O café: Conheça o fruto, seu ciclo e aprenda plantar em casa

Normalmente, nós já vemos os grãos de café prontos para moer, o pó moído ou a bebida quentinha na xícara, mas antes de chegar a esse nível, o grão passa por várias outras etapas. Confira quais são elas.

O café é a 2º bebida mais consumida no mundo inteiro e o Brasil é o maior produtor de café entre todos os países. Muitas pessoas são apaixonadas pela bebida, mas nem todas elas sabem que há um longo caminho percorrido até o café chegar à nossa mesa. Ele é um fruto e, assim como todos os outros, passa por diversas fases até se tornar a bebida que nós amamos.

E se você tem alguma dúvida sobre o fruto do café, confira todas as etapas do processo que ele precisa passar e aprenda a plantá-lo na sua casa sem precisar de muito esforço.

O cafeeiro

Como o nome já indica, o cafeeiro é a planta que origina o fruto do café. Ele tem um porte arbustivo e, normalmente, mede entre 2 e 4 metros de altura. Existem dezenas de espécies de café, porém, as mais cultivadas no Brasil e no mundo são a Arábica e a Robusta (também conhecida por Conilon).

O cafeeiro é uma planta que precisa de um clima quente e úmido para ser desenvolvida normalmente, a temperatura ideal deve ficar entre 18º a 22º C. Uma curiosidade é que o pé de café pode demorar de 2 até 5 anos para dar seus primeiros frutos.

Em média, um cafeeiro produz 2,5 kg de frutos por ano. Destes, renderam cerca de 500 gramas de café verde e 400 gramas de café torrado. Já no que diz respeito à qualidade e ao sabor do café, vai variar muito de acordo com a planta, com o clima do local, com a altitude e com o processamento dos grãos.

Como é o ciclo do café?

Até chegar na colheita dos frutos, o café passa por todo um ciclo que precisa ser seguido desde o plantio para que seja colhido no tempo certo.

Depois que as sementes são plantadas, a florada acontece normalmente entre os meses de setembro e novembro, e pode repetir-se durante 3 ou 4 vezes nesse período. Essa é a fase mais importante do cafeeiro, pois é quem antecipa a frutificação.

Como é o ciclo do café?

No mesmo período, cada galho se torna um ramalhete branco e as flores desabrocham em um pequeno feixe. De cada flor, surge um pequeno “chumbinho”, que mais tarde, dentro de 6 a 8 meses, vai se desenvolver, amadurecer e se transformar em um grão de café.

Como é o ciclo do café?

Naturalmente, depois que os frutos são colhidos e vem chegando o mês de setembro, tudo começa novamente e a florada volta a acontecer, dando início a um novo ciclo do café.

O fruto do café

Para quem ainda não conhece ou nunca viu, quando está pronto para ser colhido o fruto do café atinge uma coloração vermelha, parecida com a cor de uma cereja, ou amarela quando está maduro, isso vai depender muito da variedade da planta.

Os frutos do cafeeiro nascem grudados nas rosetas, que são os galhos do tronco principal onde ocorre a frutificação.

Quando colhidos, eles são da seguinte maneira:

  • Casca: É a camada externa do café, a avermelhada que podemos ver assim que o fruto é colhido;
  • Mucilagem: Uma polpa grudenta e açucarada que fica entre a casca e o pergaminho;
  • Pergaminho: Uma espécie de membrana que envolve cada semente de café;
  • Película prateada: É uma camada fina externa que tem contato direto com as sementes.
  • Semente: As sementes são o que mais tarde chamamos de grãos. Geralmente, cada fruto possui duas sementes dentro dele.

Depois que os grãos são colhidos, há mais 6 etapas até que o café chegue fresquinho à sua mesa. São elas: fermentação, secagem, prova, torra, moagem e preparo.

Como ter um pé de café em casa?

Por ser o país que mais produz café no mundo, no Brasil há grandes fazendas que produzem grandes quantidades de café. Porém, você pode ter um pé na sua casa, claro, que em uma proporção muito menor.

Confira o passo a passo e cultive um pé de café na sua casa:

  1. Separe um pouco de terra destinada para semear plantas;
  2. Coloque a terra em pequenos saquinhos ou em vasinhos, onde você desejar plantar;
  3. Vá compactando a terra até que ela chegue próximo da borda;
  4. Faça dois pequenos furos de 1 a 2 cm em cada vasinho e coloque uma semente de café em cada um deles, deixando-as cobertas (Você pode comprá-las ou retirar dos frutos);
  5. Deixe o seu vasinho em um local que tenha sombra, mas que o sol também chegue lá, para que as sementes não fiquem úmidas demais e apodreçam;
  6. Regue suas sementes diariamente e espere alguns meses até ela germinar.

Tenha paciência, o café geralmente demora a germinar.

Após o café germinar, você deverá retirá-lo do vaso em que plantou e passá-lo para um vaso maior, para evitar que a sua planta sufoque.


Gostou deste artigo?