Quais tipos de café existem? Confira o guia completo
Há variedades de café para agradar a todos os paladares, e justamente por isso a bebida conta com uma legião de fãs apaixonados ao redor do mundo.
Existem muitas espécies de grãos de café, mas apenas duas são comercializadas, sendo divididas entre Arábica e Robusta. Cada tipo contém ainda sub variações, como o café Bourbon que é uma variedade do café Arábica. Cada um com suas características e sabores mais atenuantes.
Se você é um apaixonado por essa bebida e quer aproveitar ainda mais, descubra ao longo deste artigo os principais tipos de café e quais são os sabores mais marcantes de cada grão.
Quais são as principais espécies de café?
As principais espécies de café são divididas entre Arábica e Robusta. Suas diferenças não ficam só no nome, cada espécie apresenta sabores únicos e têm composições bastantes diferentes, que proporcionam blends extremamente balanceados quando juntos.
Arábica
Os primeiros grãos deste tipo de café vieram da Etiópia, nas montanhas mais altas do País, porém a Arábia foi o local onde o café Arábica ficou mundialmente conhecido, sendo assim o responsável pelo seu nome.
E ainda naquela época notaram que a altitude da lavoura estava relacionada à qualidade do grão. O café Arábica é muito mais difícil de ser produzido, necessitando de uma altitude maior que 800 metros.
O cuidado vai desde o plantio até a distribuição, os grãos são minuciosamente escolhidos para que só sejam ensacados grãos de qualidade. Os cafés especias e gourmet geralmente são do tipo Arábica e têm 50% menos cafeína que o Robusta.
Seu sabor é naturalmente mais adocicado que o café do tipo Robusta. Vale destacar também que os cafés finos, como mundo novo, catuaí, bourbon, entre outros, são variantes do grão.
Robusta
Já o café Robusta contém uma concentração aproximada a 4% de cafeína, muito maior que o café Arábica, por isso seu sabor costuma ser mais amargo e marcante. Ele não precisa ser cultivado em altas altitudes, cresce mais rápido e é muito mais resistente a pragas.
A colheita também não é tão seletiva, normalmente são ensacados grãos de todos os tipos, ou seja, maduros, verdes, grãos com imperfeições e até casca, resultando em um preço muito mais acessível do que o Arábica.
Os grãos também têm suas diferenças, sendo a Arábica mais fina e com traços mais retos e a Robusta mais ondulada e grossa.
Além do sabor e das diferenças nas sementes, o cheiro de cada tipo de café também é único. O Arábica conta com um aroma delicado e suave, enquanto a Robusta possui um cheiro mais forte e característico do cafezinho brasileiro, sendo denso e acentuado.
Principais diferenças
As diferenças variam desde o preço de produção (que acaba resultando em preço de comercialização), concentração de cafeína, e o mais importante, o sabor e aroma do café.
Quais as principais variedades de café?
O café Arábica conta com vários derivados e entre os principais estão o mundo novo, o Bourbon, a Laurina (Frevo), o Catuaí e o Acaiá, já o Robusta você pode encontrar o Conilon.
Você também pode encontrar blends (misturas) desses dois tipos de grãos juntos, tornando o preço mais competitivo, ou caso prefira também são vendidos a 100% Arábica ou Robusta.
Variedades café Arábica
Mundo Novo
O café mundo novo é um dos mais deliciosos e também difíceis de serem encontrados por ter uma produção mais cara. O aroma suave e sabor marcante permite o seu consumo de várias formas. Seja natural, com drinks ou smoothies de café, os grãos mundo novo sempre rendem uma boa bebida.
Bourbon
O café Bourbon é um café suave e encorpado, com notas de chocolate, tendo seu sabor irresistível. Esse tipo de café é subdividido em Bourbon amarelo e Bourbon vermelho. Assim como mundo novo, o seu plantio caro dificulta a produção e por isso costuma ser mais caro.
Laurina (Frevo)
Também conhecido como frevo, o café tipo laurina possui um teor mínimo de café, que resulta em um aroma bem sútil. Além disso, o seu sabor quase indescritível o torna uma pedida obrigatória para os amantes de café.
Catuaí
O Catuaí também pode ser do tipo amarelo (gosto sutil) ou vermelho (sabor um pouco mais forte) e por conta da diferenciação é muito comum ver blends entre os dois tipos. A semente de Catuaí possui um gosto pouco adocicado e amargura suave, sendo ideal para quem gosta de café balanceado.
Acaiá
O Acaiá parece ser naturalmente achocolatado e possui acidez média, tendo um aroma único. Entusiastas do café intenso procuram o blend de Acaiá com Bourbon.
Variedades café Robusta
Conilon
O café Robusta deu origem ao conilon, uma bebida forte e facilmente encontrada no Brasil. Por conta do teor alto de cafeína, que pode alcançar 2,37%, o seu gosto é amargo e forte, e o aroma denso.
O que influencia na qualidade do café?
A qualidade do café é influenciada por fatores como a região do cultivo, os procedimentos de moagem, colheita e manuseio, sendo recomendados pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) com nota entre 0 a 10.
Cafés com nota entre 0 a 4 não são recomendados pela associação e por isso sequer aparecem em gôndolas de mercado. A partir da nota 5, as classificações variam entre Tradicional/Extra Forte (5 e 6), Superior (7), Gourmet e Especial (8, 9 e 10).
Fora a ABIC, outras entidades também distribuem selos e premiam as melhores práticas nos fatores que influenciam os tipos de café.
Qual o café mais consumido no Brasil?
De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da USP, os dois tipos de café são muito consumidos. Isso acontece pelo fator que ambas as bebidas são misturadas na nossa indústria para criar composições mais equilibradas e saborosas.
Qual o melhor tipo de café?
Na nossa opinião, o café Arábica se destaca, mas não há nada que aponte qual é o melhor ou pior café. A resposta para esta dúvida depende unicamente da sua preferência.
Se você costuma tomar um café forte e bem encorpado, talvez o Conilon seja perfeito, agora se o seu gosto é sutil e adocicado, a pedida pode ser o Arábica.
Em todos os casos, a melhor forma para descobrir qual é o melhor tipo de café é experimentando todas as opções. Por isso, vá e tome um cafezinho depois de ler este artigo.