Café faz bem para saúde? Descubra todos os benefícios!
Muitas pessoas têm dúvidas se o café faz bem para saúde ou não. No artigo a seguir você descobrirá todas as vantagens e benefícios de consumir o seu café todos os dias.
O café é muito bom para à saúde, mas, assim como qualquer bebida, ele pode fazer mal se for consumido em excesso. O Ministério da saúde recomenda o consumo de 3 a 5 xícaras por dia para tirar o máximo de proveito. Também é indicado evitar o consumo do café caso tenha problemas com gastrite, insônia ou ansiedade.
Em geral, o café faz bem para saúde e traz benefícios bem significativos ao longo dos anos, mas ainda assim é preciso tomar algumas precauções e levar em consideração as informações que você descobrirá ao longo deste artigo.
Benefícios do café para a saúde
O café é composto por vitaminas, minerais e antioxidantes, por isso pode proporcionar uma melhora na sua saúde e também evitar o surgimento de males no organismo.
Entre tantas vantagens, o café faz bem para saúde por razões distintas e por isso destacamos as principais abaixo:
Garante energia
Um dos benefícios mais conhecidos do café para a saúde é a garantia de energia extra ao longo do dia.
A cafeína é um estimulante energético natural e melhora a fluidez do organismo, deixando-o mais ativo. Assim, a pessoa se sente menos cansada e a sonolência vai embora rapidamente.
Para entender mais especificamente, a cafeína age no sistema nervoso central e isso resulta em uma melhora na capacidade de aprendizado, deixando a pessoa mais focada.
Previne diabetes e problemas cardíacos
Uma pesquisa com 200 mil pessoas em regiões dos EUA, Europa e Ásia apresentou resultados animadores para os amantes do café. Os dados mostram redução de 35% na possibilidade de desenvolver diabetes entre aqueles que tomam pelo menos duas xícaras de café por dia.
Isso acontece por conta da presença do ácido clorogênico e do magnésio, componentes associados à diminuição do risco de surgimento da diabetes tipo 2.
Em relação aos problemas cardíacos, a Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard já divulgou resultados de um levantamento realizado a partir de 140 mil pessoas. As informações mostram que pessoas que tomam até quatro doses diárias de café reduzem em até 11% o risco de ter insuficiência cardíaca.
O tradicional café conta com polifenóis e por isso combate os radicais livres, responsáveis pelo aumento do colesterol ruim e causadores de problemas cardíacos.
Acelera o metabolismo e emagrece
O café é um termogênico natural e isso significa que a aceleração do metabolismo acontece em troca da queima de gorduras. Justamente por isso, a bebida causa sensações de calor — você queima, literalmente, gorduras dentro de você.
Entretanto, vale destacar que a bebida deve ser consumida sem adição de açúcares. O efeito termogênico do café em si não emagrece sozinho, apenas quebra a gordura e a libera em seu organismo para ser queimada, por isso o hábito de tomar café precisa estar alinhado aos exercícios diários recomendados por especialistas.
Vitaminas presentes no café
O café faz bem para saúde e possui vitaminas do complexo B, além de diversos outros nutrientes que garantem energia ao corpo.
- Fósforo;
- Manganês;
- Magnésio;
- Vitaminas do complexo B;
- Ácidos orgânicos.
As vitaminas do complexo B presentes no café são responsáveis por balancear o sistema nervoso. As funções antioxidantes presentes nos ácidos orgânicos do café reforçam a imunidade contra doenças, uma vez que o sistema imunológico fica mais fortalecido pelo consumo da bebida.
Quanto de café posso consumir por dia?
De acordo com o Ministério da Saúde, a quantidade recomendada de café varia de três a cinco xícaras por dia, equivalente a 300 ou 500 miligramas da bebida.
Ainda assim, vale destacar que algumas pessoas têm propensões diferentes e por isso podem apresentar sintomas devido às substâncias presentes no café.
- Insônia;
- Tremores;
- Maior irritabilidade;
- Ansiedade;
- Dor de cabeça;
- Enjoos;
- Taquicardia.
Caso você vá além do recomendado, o alto consumo pode desencadear sintomas mais sérios.
Café em excesso faz mal?
O café faz mal apenas se você exceder a quantidade diária determinada por especialistas e órgãos de saúde, que varia de 3 a 5 xícaras diárias.
Porém, essa informação não é motivo para alarme visto que qualquer tipo de bebida consumida em excesso pode trazer prejuízos à saúde. Sendo assim, o café não é diferente.
Ou seja, o café faz bem para saúde e isso só não vale se você consumi-lo de forma descabida ou pertencer a um grupo onde os nutrientes presentes na bebida sejam contra indicados.
Quem não pode tomar café?
Para alguns grupos de pessoas, o café não é uma bebida recomendada por ter nutrientes e vitaminas estimulantes. Isto é, deixam o organismo em alerta e inibem a adenosina, substância responsável pelo sono.
Por isso, separamos e explicamos para você os grupos de pessoas para quem o consumo de alimentos com cafeína são contra indicados.
Pessoas com gastrite
Pessoas com gastrite ou que sofrem com quadros relacionados não devem beber café, uma vez que a bebida é ácida e pode causar irritações sérias no intestino, principalmente durante o período de jejum.
Vale destacar que o café não provoca gastrite e por este motivo apenas pessoas já diagnosticadas devem evitar o consumo da bebida. O café causa mudanças no fluxo gastrointestinal e provoca aumento da secreção de ácido no estômago, que pode causar dores se você estiver com a barriga vazia.
Em caso de dúvidas, procure um médico e veja se o caso das suas dores foi devido a gastrite ou se o estômago estava vazio.
Pessoas com ansiedade
O mal da ansiedade pode ser agravado com o hábito de tomar café diariamente e devido a isso pessoas com ansiedade precisam evitar a bebida.
Como já foi dito anteriormente, os componentes do café proporcionam mais energia e permitem que a pessoa fique ainda mais focada. Para alguns, isto é algo positivo, porém pessoas com ansiedade podem ver o seu quadro piorar rapidamente.
Sendo assim, caso sofra com ansiedade ou suspeite da doença, a recomendação é reduzir o consumo de café e consultar um médico especialista.
Pessoas com quadro de hiperatividade
Pessoas que sofrem transtornos de hiperatividade não devem tomar café, afinal a bebida age no sistema nervoso e deixa o indivíduo ainda mais ativo.
Geralmente, quadros de hiperatividade são trabalhados com medicamentos que têm a finalidade de controlar a agitação da pessoa. Já o efeito do café no organismo vai em contramão ao tratamento proposto.
Assim como os demais grupos, ainda é possível conhecer alternativas ao café e poder saborear excelentes bebidas.
Bebidas alternativas
Para quem não pode tomar café, e mesmo assim quer ter aquela sensação de maior energia que o café proporciona, existem bebidas alternativas que contém uma quantidade muito menor ou zero de cafeína. Já para quem tem gastrite ou úlceras o descafeinado se encaixa muito bem.
- Água com limão
- Alfarroba em pó
- Chá de alcaçuz
- Chá de cogumelos reishi
- Chá de ginseng siberiano
- Chá de hortelã
- Chá indiano
- Chá de schisandra
- Chá verde
- Semente de linhaça
- Smoothie de nozes
- Smoothies verdes
- Suco de ameixa
- Suco de romã
- Suco de Wheatgrass