Cafeteira Italiana ou Prensa Francesa? Qual a melhor?

Para fazer um café diferente do tradicional, podemos utilizar diferentes cafeteiras. Dentre elas temos a cafeteira Italiana e a Prensa Francesa. Mas qual das duas é a melhor para preparar aquele cafezinho?

A cafeteira Italiana (ou moka) prepara um café encorpado e forte, quase um café expresso, mas requer maior cuidado para não queimar o café durante o processo. Já a Prensa Francesa também prepara um café encorpado e um pouco mais cítrico, e requer que a água seja aquecida antes.

Para ter certeza qual cafeteira escolher, a Italiana ou a Prensa Francesa, mostramos como utilizar cada uma detalhadamente, suas vantagens e desvantagens neste texto a seguir. Acompanhe!

Como funciona a French Press/Prensa francesa

A Prensa Francesa ou French Press tem um processo simples de fazer café. Primeiramente deve-se esquentar separadamente a água que deve ficar em uma temperatura entre 80° e 90° C. Em seguida levar o pó de café já moído com a moagem mais grossa, a cafeteira junto com a água já aquecida, misturar os dois e deixar o café em fusão com a água por mais ou menos 3 minutos.

Por último, deve pressionar o êmbolo da cafeteira (que fica no topo da garrafa) para baixo para filtrar o pó de café, e assim o cafezinho está pronto para ser servido. Mas deve ser consumido na mesma hora que feito, para preservar o sabor encorpado, cítrico e levemente ácido da bebida.

French Press/Prensa francesa

Vantagens da Prensa Francesa

A Prensa francesa possui muitas vantagens, começando por ela não precisar utilizar filtro de papel, resultando assim em mais economia. Também possui uma durabilidade longa por ser feita de vidro e aço inox.

É fácil de fazer a manutenção e a limpeza. Além disso é muito prática de ser utilizada e é fácil de ser achada em diferentes tamanhos.

O tipo de moagem que ela utiliza é de média a grossa e sua tela fina preserva mais os óleos essenciais do café, trazendo uma bebida mais encorpada e aromatizada.

Desvantagens

A Prensa francesa possui algumas desvantagens começando pela necessidade de prestar mais atenção à moagem do café. Porque se não ficar adequada (parecida com a textura de aveia), os grânulos menores passam pelo filtro e chegam em excesso na bebida, transformando em um sabor mais forte e pesado.

E também por ser feito em um filtro de metal, o café pode ficar mais grosso, desagradando o paladar de algumas pessoas.


French Press de inox e vidro

Esta cafeteira é feita de vidro e aço inoxidável, ela tem capacidade para 600 ml, seu formato é ergonômico e prático, prepara o café com rapidez e facilidade. A cafeteira francesa é completamente desmontável, tornando sua limpeza mais fácil.


French Press Bialetti

A cafeteira da marca Bialetti é uma cafeteira desenhada para as pessoas mais sofisticadas. A marca é renomada. Esta prensa francesa serve para fazer o seu café e também chás. Seus mateirais são de alta qualidade, e ela é toda desmontável para facilitar a limpeza.


Como funciona a cafeteira Italiana/Moka

A cafeteira Moka ou Italiana funciona basicamente por percolação, preparando um agradável café expresso. A estrutura da cafeteira contém três partes, começando pela parte de cima onde vai o café já pronto. A do meio destinada ao filtro onde é colocado o pó de café com moagem mais grossa. E a parte de baixo onde é colocado a água filtrada até a válvula de segurança.

É recomendado colocar a cafeteira em fogo baixo. E assim que ela ferver, a pressão da água vai fazer com que o vapor extraia todos os óleos essenciais e aromas do café, passando para a parte de cima, onde pode ser servido. O café vai ficar com um aspecto consistente, encorpado e um pouco ácido.

Cafeteira Italiana/Moka

Vantagens da Cafeteira Italiana

Entre as principais vantagens da Cafeteira Italiana é que você também não precisa se preocupar com coadores de papel, assim evitando gastos supérfluos.

Outros fatores positivos são o preço (que costuma ser mais barato que a French Press), o tempo de preparo do café (em apenas 3 minutos é possível obter uma bebida saborosa) e o material que ela é feita. Por ser de alumínio, ela tem durabilidade e é fácil de ser encontrada em diferentes tamanhos.

Desvantagens

Apesar de ser fácil de ser utilizada, a cafeteria Italiana tem algumas desvantagens. Principalmente na hora de preparar o café. Deve sempre tomar muito cuidado para não deixar o fogo alto, porque pode fazer o vapor esquentar muito e queimar a bebida.

Também preste atenção na hora de tirar a cafeteira do fogo, tire assim que ferver a água, ou assim que a cafeteira começar a assobiar, para não deixar que a bebida queime totalmente.

E por ter um design diferente, geralmente com as peças quadradas, a cafeteira acaba se tornando difícil de limpar, as sujeiras se acumulam nas bordas e aderem à parte interna da cafeteira.


Cafeteira Moka

Na cafeteira italiana,o processo de preparação do café é de baixo para cima. A água ferve na caldeira,passa pelo pó de café que está no funil e o café chega pronto e sem pó na parte superior, depois desse processo é só servir.


Cafeteira Moka Bialetti

A cafeteira italiana da marca Bialetti é de alta qualidade. A marca é referência em marcas de cafeteiras no mundo, ela é mundialmente conhecida por seu design icônico. Essa cafeteira produz um café forte, similiar ao espresso.


Cafeteira Italiana x Prensa Francesa

Para escolher a melhor cafeteira você tem que se atentar à facilidade do uso de cada uma, e o resultado final do café. Na Prensa Francesa é necessário adicionar água já aquecida anteriormente. É preciso também deixar a água aquecida com o pó de café misturado em fusão por um período, tendo seu tempo de preparo maior que a cafeteira italiana.

Também tem o risco de passar partículas de pó, caso a moagem do café não seja adequada. O modo de uso da cafeteira Italiana, pode parecer mais simples por não precisar desse preaquecimento da água, mas por outro lado ela corre mais o risco do café sair queimado, sendo preciso dar mais atenção para a cafeteira durante o preparo da bebida.

Outra coisa que é importante lembrar, é que ambos modelos não possuem um sistema para que a bebida seja reaquecida, por isso é importante consumir o café na hora que estiver pronto. Mas apesar de haver essas pequenas diferenças, ambas as cafeteiras são capazes de produzir um café delicioso.


Gostou deste artigo?