguns alimentos que podem agravar o seu quadro no dia a dia!

Café alivia a dor de cabeça?

Um dos problemas mais comuns entre a população mundial é a cefaleia, mais conhecida no dia a dia como dor de cabeça, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) chega a considerar que cerca de metade de toda a população já sofreu com algum quadro de cefaleia durante o último ano.

O que se afirma em relação ao efeito do café no alívio da dor de cabeça é que as propriedades vasoconstritoras da cafeína ajudam a reduzir o fluxo de sangue para a cabeça e podem aliviar esse problema.

No entanto, o consumo excessivo pode causar o mesmo efeito do uso desregulado de analgésicos e piorar o quadro da sua dor, além de que alguns pesquisadores afirmam que a bebida pode servir como gatilho para o problema, assim como chocolates ou frutas cítricas.

Cafeína e os medicamentos

Vale ressaltar que existem diversos estudos e evidências que comprovam que a combinação da cafeína com o consumo de analgésicos pode potencializar o efeito dos medicamentos e ajudar ainda mais no combate à dor de cabeça.

Isso acontece pois as propriedades da substância agem para acelerar a absorção dos medicamentos analgésicos pelo organismo e, consequentemente, otimizam o tempo de melhora em relação à cefaleia.

Falta de café pode causar dor de cabeça?

Um problema muito comum na relação entre cafeína e dor de cabeça é o efeito contrário que a substância pode causar quando pessoas que consomem a bebida com muita frequência param de ingerir o café.

Isso acontece, principalmente, em razão do efeito vasoconstritor da cafeína, já que, durante o consumo moderado, ele reduz o fluxo sanguíneo e ajuda no combate à dor de cabeça.

No entanto, pessoas que consomem de forma excessiva o café tendem a ter os vasos mais reduzidos e, no momento em que cortam esse consumo, o efeito contrário acontece e os vasos começam a dilatar, permitindo uma maior passagem de sangue e, consequentemente, causando dor de cabeça nos usuários.

Alimentos que causam dor de cabeça

Alimentos que causam dor de cabeça

Ao contrário do que muitos pensam, diversos alimentos podem ser prejudiciais em relação à dor de cabeça e não é só com o café que você deve se preocupar e moderar no consumo. Assim, confira uma lista com alguns alimentos que causam a cefaleia no dia a dia!

  • Álcool: O álcool não causa dor de cabeça somente durante a ressaca e muitas pessoas podem ter esse problema apenas com alguns drinques, em razão do gatilho causado por algumas substâncias como os sulfitos e as tiraminas do vinho.

  • Café: Como mencionamos anteriormente, o excesso no consumo do café pode ser um gatilho para a dor de cabeça e causar o problema, assim como o uso excessivo de analgésicos.

  • Chocolate: Ao contrário do que muitos pensam, o chocolate contém alguns aminoácidos que podem ser gatilhos para a cefaleia e, sendo assim, vale a pena consumir o alimento de forma moderada.

  • Adoçantes: Os adoçantes, principalmente o aspartame, podem levar a quadros de dor de cabeça, ainda mais quando estiverem junto do café, e uma boa dica é evitar o consumo excessivo.

  • Frutas cítricas: Algumas frutas cítricas, como o abacaxi, possuem um aminoácido chamado tiramina, que pode ser um gatilho para a dor de cabeça e piorar o quadro em algumas pessoas.

  • Queijos maturados: Os níveis de tiramina e feniletilamina nos queijos são potencializados durante a fermentação e isso pode gerar a cefaleia no dia a dia.

  • Carnes processadas: Alguns alimentos processados, como salsichas e embutidos, contêm conservantes que podem ser gatilhos para a dor de cabeça em pessoas suscetíveis ao problema.


Gostou deste artigo?