Descalcificar cafeteira com vinagre, é seguro? Confira!
Você já deve ter visto na internet muitos vídeos mostrando como descalcificar a cafeteira com vinagre. Mas saiba que isso pode causar alguns riscos à sua cafeteira. Entenda mais, logo abaixo:
Apesar de ter tutoriais na internet, não é indicado descalcificar a cafeteira com vinagre, porque ele contém ácido acético, e os descalcificantes possuem ácidos diferentes: o cítrico e láctico. Assim, eles são mais potentes para tirar a sujeira, enquanto o vinagre pode deixar resíduos, além de ter um cheiro forte que impregna na máquina.
Se você quer saber outros motivos para não descalcificar sua cafeteira com vinagre, como adiar a descalcificação. Porque, como e quando você deve descalcificar. Continue o texto.
Posso descalcificar minha cafeteira com vinagre?
Você pode até achar muitos resultados na internet, principalmente no youtube indicado a descalcificação da cafeteira com vinagre. Mas saiba que não é recomendado fazer isso.
Por ser composto de ácido acético e água, o vinagre pode até dar a falsa impressão de descalcificação, por eliminar os resíduos. Mas saiba que os descalcificantes indicados contêm ácidos cítrico e láctico que tem mais eficácia, diferente do vinagre que não vai remover a oleosidade de sua máquina por completo.
Outro problema do vinagre é que ele circula mais lentamente pela tubulação da cafeteira, diferente dos descalcificantes certos. Assim ele pode acabar entupindo a cafeteira e não remover a sujeira por completo.
E por último, o principal problema do vinagre é o cheiro. Por ser muito forte e difícil de sair, vai deixar sua cafeteira impregnada, podendo até interferir no sabor da sua bebida, e deixar sua cozinha com odor de vinagre. Além de dar muito trabalho de tirar o cheiro ele acaba perdurando por muito tempo.
Lembre-se também de não utilizar outros descalcificantes caseiros, porque eles têm base em ácidos minerais (como ácido sulfúrico, hidroclorídrico ou sulfâmico), que podem danificar o interior de sua cafeteira.
Por todas essas razões não tente desqualificar sua cafeteira com vinagre, porque pode trazer todos esses problemas, que levam você a ter que ir em uma assistência técnica e pagar mais do que se comprasse um descalcificante adequado.
Por que você deve descalcificar sua cafeteira
Você deve descalcificar sua cafeteira para que ocorra o bom funcionamento e para que ela continue fazendo o volume máximo de café na xícara, com a temperatura adequada e o sabor perfeito.
A descalcificação também evita que a máquina tenha qualquer tipo de problema como: entupimentos, ruídos estranhos ao preparar o café e evita despesas como concertos pela falta de manutenção.
Como a calcificação é relacionada ao pH (nível de acidez) da água que você vai utilizar para fazer suas bebidas. Depois de um grande volume de bebidas preparadas se acumulam calcário pela passagem da água aquecida, e por isso é necessário o processo de descalcificação.
Quando descalcificar minha cafeteira?
Se você não sabe quando deve descalcificar sua cafeteira fique tranquilo, porque alguns modelos de cafeteiras como a da Três Corações avisam com um sinal sonoro quando é preciso fazer a descalcificação. Ela possui um mecanismo que avisa baseado na quantidade de água que passa na cafeteira.
Mas se sua cafeteira não possui esse recurso, você pode se atentar a alguns sinais do acúmulo de calcário e outros resíduos nela, como:
- Capacidade reduzida da caldeira;
- Aquecimento fora do normal do café;
- Ruídos ao preparar o café;
- Diminuição do volume de café pronto;
- Redução da espuma do café;
- Entupimentos.
Por isso, ao perceber esses sintomas, procure fazer a descalcificação para evitar problemas futuros.
Como adiar a descalcificação da sua cafeteira
Muitas cafeteiras, como já dissemos, alertam quando é necessário fazer o processo de descalcificação, mas se você quer adiar esse processo, tente primeiro cuidar da sua cafeteira, mantendo ela sempre limpa.
Também, tente manter o pH da água ácido (abaixo de 7), porque quanto mais alcalina é a água, com ph superior a 7, mais rápido acontece a calcificação da cafeteira. E com a água com pH baixo, a própria passagem do líquido vai ajudar a fazer a descalcificação. Assim, você vai conseguir utilizar a cadeira por mais tempo e evitar o acúmulo rápido de calcário.
Mas mesmo adiando a descalcificação da sua cadeira saiba que não há como evitar o acúmulo de calcário para sempre, porque em algum momento vai ser necessário fazer a descalcificação, ela deve ser feita anualmente ou a cada 1000 xícaras servidas.
Como adiar a descalcificação da cafeteira Três Corações
Se caso você tiver a cafeteira da marca Três Corações saiba que ela possui um mecanismo que avisa quando precisa fazer a descalcificação, baseado na quantidade de água que passa em seu interior.
Mas para adiar esse processo basta você: desligar a máquina, abaixar a alavanca, e ver se não tem nenhuma cápsula no compartimento de introdução de cápsulas. Pressionar simultaneamente as teclas Laranja e Azul e ligar a máquina.
Depois a luz multifunções (Vermelho e Laranja) irá piscar alternadamente . Então pressione as teclas Laranja e Verde por 3 segundos. E no final sua cafeteira vai emitir 3 sinais sonoros avisando que a descalcificação foi adiada até o próximo ciclo.
Mas lembre-se: mesmo adiando, é recomendado fazer esse processo pelo menos 1 vez ao ano.
Como descalcificar cafeteira
Se você deseja aprender como descalcificar sua cafeteira corretamente, preparamos alguns artigos detalhados para entender melhor:
- Como Descalcificar a Cafeteira Dolce Gusto
- Como descalcificar a cafeteira Três corações.
- Como descalcificar a cafeteira Nespresso
Portanto, aprendendo que não se deve fazer a descalcificação da cafeteira com vinagre. Porque, e quando fazer a descalcificação da máquina. Tente seguir essas dicas para não sofrer problemas com sua cafeteira no futuro.