Qual tipo de café tem mais cafeína: Coado ou expresso?

Muita gente sabe que a cafeína do café serve para muitas coisas, principalmente para dar aquela energia para começar o dia. Por isso, saiba qual tipo de café tem mais cafeína, e saiba quais são os benefícios dela. Confira!

Para saber qual tipo de café tem mais cafeína, você tem que se atentar a três fatores principais: o tipo de moagem do grão, a temperatura da água e o tempo de extração do pó. O café filtrado consegue extrair melhor a cafeína, devido ao seu tempo de contato com a água quente, porém o expresso possui concentração maior de cafeína por mililitro.

Portanto, se quiser saber mais o porquê desse café ter mais cafeína, os benefícios, malefícios dessa substância no organismo, até quantas xícaras de café tomar no dia e mais curiosidades, continue o texto.

Qual tipo de café têm mais cafeína?

Na verdade, não é que um café tenha mais cafeína, ele pode conter maior quantidade em ml ou pó e também conter uma torra mais escura, que é menos densa e contém massa menor do que a torra clara. Há diversas variações deste tipo que acabam fazendo com que um café tenha mais cafeína.

Então, saber exatamente qual café possui maior quantidade de cafeína, pode ser mais difícil do que parece, porque muitos fatores influenciam na cafeína do café, principalmente o método de preparo, o tipo de moagem do grão, temperatura da água e o tempo de extração do pó.

O teor de cafeína se diverge muito entre um tipo de café e outro, por isso tem que se atentar também a quantidade de ml de cada xícara.

Portanto, o café coado possui mais cafeína por dois fatores: primeiro porque a dose é bem maior e porque o preparo do filtrado também favorece a maior extração da cafeína, que é uma substância que se dilui em água.

Quais são os efeitos da cafeína no organismo?

A cafeína atua no sistema nervoso central do cérebro como um estimulante para inibir a adenosina (substância que acalma o cérebro). E então, nosso cérebro fica mais em alerta, ficamos mais concentrados.

Os principais efeitos benéficos da cafeína no organismo aparecem se você tomar quantidades moderadas, por volta de 3 a 5 xícaras por dia, ou até 400 mg de cafeína.

E pela substância ter um alto teor de antioxidantes, ela é capaz de combater o cansaço, aliviar o estresse, estimular o cérebro, melhorar a memória e prevenir alguns tipos de cânceres.

Mas se você exagerar na quantidade de café, pode sentir também os efeitos colaterais como: a insônia, as alterações de humor, irritação no estômago, tremor, irritabilidade e palpitações cardíacas.

Quantas xícaras de café pode tomar por dia?

O café, bebida rica em nutrientes, deve ter um consumo moderado para se obter os benefícios e não os malefícios. Por isso, é recomendado beber de 3 a 5 xícaras de café por dia, que corresponde até 400 mg de cafeína.

O que tem mais cafeína café expresso ou coado?

Para saber qual tipo de café tem mais cafeína, o expresso ou coado, você precisa saber que a quantidade de cafeína se obtém também pelo tempo que o grão de café fica em contato com a água quente.

Por isso, que o método com coador consegue extrair mais a cafeína do café, porque a água fica vários minutos durante a filtragem em contato com o café. Já o expresso fica menos de trinta segundos em contato com a água. Mas isso é apenas um dos fatores que contribuem com a quantidade cafeína no café.

Outros fatores são que o café expresso tem mais quantidade de pó de café por xícara, sendo mais concentrado (geralmente 2g de diferença), aumentando então o teor de cafeína. E, também, é feito com ajuda de pressão mecânica, que extrai melhor os compostos (como cafeína), do que a pressão atmosférica comum, na qual é feito o café coado.

Assim, pode haver divergências entre saber se o café expresso ou o coado tem mais cafeína, devido a ambos possuirem motivos para ter maior quantidade. Por isso, é necessário atentar-se a todos os fatores.

Quanto de cafeína tem o café?

Como já dito antes, a quantidade de cafeína no café varia, dependendo do tipo de café.

O café expresso na máquina tem 126 mg de cafeína em uma dose de 30 ml. Mas se for extraído em uma cafeteira italiana, a cafeína vai variar entre 65 mg e 73 mg. Já o café filtrado, ou coado, tem em média 95 a 165 mg de cafeína para 230 ml de café.

Outros tipos como o instantâneo podem ter 63 mg, os de infusão até 74 mg de cafeína. Por isso, não tem uma definição exata para determinar a quantidade de cafeína do café. Deve-se levar em conta também o método de preparo.

É verdade que o chá mate tem mais cafeína que o café?

O chá-mate não tem mais cafeína que o café, porque 240 ml de chá-mate têm cerca de 27 a 35 mg de cafeína, bem abaixo da cafeína presente nos cafés, principalmente no expresso que pode ter até 13 vezes mais cafeína do que o chá mate.

Mesmo tendo menos cafeína, a bebida também fornece energia e foco para começar bem o dia, como o café. E o teor de cafeína no mate também varia por questões como: a região de plantio e a quantidade de água usada no preparo.


Gostou deste artigo?