Chá de saquinho ou a granel? Qual o melhor?
O chá é uma ótima opção de bebida para diversas atividades. Porém se você têm dúvidas entre o chá de saquinho ou a granel, esse artigo vai te ajudar!
A disposição dos preços muitas vezes corresponde à qualidade do produto, desse modo, o chá a granel é vendido a um preço mais elevado, e pode ser considerado melhor. Afinal, desde o processo de seleção das folhas até a venda, o chá a granel passa por um processo mais cuidadoso.
Por outro lado, se basear apenas em preço pode resultar em uma análise defeituosa. Assim, se você deseja entender o que define o melhor chá, como suas diferenças e processos, continue o artigo.
Diferenças entre o chá de sachê e a granel
A diferença está principalmente no processo industrial que envolve a composição de ambos os produtos. Dessa forma, o chá a granel é tratado com cuidado e apenas partes especiais das folhas das plantas são utilizadas para a confecção do chá.
Já o chá de saquinho não passa pela mesma seleção e tratamento como o chá a granel. Ao contrário, ele é feito de folhas que não serviram para a criação do chá a granel. Depois de separadas estas folhas são trituradas, o que não é tão bom para a planta.
Chá de saquinho
O chá de saquinho/sachê foi popularizado mundialmente pelos americanos por tornarem a produção de chá mais escalável e prática. O fato de serem mais práticos na hora de preparar é um fator que contribuiu para o crescimento do consumo desse chá.
É importante ressaltar que triturar as folhas do chá gera a perda de qualidade. Desse modo é possível que óleos essenciais das folhas e suas propriedades nutritivas, além de vitaminas, sejam menores.
Além desse fator existe o agravante ambiental. Para o pacote de chá é utilizado plástico e papel, desse modo, a criação de lixo também deve ser considerada.
A produção em larga escala beneficia quem busca por variedade, pois existem diversos sabores de chá que podem ser encontrados facilmente.
Chá a granel
O chá a granel é uma ótima opção para quem gosta de apreciar o sabor do chá, afinal, o fato das folhas serem usadas inteiras (ou menos trituradas) conserva melhor as suas propriedades.
Esse chá tem um preço mais amargo, mas existem lugares em que é possível encontrá-lo por preços mais acessíveis e em alguns casos é possível utilizar as folhas duas vezes. Ele não é mais prático do que o chá de saquinho, porém acumula mais benefícios.
O primeiro dos benefícios é referente à saúde, há muitas pessoas que buscam o chá por seus efeitos medicinais, nesse caso, o chá a granel é a melhor opção.
O sabor desse chá também é mais apurado, desse modo a sua qualidade é superior, resultado do primeiro processo em que as folhas são escolhidas e tratadas cuidadosamente.
Use infusores de chá
Eles deixam o consumo do chá a granel mais fácil. Existem diversos acessórios que podem ser utilizados para preparar o chá.
Encontra-se infusores em tamanhos e formatos diversos, desse modo é possível escolher um que melhor se adequar à sua necessidade.
E agora? Não devo tomar mais chás de saquinho?
Nós o aconselhamos para que tenha preferência pelo chá a granel, mas isso não significa que você não deva mais tomar o chá de sachê.
Há várias opções onde as ervas são melhores selecionadas, ou que a embalagem seja biodegradável.
Além disso, os valores dos chás de saquinho costumam ser mais acessíveis, o que o torna mais fácil de ser consumido.