Café e chá escurecem os dentes? Saiba como prevenir manchas!

O café e o chá são bebidas consumidas diariamente pelos brasileiros e existem muitas especulações em relação às consequências desse consumo. Uma delas é a de que essas bebidas podem escurecer os dentes ao longo do consumo, mas será que isso de fato acontece?

A verdade é que o café e o chá podem, sim, levar ao escurecimento dos dentes, quando consumidos com muita frequência e em grandes quantidades. Isso acontece devido à ação dos componentes dessas bebidas sobre o esmalte dentário, que pode ser desgastado com o tempo, o que leva ao aspecto amarelado dos dentes.

Se você é um amante dessas bebidas e se preocupa em relação ao escurecimento dos seus dentes, este artigo é para você! Trouxemos as principais informações acerca do tema e algumas dicas para prevenir que o café ou o chá escureçam os seus dentes. Confira a seguir!

O café faz mal para os dentes?

O café é o queridinho dos brasileiros e uma das bebidas mais consumidas diariamente no país inteiro, mas o que muitos não sabem é que ele pode trazer malefícios para os dentes a longo prazo, em casos de consumo exagerado e constante.

O pH do café é bastante ácido em relação ao pH da boca, que se encontra na escala neutra, e isso leva a uma desmineralização do esmalte dentário com o consumo constante da bebida, propiciando manchas nos dentes em decorrência da instalação do pigmento do café.

Além disso, o aspecto amarelado nos dentes dos consumidores de café é decorrente do desgaste do esmalte e da maior exposição da dentina, que possui essa coloração. Assim, o consumo em excesso dessa bebida pode acelerar o processo de desgaste do esmalte.

Os chás também escurecem os dentes?

O chá é bastante visto pelos brasileiros como uma bebida mais saudável e que não poderia agredir o nosso organismo, mas quando se trata dos nossos dentes, essa bebida tão querida pode trazer consequências e escurecer os dentes com o consumo excessivo.

As infusões presentes nos chás podem levar ao escurecimento dos dentes a longo prazo e, em relação aos tipos disponíveis no mercado, o preto, o verde e o mate são os mais prejudiciais para os dentes.

Assim, para desfrutar do tão queridinho chá no seu dia a dia e ainda evitar o escurecimento dos dentes, é importante manter um consumo consciente e sem muito excesso.

Outros alimentos que podem manchar os dentes

Se você é um amante de chá ou de café e está preocupado com o escurecimento dos seus dentes, saiba que eles não são os únicos responsáveis por esse malefício e você deve se atentar a outros alimentos que podem ter esse efeito com o consumo contínuo.

Entre as bebidas mais consumidas no dia a dia, os refrigerantes e os vinhos se destacam como os que podem agredir os seus dentes de forma mais intensiva e, consequentemente, levar a um aspecto mais amarelado.

Mas não são só as bebidas que podem ter esse efeito, frutas vermelhas, açaí e molho de tomate são alguns alimentos muito comuns no cotidiano dos brasileiros e que podem levar ao escurecimento dos seus dentes.

Como prevenir as manchas nos dentes causadas por bebidas e alimentos?

É notável a presença do chá e do café no dia a dia dos brasileiros e como essas bebidas se consagraram como as queridinhas na correria do cotidiano para dar um ânimo e um gás a mais.

Pensando nisso, trouxemos algumas formas de prevenir que o chá e o café possam causar o escurecimento dos seus dentes, para que você possa continuar aproveitando essas bebidas. Confira a seguir!

Diminuir o consumo

O principal fator que leva ao efeito de escurecimento dos dentes é a quantidade de café ou de chá consumido. Por isso, você pode tentar diminuir o consumo diário para não ter que abdicar dessas bebidas.

Escovar os dentes após a ingestão

A escovação dos seus dentes é a principal forma de evitar o escurecimento deles e você pode aproveitar para fazer isso logo após o consumo de café ou de chá, para conseguir um efeito ainda mais satisfatório.

Fazer bochecho com água

Outra dica importante para evitar o escurecimento dos seus dentes é fazer bochecho com água, de preferência após o consumo das bebidas, pois assim você consegue acelerar a neutralização do pH da sua boca e ainda ajuda na produção de saliva que irá limpar a camada externa dos dentes.

Consuma alimentos detergentes

Os alimentos detergentes são aqueles menos ácidos e que ajudam a neutralizar o pH da boca, como a maçã, a pêra, o kiwi, a cenoura e o pepino. Assim, você pode aproveitar para consumir esses alimentos depois de tomar chá ou café.


Gostou deste artigo?