Confira os 20 países que mais consomem café no mundo

O café faz parte do dia-a-dia da maioria dos brasileiros. Mesmo aqueles que não gostam de café sabem reconhecer o cheiro da bebida fresquinha. Mas, você sabe quais são os países que mais consomem café no mundo?

Apesar do Brasil consumir e exportar muito café, quando consideramos o consumo per capita, não ficamos nem entre os 10 primeiros. Isso porque os países do norte da Europa se destacam como os maiores consumidores. Finlândia, Noruega, Islândia e Dinamarca são os países que mais bebem café no mundo.

Para saber o que faz desses países os maiores consumidores e também qual posição o Brasil ocupa nesse ranking, acompanhe:

Os países que mais consomem café no mundo

A lista dos países que mais consomem café no mundo é liderada pelos países escandinavos, ou seja, por aqueles países que estão bem ao norte da Europa.

Aliás, o Canadá é o primeiro país não europeu que aparece no ranking.

Isso nos mostra como o consumo per capita de café em toda a Europa é muito grande.

Além disso, temos um spoiler: os Estados Unidos não aparecem nessa lista. Isso porque, apesar de tomarem muito café, o consumo per capita dos EUA não chega perto dos países europeus.

Vamos ver agora quais são os países que mais tomam café no mundo:

1° Finlândia

Os finlandeses consomem em média 12 kg de café por ano. Para que você tenha uma ideia, seria o mesmo que consumir 225g por semana.

A torra do grão é bem clara e o preparo lembra o do café turco.

2° Noruega

Os noruegueses têm esse hábito desde o século 18 e, atualmente, um habitante do país chega a tomar até 9,9 kg da bebida. De acordo com pesquisas recentes, cerca de 80% dos noruegueses consomem café.

3° Islândia

O país gelado é lotado de pequenas cafeterias para que as pessoas possam entrar e apreciar a bebida para afastar o frio. Por isso, cada islandês consome, em média, 9 kg de café ao ano.

4° Dinamarca

Um dinamarquês consome pelo menos 8,7 kg de café ao longo do ano e é mais um país escandinavo a aparecer entre os primeiros da lista.

5° Holanda

Os holandeses foram os primeiros europeus a cultivarem cafeeiros em suas colônias. Dessa forma, o país tem grande tradição e o café se infiltrou na cultura do país. Hoje os holandeses consomem, per capita, 8,4 kg de café.

6° Suécia

Na Suécia, último país escandinavo a aparecer na lista, o café é mais do que uma bebida. Ele também é considerado um modo de vida.

Por isso, os suecos consomem até 8,2 kg do grão por ano.

7° Suíça

Além de bons chocolates, os suíços também gostam de um bom café expresso. É de lá que vem o "caffè crema", por exemplo. Por conta da tradição de tomar várias xícaras por dia, um suíço consome até 7,9 kg de café.

8° Bélgica

Não é só de batata frita e cerveja que os belgas vivem. Eles também apreciam um bom café e já foram grandes produtores do grão. Atualmente um belga consome, em média, 6,8 kg de café ao ano.

9° Luxemburgo

Apesar de ser um país bem pequeno no meio da Europa, os habitantes de Luxemburgo adoram beber café. Por conta disso, a bebida faz parte do dia-a-dia da população e cada habitante chega a consumir 6,5 kg do grão.

10° Canadá

Primeiro país não europeu a aparecer na lista, os canadenses tomam muito café. De acordo com pesquisas da Associação do Café do Canadá, a bebida é a preferida entre os adultos. Dessa forma, o país consome 6,5 kg de café per capita anualmente.

11° Bósnia e Herzegovina

A Bósnia e Herzegovina é um país do leste europeu que mostra como a bebida é muito difundida pelo continente inteiro. Os bósnios consomem pelo menos 6,2 kg do grão anualmente.

12° Áustria

Falar da Áustria é falar da sua capital Viena e os tradicionais cafés da cidade. Desde o século 19 o país tem nesses espaços um ponto importante de encontro e formação cultural. Dessa maneira, os austríacos consomem até 6,1 kg de café por ano.

