As 8 melhores garrafas térmicas em 2022: O Guia completo!

Ter uma garrafa térmica é quase uma obrigação para quem faz uma grande quantidade de café e deseja mantê-lo quente o dia todo.

Escolher a melhor garrafa térmica não é uma tarefa difícil, mas é preciso ficar atento a alguns pontos para fazer uma boa compra. No momento da escolha, você deve se atentar à capacidade de armazenamento da garrafa, ao tempo que ela mantém o café aquecido e ao modelo, buscando sempre a melhor opção de acordo com as suas necessidades

Há uma quantidade enorme de modelos e marcas de garrafas térmicas, mas é preciso conhecer algumas características para saber se realmente é um bom investimento. Separamos para você as melhores opções e tudo o que você precisa saber antes de comprar a sua garrafa térmica.

Melhores opções de garrafas térmicas em 2022

É possível encontrar uma grande variedade de garrafas térmicas para comprar, por isso, é normal que você sinta dificuldades em escolher a melhor entre elas. Mas há algumas marcas que destacam pelas características, e nós fizemos uma seleção com as melhores opções para você escolher a ideal:

1. Garrafa térmica Exata – Tramontina

A garrafa térmica Exata, da Tramontina, é uma ótima opção para quem tem uma família grande ou faz uma quantidade maior de café diariamente. Ela está disponível com capacidades de 1,2 litros ou 1,8 litros e, por isso, consegue armazenar uma boa quantidade de café.

Com um design super simples e moderno, esse modelo é feito em aço inox e possui uma ampola de vidro, capaz de armazenar bebidas quentes ou geladas por até 24 horas. Para ajudar no transporte, ela vem com uma alça embutida e conta com o acabamento texturizado fingerprint-free, que evita marcas no utensílio.

Esse modelo conta com uma trava embutida fácil de acionar e tem sistema corta-pingos para evitar gotas indesejadas. Porém, ela precisa de um cuidado maior por ter a ampola de vidro, além de ser bem grande para transportar.



2. Garrafa térmica Air Pot Slim - Invicta

Uma outra opção para quem está em busca de um modelo grande é a garrafa térmica Air Pot Slim, da Invicta, que tem capacidade para armazenar 1,8 litros. Esse modelo é uma ótima opção para uso doméstico ou institucional, onde várias pessoas consomem a bebida.

Porém, por ser grande, não é viável ficar transportando-a sempre para todos os locais que for.

Nela, a ampola é de vidro e, por isso, consegue manter os líquidos quentes na temperatura ideal por até 9 horas e os líquidos frios por até 20 horas.

Para servir, o acionamento é feito por pressão, que minimiza a perda de temperatura. E, além disso, é feita em aço inox, ela pode ser encontrada nas cores branca, preta e bege.



3. Bule Viena - Invicta

Mas se você faz café para uma única pessoa ou está pensando em comprar uma garrafa térmica menor, o Bule Viena, da Invicta, é uma ótima opção e garante não decepcionar.

Além de possuir várias cores entre os modelos de cerâmica, metalizado, estampados e plástico PP, esse bule também conta com 3 tamanhos diferentes, de 400 ml, 750 ml e 1 litro. Assim, se você tiver uma família maior ou precisar servir um grande número de pessoas, ela não é a mais indicada.

Diferente dos outros dois modelos que citamos, o sistema de servir é acionado por uma rolha dosadora. Mas ele tem um design super estiloso, vem com bico corta-gotas e consegue conservar por até 6 horas os líquidos quentes e 12 horas os líquidos frios.



4. Garrafa térmica em aço inox – Termopro

Uma opção indicada para quem não quer um modelo tão grande e nem tão pequeno é a garrafa térmica em aço inox, da Termopro, que conta com capacidade para 1 ou 1,2 litros.

Assim como a parte externa, a parte interna dela também é feita em aço inox com dupla parede, que gera isolamento a vácuo e mantém as bebidas quentes por 6 horas e as frias por 12 horas.

Um ponto de destaque é que ela possui uma camada protetora que evita marcas e arranhões, podendo ser levada da sua casa ao escritório sem perigo de arranhar ou danificar.



5. Garrafa térmica Magic Pump – Termolar

A garrafa térmica Magic Pump, da Termolar, é o modelo perfeito para quem quer uma opção mais simples e que não precise manter os líquidos em temperatura alta por muito tempo, pois ela só os conserva, quentes ou frios, por 6 horas.

Por ser simples, ela também é barata e não tem muitas características diferentes das outras que citamos. Ela tem um sistema exclusivo de bomba que não pinga, promete jatos fortes, é feita de plástico e conta com uma ampola de vidro.

