Café coado ou Expresso? Entenda as principais diferenças
Há dois tipos de café que são os mais populares no Brasil, o café expresso e o café coado. Eles possuem algumas diferenças que são importantes de serem analisadas. Se você quer se inteirar e descobrir qual tipo de café atende seus critérios, continue a leitura.
A diferença entre café coado e expresso está no preparo e sabor. Enquanto o café expresso é mais concentrado e forte, possuindo o aroma mais marcante. O café coado é mais suave por ser mais diluído na água. No modo de preparo, o expresso utiliza um método de pressão, já o filtrado utiliza um filtro, que pode ser de papel, tecido, ou metal.
Essas são algumas diferenças entre o café expresso e o café coado, mas eles possuem mais detalhes que são importantes de serem entendidos e outras diferenças a serem analisadas, como o teor de cafeína, qual é mais saudável etc. Confira o artigo e descubra as diferenças e benefícios de cada um.
A diferença entre café expresso e café coado está no modo de preparo
O modo de preparo do café coado ou filtrado (dado esse nome por passar por um filtro) é muito conhecido. Ele é coado em um filtro de papel, tecido, ou metal (como no caso da prensa francesa).
Primeiro é necessário esquentar a água (filtrada ou mineral) em uma temperatura entre 90 e 95 ºC. Colocar o café moído no coador, despejar a água quente e esperar que a gravidade faça o café ser filtrado. É o método mais tradicional, demora em torno de 5 minutos, e pode ser feito em uma cafeteira elétrica ou de forma manual.
Já o do café expresso ou espresso (nome originado da Itália, por conta do café ser espremido e preparado rapidamente), é necessário utilizar uma máquina especial que utiliza água em alta pressão (9 bar) em uma temperatura de 90 ºC. Como resultado, o café expresso é mais concentrado e possui menos água na composição.
Pode ser preparado em máquinas de café espresso manual, automática e em cápsulas. O preparo é quase instantâneo dura em torno de 20 a 30 segundos, em contraste com o café filtrado, que leva em torno de 5 minutos, dependendo do equipamento.
Diferenças no paladar
Por ser mais concentrado, o aroma e sabor do café expresso são mais marcantes. Por extrair melhor os óleos essenciais presentes nos grãos. É um café mais forte, mais consistente, possui uma acidez mais acentuada, tem a textura mais cremosa, resultando em uma espuma na superfície pela alta pressão do preparo.
O café coado possui um sabor mais suave e delicado, tem um cheiro agradável. É mais diluído, por ter contato com mais água. Mas não fica atrás do expresso, pois os dois são muito agradáveis ao paladar e vai da preferência de cada um escolher o que mais lhe agrada.
Qual a proporção de café para água em cada estilo?
No café coado, sendo mais suave, para ter uma bebida equilibrada, é utilizado uma proporção de 1/10, ou seja, 10g de café para cada 100 ml de água, ou para facilitar pode-se utilizar uma colher de sopa (12 g) para cada xícara de 120 ml.
Já no café expresso, por ser mais consistente e concentrado, sendo feito em máquinas, é necessário 7 g de café para 50 ml de água no expresso normal. Já para um espresso mais forte (curto) utiliza-se 30 ml de água.
Qual contém mais cafeína?
Essa questão pode ter diferentes interpretações. O café expresso possui concentração maior de cafeína por mililitro, porém as doses são geralmente bem menores que as do café filtrado. Então, ao contrário do que se imagina, apesar de o aroma ser mais forte e mais concentrado, o café expresso não é aquele que contém mais cafeína.
O café coado possui mais cafeína, porque para melhor extração da cafeína é necessário que o pó de café fique em contato com a água em alta temperatura por mais tempo. E quanto maior o contato com água, maior a quantidade de cafeína é extraída, porque a cafeína é uma substância que se dilui em água.
A maior parte da cafeína é extraída do café no primeiro minuto de extração, porém o método expresso leva em média de 20-30 segundos.
Portanto, o café coado possui mais cafeína por dois fatores: primeiro porque a dose é bem maior, geralmente é consumido em uma xícara de 260 ml, enquanto o expresso geralmente vem em doses de aproximadamente 30 - 60 ml. E segundo, porque o preparo do filtrado também favorece a maior extração da cafeína.
Qual o tipo mais saudável?
O café é muito bom para prevenir doenças como o diabetes tipo 2, doenças hepáticas, e possui antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce. A maneira mais saudável de consumi-lo é puro, sem açúcar e sem leite.
Dentre os tipos de café existentes, os especialistas indicam que o café coado é o mais saudável, por ter uma maior capacidade de reter o cafestol, o kahweol, e gordurosas presentes no grão.
Outros tipos de café: Americano, Lungo, Ristretto, Cappuccino, Latte?
Sendo dois tipos de café muito tradicionais e conhecidos, o café expresso ou coado sempre se tornam preferência para as pessoas. Mas existem outros estilos de café também deliciosos que possuem sabores e aromas diferentes, como o Americano, Lungo, Ristretto, Cappuccino e Latte. Sendo a maioria destes nomes de origem Italiana. Conheça mais sobre eles:
- Americano: É feito a partir de um shot de expresso misturado com água quente. Resulta em uma solução parecida com o café coado, porém tem um gosto diferente.
- Lungo: É um tipo de café expresso menos concentrado. É feito com o dobro de água e a mesma quantidade de café.
- Ristretto: É o mesmo que expresso, porém mais concentrado, feito com uma medida menor de água e com a mesma quantidade de café moído. Resulta em um café ainda mais intenso e marcante.
- Cappuccino: É feito de uma combinação entre partes iguais de café expresso e leite quente, com uma espuma de leite por cima. Resultando em um sabor leve e adocicado.
- Latte: É semelhante ao cappuccino, até é confundido as vezes, mas é menos cremoso. É feito com uma dose de café expresso e duas vezes o volume de leite quente, com uma espuma por cima.
Essas são as principais diferenças entre o café expresso e o café coado. Agora você está apto para diferenciar um café do outro e apreciar essa saborosa bebida.