13° Itália

Com tradição nos cafés expressos, os italianos não ficam de fora dessa lista e chegam a consumir pelo menos 5,9 kg do grão ao longo de um ano.

14° Brasil

Mesmo que o Brasil seja o maior exportador de café do mundo, ainda não consumimos muito café por cada indivíduo como os outros países acima. Mas, os 5,8 kg anuais de café por brasileiro ainda fazem do país um dos maiores consumidores.

15° Eslovênia

Empatada com o Brasil, está a Eslovênia que também consome pelo menos 5,8 kg de café por habitante. Os eslovenos tem uma forma diferente de fazer seu café: eles fervem a água com açúcar e depois adicionam o pó de café. Em seguida, serve-se a bebida sem coar.

16° Alemanha

Não é só de chopp, cerveja e comida boa que vivem os alemães. Eles também apreciam um bom café ao longo do dia e aparecem nessa lista por consumirem pelo menos 5,5 kg de café durante o ano.

17° Grécia

Conhecida por seu mar azul, a Grécia também consome muito café, chegando a 5,4 kg por habitante ao ano. Só para ilustrar, é lá que surgiu o Café Frappé, um tipo de bebida gelada à base de café.

18° França

As cafeterias fazem parte da cultura dos franceses. Em qualquer canto das cidades há um lugar aconchegante para apreciar um bom café. Com isso, os franceses chegam a consumir ao menos 5,4 kg de café per capita.

19° Croácia

Para os croatas o café é uma bebida mas também um momento de confraternização e relaxamento. Por isso, um croata pode beber até 5,1 kg de café ao longo de todo o ano.

20° Chipre

Este pequeno país no meio do Mar Mediterrâneo tem influência grega e turca. Dessa forma, seus habitantes também desenvolveram o hábito de consumirem muito café. Um cipriano pode consumir até 4,9 kg do grão em um ano.

Por que a Finlândia consome mais café?

De acordo com o que mostramos para você, a Finlândia lidera o ranking de países que mais consomem café no mundo. Ao longo do ano, um finlandês consome pelo menos 12 kg de café.

Além disso, nessa conta per capita entram crianças e pessoas que não costumam tomar a bebida. Ou seja, provavelmente, se considerarmos apenas quem toma café no país, esse número seria bem maior.

Enfim, esse país se tornou o maior consumidor de café pois a bebida faz parte do dia-a-dia da população. Depois de cada refeição eles bebem uma xícara da bebida.

E mais, muitas empresas possuem intervalos específicos para que seus funcionários possam tomar seu cafezinho.

Dessa forma, ao longo do dia, são várias e várias xícaras de café e isso faz com que o país tenha o título de maior consumidor do mundo.

Brasil: o maior exportador de café do mundo

O café sempre esteve presente na vida dos brasileiros. Há pelo menos 200 anos ele é um dos nossos produtos mais exportados e está profundamente ligado à nossa economia.

Se levarmos em consideração o consumo total de café, o Brasil ocupa a segunda colocação mundial. No entanto, apesar da bebida ser muito consumida por aqui, muitos brasileiros não tomam café.

Com isso, ao olharmos para o consumo per capita, o país ocupa a 14ª colocação, como já mostramos. Sendo que consumimos apenas a metade do café que um finlandês costuma beber.

Mas o Brasil ainda é o maior produtor e exportador de café do mundo, com larga folga. Para se ter uma ideia, em 2019, nosso país exportou cerca de um terço de todo café do mundo.

E, mesmo que o consumo já seja alto, esse mercado continua em expansão, principalmente com a produção de cafés especiais e com a renovação que o café de cápsula trouxe.

Ou seja, o café ainda tem muito espaço para ocupar, tanto na mesa dos brasileiros quanto em outros países.

Depois que falamos tanto de café até me deu vontade de passar um pouco da bebida para mim. E você, vai um cafezinho aí?


Gostou deste artigo?