E se você gosta de escolher pela aparência, ela está disponível em várias cores e estampas diferentes, assim como tamanhos, que vão de 500 ml a 1,8 litros.



6. Garrafa Térmica Use – Mor

A garrafa térmica Use, da Mor, é ideal para quem está em busca de um bom produto, mas quer economizar. Seu preço é bem acessível, inclusive é a que tem o menor preço dentre as que citamos.

Feita em plástico com uma ampola de vidro no interior, você vai encontrar esse modelo em 5 cores diferentes para escolher a que mais combina com você.

Para servir, o sistema é de rolha e você vai conseguir controlar um pouco mais a saída do líquido. E, apesar de ser bem simples visualmente, ela tem capacidade para armazenar até 1 litro de bebidas quentes ou frias.

Quanto à conservação do calor, as avaliações dos usuários são bem positivas.



7. Garrafa térmica Firenze Mini – Invicta

Se você é daquelas pessoas que passam boa parte do dia fora de casa e preferem andar com seu próprio café, pode optar pela garrafa térmica Firenze Mini, da Invicta. Ela tem capacidade para armazenar apenas 250 ml e é o modelo perfeito para carregar na bolsa.

Por ser menor, a capacidade de conservação dela também não é tão grande, é capaz de manter os líquidos quentes por 4 horas e os frios por 8 horas. O design dela é compacto, não tem alça e possui uma ampola de vidro para conseguir conservar os líquidos pelo tempo proposto.



8. Garrafa térmica Matterhorn – Contigo

A garrafa térmica Matterhorn, da Contigo, também é uma excelente opção para quem precisa de um modelo pequeno para transportar, pois ele tem capacidade para 591 ml. Além de ser super compacta, ela também é bem moderna e cheia de estilo.

Um outro ponto que chama a atenção é a capacidade de conservação, sendo 24 horas para bebidas geladas e 10 horas para bebidas quentes. O modelo conta ainda com tampa anti vazamento e permite que você se movimente sem problemas.



Tipos de garrafas térmicas

Dentre as características que você deve olhar no momento da escolha é o tipo do material da garrafa térmica. Há dois tipos de ampola (que é a parte interna responsável por manter os líquidos quentes ou frios): vidro e aço inox. Confira as principais diferenças entre eles:

Qual garrafa térmica mantém o café quente por mais tempo?

Como dissemos, as garrafas térmicas com ampola de vidro são as que vão conseguir conservar o calor da bebida por mais tempo, por conta do próprio material. Fora isso, você também pode escolher um modelo que serve a bebida através do acionamento por pressão, já que não vai ser preciso ficar abrindo a garrafa.

Uma dica para a hora da compra é observar qual o tempo de conservação que a fabricante promete. Dentre as que citamos, as que se destacam nesse quesito são a Exata, da Tramontina, a Air Pot Slim, da Invicta, e a Matterhorn, da Contigo.

Qual a melhor marca de garrafa térmica?

Não há como afirmar qual a melhor marca de garrafa térmica, até porque, cada uma delas possui especificações que se destacam. Mas você pode olhar as características da própria garrafa e definir a ideal para você.

O ideal é que você tenha em mente as suas principais necessidades e escolha a melhor garrafa se baseando nisso. Decida a melhor garrafa com base no tamanho, capacidade em litros, tempo de conservação, material e os principais diferenciais que ela oferece e que se adequa ao seu estilo de vida.

Como deixar o café quente por mais tempo?

Todas as garrafas térmicas já contam com um sistema de isolamento térmico para ajudar na conservação da temperatura, porém, você pode seguir algumas dicas para deixar o café quente por mais tempo:

  • Sempre que colocar o café, confira se fechou a garrafa corretamente e a mantenha sempre fechada.
  • Não deixe sua garrafa aberta por muito tempo.
  • Antes de colocar o café, coloque água quente na garrafa para que ela esquente antes de receber o líquido.
  • Sempre preencha toda a garrafa para que o ar não fique dentro dela e a temperatura do café não diminua.

Como fazer a limpeza da minha garrafa térmica?

Manter a sua garrafa térmica sempre limpa é um dos pontos que vão aumentar a vida útil dela e garantir uma boa conservação. Por isso, separamos algumas dicas para você limpar a sua e mantê-la sempre com um bom funcionamento:

  • Coloque 2 colheres rasas de bicarbonato de sódio na sua garrafa, preencha com água quente e deixe de molho por pelo menos 8 horas tampada.
  • Misture 1 colher de bicarbonato em 200 ml de água e aplique na tampa e na boca da sua garrafa, para que a solução também haja nessas partes pelas 8 horas.
  • Depois disso, lave as partes interna e externa da garrafa com o lado macio da esponja e detergente neutro.

Gostou deste artigo?