Cápsulas de café podem fazer mal à saúde? Saiba mais!

As cápsulas de café são muito práticas e fazem parte da rotina de muitos brasileiros, mas, apesar de serem atrativas, algumas podem apresentar riscos à saúde.

Embora pareça estranho, as cápsulas de café podem, sim, fazer mal à saúde, mas apenas as de plástico que contêm uma substância chamada bisfenol A (BPA). O BPA pode interferir no funcionamento de algumas glândulas e causar males. Por via das dúvidas, o ideal é dar preferência às cápsulas de alumínio.

Para saber mais sobre o porquê de algumas cápsulas de plástico fazerem mal para a saúde, e quais são os males causados por elas, continue lendo este texto. Descubra também porque é mais indicado utilizar cápsulas de alumínio!

Cápsulas de café podem fazer mal à saúde?

As cápsulas de café são muito utilizadas e facilitam muito a nossa vida na hora de preparar a bebida. São comumente encontradas em dois materiais diferentes: alumínio ou plástico. Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que as cápsulas de plástico podem fazer mal à saúde.

O plástico utilizado na fabricação dessas cápsulas pode conter bisfenol A (BPA), que é um composto químico presente em alguns objetos de plástico fabricados com policarbonato e em resinas epóxi.

Esse composto químico, encontrado em potes, utensílios de cozinha, brinquedos de plástico, produtos cosméticos, garrafas de água, copos descartáveis e em cápsulas de café, chegou a ter sua utilização proibida na fabricação de mamadeiras para bebês.

Trata-se de uma substância que faz mal à saúde, porque pode afetar o sistema endócrino e causar alterações hormonais. Ela interfere no funcionamento de algumas glândulas, podendo causar doenças como obesidade, câncer de mama e de próstata. Mas para desenvolver esses problemas de saúde é preciso consumir elevadas quantidades dessa substância.

E, também, evite embalagens com símbolos de reciclagem com os números 3 e 7, que podem indicar a presença de bisfenol A em sua fórmula.

As cápsulas de alumínio são mesmo melhores?

Sim, as cápsulas de alumínio são melhores. Além de não ter risco de conter BPA, um estudo da Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique, na Suíça, concluiu que o alumínio é o melhor material para preservar o frescor, o aroma e o sabor do café.

A fabricante Nespresso corrobora esses dados e por isso utiliza o alumínio para produzir os seus vários tipos de cafés em cápsulas. De acordo com a empresa, “o alumínio é um metal presente na natureza e é infinitamente reciclável. Graças ao alumínio, não é necessário usar embalagens adicionais para proteger o frescor e o sabor."

Porém, sabemos que o alumínio também pode fazer mal a saúde, ele está presente em diversas embalagens além das cápsulas de café, como nas latas de cerveja. Porém, um estudo avaliou a concentração total de alumínio em 10 amostras diferentes de grãos de café.

Tenha cuidado ao reutilizar cápsulas!

Para economizar e tornar as cápsulas de plástico mais sustentáveis, muita gente pensa em reutilizá-las de maneiras inusitadas, seguindo dicas e tutoriais na internet. Mas saiba que como essas cápsulas não foram feitas para serem reutilizadas, isso pode ser uma prática muito perigosa.

Ao reutilizar as cápsulas para preparar o café, pode ocorrer a liberação de alguns componentes químicos do plástico para a bebida. Por isso, a melhor opção é dar preferência às cápsulas feitas de alumínio ou investir em uma cápsula reutilizável.

Outra alternativa são as cápsulas biodegradáveis da marca Orfeu, que após o uso transformam-se em adubo para plantas, diminuindo, assim, a produção de lixo, que é um grande problema causado pelas aparentemente inofensivas cápsulas de café que consumimos.

Por isso, se você está acostumado a tomar café em cápsulas, tome cuidado na hora de escolher! Confira sempre o rótulo do produto e certifique-se de que não há a presença da substância bisfenol A (BPA). E, sempre que possível, dê preferência para as de alumínio, para poder curtir o seu saboroso cafezinho sem correr riscos.


Gostou deste artigo?