O que significa Intensidade do café? Descubra qual a melhor!
Como uma bebida muito famosa, o café entrou no coração dos brasileiros. Uns gostam de cafés mais intensos e outros mais suaves. Saiba que o café possui diferentes graus de intensidade. Por isso, descubra a seguir o que é intensidade do café e como é feita a classificação dela.
A intensidade do café é medida pela consistência da bebida e a riqueza aromática. A cafeína também contribui para o café ficar mais encorpado, definindo se o gosto do café é mais robusto, sendo mais intenso. Ou, com consistência aguada, como os descafeinados e de torra clara, sendo menos intensos.
Portanto, sabendo dessas informações, que tal ir mais a fundo e descobrir melhor sobre a intensidade do café, como descobrir a escala de intensidade dele e qual pode agradar mais seu paladar. Acompanhe.
Como são definidas as intensidades do café
A intensidade do café é medida pela sua consistência, aroma diferenciado e riqueza de sabor. É uma maneira de você saber a densidade e o gosto do café no seu paladar.
Quando a bebida é mais encorpada, lembrando a consistência de azeite de oliva, ela está mais intensa, com sabores ricos e aromas fortes. E quando menos encorpada, a sensação de mais aguada, a bebida está mais fraca ou menos intensa.
A quantidade de cafeína é um fator importante para formar a intensidade do café. Como por exemplo, os cafés menos intensos, são aqueles com pouca ou nenhuma presença da cafeína como os cafés descafeinados.
Outro fator importante é a torra do grão. Para cafés mais intensos, a torra deve ser aquela que carrega o gosto de queimado do grão de café. Cafés com menor intensidade tem aromas e sabores mais sutis.
Para um café ter mais intensidade é necessário ser mais robusto, com viscosidade e com uma torra mais escura. Para exemplificar melhor um exemplo de um café intenso é o café expresso, por ser mais encorpado. Já o café moka ou de filtro são menos intensos, por serem menos encorpados.
Quais os tipos de intensidades
Para saber o nível de intensidade do café, utilizamos essa classificação:
- 8 a 10: café encorpado, mais robusto, sabor e aroma fortes.
- 5 a 7: café mais equilibrado com torra média, com sabores mais acentuados.
- 1 a 4: café leve com consistência de água com aroma e sabores sutis.
Mas atente-se ao fato de que não é porque o café está intenso e encorpado, que quer dizer que ele é de qualidade. O aroma é um fator muito importante para reconhecer a qualidade do café também. Se tiver um aroma como borracha queimada ou cheiro de cinzas, não vai ser nada agradável, não é mesmo?
Por isso, o aroma tem que estar agradável, como esses exemplos: aromas de chocolate, notas de caramelo, cacau, tosta, cítricos e outros. Portanto, quando for escolher ou fazer um café intenso, considere também a qualidade aromática.
Diferenças
Por fim, sabendo das intensidades do café, tente experimentar todas para saber e perceber a intensidade dele, sinta o aroma e veja qual tipo pode agradar mais seu paladar.
Como identificar a intensidade do café
Geralmente, as marcas trazem essa informação na própria embalagem do café, porém, na maioria das vezes, somente os cafés em cápsulas adicionam a sua intensidade na embalagem.
Dessa forma, a intensidade pode ser conferida no próprio pacote, caso tenha.