Café com manteiga: Para que serve, receita e benefícios

A mistura de café com manteiga virou uma tendência nos Estados Unidos e rapidamente se espalhou por todo o mundo. Trata-se de um café que recebe uma colher de manteiga e outra de óleo de coco. Mas o que essa mistura tão inusitada pode fazer?

Para que serve café com manteiga? A combinação de café com manteiga se tornou muito popular por ter efeitos emagrecedores. As pessoas que já consomem a receita no café da manhã, afirmam que ela promove a saciedade e fornece energia por várias horas, além de queimar calorias.

Por conta de tais efeitos, o café com manteiga se tornou uma receita famosa entre as pessoas que buscam por dietas que proporcionem a perda de peso. Mas, essa forma de beber café já existe há muitos séculos e vem de antigas tradições. A seguir, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

O que é café com manteiga?

Também chamado de butter coffee ou de bulletproof coffee, é uma combinação que leva café misturado a uma colher de chá de manteiga e uma colher de chá de óleo de coco.

A receita é muito utilizada por pessoas que estão em busca de emagrecimento, pois de acordo com nutricionistas, quando ingerido pela manhã, dispensa o consumo de outros alimentos, fornecendo saciedade e energia por várias horas. Essa quantidade de energia gerada faz com que o organismo queime gorduras e calorias.

Porém, a receita também recebe críticas de especialistas que não concordam com a substituição de refeições, pois isso priva o organismo do consumo de alguns alimentos que são importantes para o seu bom funcionamento.

Apesar de recentemente a mistura ficar muito conhecida em todo o mundo, se transformando em uma tendência entre os buscadores por novas dietas, ela já existe há bastante tempo. O consumo de café com manteiga é, na verdade, uma tradição antiga.

De onde vem

Por mais que essa pareça ser uma receita moderna, o café com manteiga já foi muito consumido ao longo da história.

A bebida com alto teor de gordura era consumida por diferentes culturas e comunidades, como por exemplo, os povos Sherpas do Himalaia e os Gurage da Etiópia. Essa tradição já resiste a séculos nesses locais.

Comunidades que vivem em regiões com uma grande altitude, tem o costume de adicionar a manteiga aos chás, pois isso fornece a energia necessária para conseguir viver e realizar todas as suas atividades nesses locais. Isso porque quanto maior for a altitude, maior é a necessidade calórica do organismo.

Em algumas regiões do Himalaia, na Índia e no Nepal, é comum o consumo de chá com manteiga de Iaque. No Tibete, a mistura de chá com manteiga de Iaque é uma receita bastante tradicional e consumida diariamente.

Bulletproof

Bulletproof Coffee é o nome dado ao café que leva manteiga e óleo na sua receita. Na tradução livre, significa “café à prova de balas”.

A receita foi criação de um empresário do segmento de tecnologia chamado Dave Asprey. Ele é autor do livro “The Bulletproof Diet” e chegou a gastar 300 mil dólares para investigar a biologia da composição.

Sua inspiração surgiu logo após uma viagem realizada ao Tibete, onde experimentou o café misturado com manteiga feita a partir do leite de Iaques, que é um bovino selvagem comum na região.

Ele resolveu criar o Bulletproof com a intenção de ser um alimento promotor da aceleração mental, ao mesmo tempo em que mantém o organismo alimentado para aguentar a rotina maçante do dia a dia.

Qual seria o fundamento disso? Ocorre que a gordura saturada da manteiga consegue suportar a queima mais lenta da gordura, enquanto os triglicérideos de cadeia média presentes no óleo de coco realizam a termogênese, o que aumenta o metabolismo. Já o café, acelera a queima de gordura.

Além disso, Dave defende que o café precisa ser totalmente livre de toxinas, pois elas representam um grande perigo para a saúde e para o funcionamento saudável do cérebro. Isso faz muita diferença no resultado. Já falamos aqui no Blog sobre O que é Café Orgânico, não deixe de conferir.

Portanto, a manteiga Ghee é a mais indicada para a receita, pois é um tipo de manteiga orgânica, feita a partir do leite de vacas que ingerem apenas capim e não recebem nenhum tipo de antibiótico. Ela é filtrada da lactose e da caseína e no seu preparo não são adicionadas toxinas. É rica em gordura saturada.

Receita

O preparo do Bulletproof Coffee é simples, mas exige uma atenção especial a procedência dos ingredientes, pois é fundamental que eles sejam orgânicos. Dessa forma, todos os benefícios são aproveitados e não se gera riscos à saúde.

Você precisará de: 250 ml de água, 2 colheres de sopa de café orgânico em pó, preferencialmente moído na hora, 1 a 2 colheres de sopa de óleo de coco MCT e 1 colher de sobremesa de manteiga ghee.

Para o preparo, basta coar normalmente o café e depois disso misturar o óleo de coco e manteiga, levando a um mixer ou liquidificador. Não adicione açúcar.

Benefícios à saúde

  1. É uma fonte de energia rápida. Isso porque a o óleo de coco é uma gordura facilmente digerida e absorvida no organismo;
  2. Aumenta a produtividade e o foco para realização das atividades do dia a dia, principalmente por conta da concentração de cafeína da receita;
  3. Promove a sensação prolongada de saciedade, o que reduz a fome e auxilia nas dietas de emagrecimento;
  4. Estimula o corpo a queimar gorduras, tanto pelas gorduras boas que compõe a receita, quanto pela presença da cafeína;
  5. Como é feito a partir de ingredientes orgânicos, não possui agrotóxicos ou micotoxinas, sendo uma bebida de alta qualidade.

Aliado na dieta cetogênica

O Bulletproof é considerado um aliado da dieta cetogênica, que é um modelo alimentar que elimina o consumo de todos os carboidratos. Isso deve-se à presença dos MCT’s, que são os Triglicerídeos de cadeia média, tipo de gordura que tem a função de elevar os corpos cetônicos.

Mantenha um equilíbrio

Assim como todas as receitas que auxiliam em dietas e promovem benefícios a saúde, o café com manteiga precisa ser consumido com consciência e equilíbrio.

O consumo diário da bebida pode provocar uma perda de nutrientes, já que substitui uma variedade de outros alimentos que também precisam ser consumidos para manter a saúde do organismo.

Outro ponto importante é que o consumo em excesso durante a noite ou mesmo no fim da tarde, pode provocar distúrbios do sono. Além disso, o excesso de consumo de gorduras pode vir a elevar a quantidade de calorias consumidas na dieta, provocando um efeito contrário, ou seja, o ganho de peso.

Portanto, o recomendo é que seja consumido em dias alternados e sem prolongamento. O mais recomendado é sempre buscar pela orientação de um nutricionista.


Gostou deste artigo?