Cappuccino x Café com leite: Entenda todas as diferenças

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo, e há diversas variações no preparo resultando em bebidas diferentes. Entre elas estão o café com leite e cappucino, você sabe qual a diferença entre os dois? Confira neste artigo.

São duas variações do café muito conhecidas, e ambos feitos com leite. A diferença destas duas bebidas é que o café com leite é feito apenas da mistura destes dois ingredientes, enquanto o cappuccino é feito com café, leite e a espuma do leite. Estes tipos de café são servidos em muitos lugares como cafeterias, bares e padarias ao redor do mundo.

Sabendo que são feitas a partir do café e do leite, estas bebidas são muito saborosas e agradáveis ao paladar. Porém, elas possuem outras diferenças importantes a serem analisadas. Se você tem curiosidade para saber quais são essas diferenças, continue o artigo.

Diferença entre café com leite e capuccino

Apesar de ambos possuírem a mesma base, que são o café e o leite. Eles possuem algumas diferenças.

A principal diferença está no modo de preparo: enquanto o café com leite tem uma proporção igual tanto de café quanto de leite, já no capuccino o sabor do leite está mais presente, por conter uma espuma de leite e o leite vaporizado, se tornando mais denso e cremoso.

O café com leite é mais pesado por conter pouca ou nenhuma espuma, tendo seu sabor equilibrado, e o preparo simples. Enquanto o cappuccino tem seu sabor mais denso e doce, porque geralmente é incrementado com cacau ou canela. Tendo seu modo de preparo mais demorado.

Cappuccino e café com leite: De onde surgiram?

Café com leite

O café com leite surgiu na Europa, a partir da importação do café. Onde decidiram mistura-lo com o leite para obter uma bebida energética devido a cafeína, e rica em nutrientes obtidos através do leite. Mas essa ideia não deu muito certo, porque não se produzia muito leite na maior parte dos países europeus.

Porém, depois de um tempo, com o surgimento do leite em pó a bebida ganhou mais admiradores pelo mundo e conseguiu chegar em locais onde o leite não era produzido nem importado.

Cappuccino

Há diversas versões de como realmente surgiu o cappuccino, uma delas é através de um monge chamado Marco D´Aviano, que foi o responsável por elaborar a receita. Ele foi enviado a Viena para conversar com os europeus e os convencê-los a formarem uma batalha para combater os turcos, que haviam cercado uma cidade.

Durante a sua permanência na Áustria, ele entrou em uma cafeteria e pediu um café, porém achou a bebida muito forte e pediu leite para amenizar seu amargor. O garçom observou fascinado enquanto ele fazia aquela mistura, e o chamou de Kapuziner, porque a bebida estava clara como a túnica do monge.

Ele veio como uma reinvenção do café com leite na Itália, ficando mais elaborado com o passar do tempo, e com as criações de máquinas que permitissem fazer o leite vaporizado e o café espresso.

O nome cappuccino vem de cappucio que significa capuz e ino, juntando essas duas expressões veio o cappuccino, que significa capuz pequeno, esse termo foi inspirado nos monges franciscanos e na cor de suas vestimentas.

Como é feito o cappuccino?

O cappuccino, bebida clássica italiana, é feito de uma combinação de café expresso, com leite vaporizado e espuma. Mas no Brasil costuma ser incrementado com um toque de chocolate ou canela. Também pode ser feito com outras variações como café solúvel e cápsulas de café que vendem no mercado.

O cappuccino tradicional é feito com uma medida de 1/3 café espresso e 1/3 leite vaporizado com 1/3 espuma do leite. Resultando em uma bebida cremosa pela espuma presente do leite e com um sabor marcante do café.

Como é feito o Café com Leite?

O conhecido e querido café com leite, sendo uma bebida clássica, possui uma receita muito simples, como o próprio nome já diz, basta apenas café e leite na mesma proporção. Com 1/2 de café espresso ou filtrado, e com 1/2 de leite aquecido ou fervido.

Também pode-se adicionar no lugar do leite normal, leite vaporizado com uma fina camada de espuma em cima, transformando o café com leite em Latte.

Cappuccino ou café com leite: Qual é melhor?

Como existem vários tipos de café, e vários tipos de gostos, é difícil dizer com precisão exata qual é o melhor tipo de café, mesmo entre apenas esses dois.

Cada um serve para atender os respectivos gostos, quem prefere um café mais simples com maior facilidade de preparo, para ser tomado no dia a dia, e com um sabor mais forte do café, pode preferir o café com leite.

Já quem prefere um café mais incrementado, e saboroso, pode querer o cappuccino. Vale lembrar que ele requer mais habilidade ao ser feito.

Então, agora que você entendeu todas as diferenças entre o cappuccino e o café com leite. Escolha aquela que te agrada mais, ou aproveite o que tem de melhor de cada um.


Gostou deste artigo?