Café amanhecido ou requentado faz mal? Saiba tudo sobre isso
Muitas pessoas têm o costume de tomar café requentado, principalmente para evitar o desperdício da bebida. Mas, será que essa é uma prática saudável?
O café, após amanhecido e requentado pode oxidar e trazer prejuízos à saúde. Logo após o seu consumo ocorre a oxidação ele já pode causar sintomas como dores de cabeça, enjoos, tonturas e azia. Isso ocorre por conta da sensibilidade do estômago à oxidação do café.
Além da possibilidade de causar mal-estar, as propriedades de aroma e sabor do café também são comprometidas após o preparo. O que além de perder em qualidade, também gera prejuízos a experiência de consumo. Para entender por que isso ocorre, continue lendo esse artigo.
Café requentado faz mal?
Apesar de ser uma prática bastante comum em muitas residências, o ato de requentar o café, pode causar a sensação de mal-estar e desconforto, inclusive, poucos minutos após o consumo.
A Oxidação ocorre quando a matéria orgânica está em contato com o oxigênio e isso provoca as alterações. Por conta da oxidação ocorrida no tempo em que a bebida ficou parada, características de aroma e sabor são perdidas, além de poderem causar sintomas como azia, enjoos, tonturas e dores de cabeça.
Quando ele está adoçado, esse processo ocorre de forma ainda mais rápida, pois o açúcar contribui para a oxidação do café.
Portanto, o hábito de requentar o café para consumo, não é recomendado. O correto é que ele seja sempre consumido logo após o preparo. Um café fresco é capaz de proporcionar benefícios à saúde, além de ser muito mais gostoso.
A longo prazo, tomar café requentado frequentemente, pode causar grande sensibilidade no estômago e comprometer a saúde.
Diferença de sabor
O café leva cerca de 30 minutos para esfriar e esse tempo já é suficiente para que suas características de origem, especialmente de aroma e sabor já sejam comprometidas.
Outro fator é que, a água do café pode absorver ao longo do tempo, aromas do ambiente onde está, especialmente quando esse café é deixado na geladeira, local onde estão diferentes tipos de aromas.
Além disso, no processo de esquentar o café, substâncias contidas na bebida são degradadas, o que gera gosto ruim, muitas vezes de queimado, e bem distante do sabor original.
É por isso que, ao consumir um café requentado, o sabor será totalmente diferente de uma bebida fresca, recém preparada.
Posso esquentar o café no microondas?
Esquentar o café no fogão, microondas ou máquina de café não fará diferença. Apesar de muitas pessoas acreditarem que essa opção preserva a qualidade da bebida, não é isso que ocorre.
O microondas, assim como os outros métodos para requentar o café, elimina todo o aroma, que é justamente o que confere sabor à bebida.
Faz mal beber café fervido?
Um café nunca deve ser fervido, este processo pode acabar queimando o café. A fervura faz com que as substâncias que atuam para a formação do sabor, sejam perdidas, o que faz com que a bebida perca a sua qualidade, aroma, sabor e possa causar os mesmos desconfortos já citados.
Portanto, se você tem o hábito de fazer isso, deve eliminá-lo imediatamente e passar a consumir o seu café diário, sempre fresquinho.
Quanto tempo dura o café depois de pronto?
O ideal é que ele seja sempre consumido em até 20 minutos após o seu preparo. Depois disso, esfria e o processo de oxidação começa a ocorrer, comprometendo suas propriedades.
É por isso que, geralmente, em cafeterias, o café costuma ser muito mais saboroso. O que acontece é que cada cafezinho é preparado e servido na hora. Isso faz toda a diferença na sua qualidade e na experiência completa de sabor.
Por quanto tempo o café fica quente dentro da garrafa?
Logo após 20 minutos do preparo, o café já começa a oxidar. A estimativa é que, dentro de uma garrafa térmica, o processo ocorra em cerca de uma hora.
Há quem deixe o café o dia todo dentro da garrafa acreditando que ao ter a temperatura preservada, a qualidade se mantém. Mas esse é um hábito que também precisa de atenção.
Café fresco faz bem à saúde
Já reforçamos isso, mas vale salientar, o café fresco, preparado na hora, é a melhor forma de se consumir essa bebida.
Além de proporcionar uma experiência completa e deliciosa de aroma e sabor, ainda é possível aproveitar todos os benefícios que ele proporciona para a saúde e ganhar aquele ânimo para enfrentar a rotina.
Esse tempo dedicado no preparo é um investimento em saúde e qualidade de vida. Pense sempre nisso e aproveite melhor os seus cafés.
Posso reutilizar o pó do café?
Embora pareça estranho, algumas pessoas utilizam o pó para passar café mais de uma vez. Vale a pena destacar que muitas propriedades do café são extraídas na primeira passada, e que reutilizar o pó não é recomendado pois muito se perde em termos de sabor e de aroma.
Ainda assim, caso o pó seja reutilizado duas vezes seguidas, não há riscos para a saúde, mas a segunda xícara será mais fraca e terá menos complexidade do que a primeira.
Por fim, é importante observar que guardar o pó para utilizá-lo novamente mais tarde (ou no dia seguinte) é potencialmente perigoso, uma vez que bactérias e fungos podem encontrar um ambiente fértil na borra, o que pode acabar sendo prejudicial à saúde.