Café Orgânico: O que é, benefícios e diferenças

O café orgânico geralmente é buscado por pessoas que levam um estilo de vida mais saudável. Sua principal característica é não receber nenhum tipo de substância química durante o processo produtivo.

O que é café orgânico? O café orgânico é um tipo de grão produzido sem a utilização de agrotóxicos ou fertilizantes químicos. Além disso, é cultivado em solo saudável, e após a colheita, é processado e embalado de forma natural, sem adição de substâncias como conservantes e aromatizantes.

Lavouras cultivadas com o método orgânico, preservam a harmonia dos sistemas ecológicos e entregam produtos mais benéficos para a saúde humana. Se você é fã de café e quer saber mais sobre esse tipo de grão, continue lendo este artigo.

O que é café orgânico?

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, definiu no ano de 1997 na IT nº 7 que os sistemas orgânicos são aqueles que adotam tecnologias para otimização de recursos naturais e também socioeconômicos, que respeitam a integridade cultural e tem como objetivo a sustentabilidade e a maximização dos benefícios sociais.

Além disso, devem se empenhar em conquistar maior independência de energias que não sejam renováveis e realizar a eliminação total do uso de agrotóxicos e outros insumos, de organismos geneticamente modificados ou radiação ionizante em qualquer estágio da sua produção.

De acordo com o estabelecido nesta norma é que são certificados como orgânicos os produtos no território brasileiro.

Podemos dizer, portanto, que são grãos produzidos em ambientes que respeitam a natureza e preservam os recursos naturais. Por conta disso, são considerados mais benéficos para o consumo humano.

Características

  • Sua produção é sustentável e não prejudica os recursos naturais;
  • Para a sua produção existe uma atenção especial a saúde do solo, para evitar a degradação e manter a sua fertilidade;
  • Os produtores de café orgânicos não fazem nenhum cultivo de transgênicos, pois as sementes modificadas são vistas como uma ameaça à diversidade natural;
  • Nenhum tipo de agrotóxico ou qualquer outra substância sintética é utilizada na sua produção, pois visa principalmente a saúde;
  • Não recebe adição de corantes, conservantes ou aromatizantes;
  • Contém na embalagem o Selo de Produto Orgânico do Brasil, conforme o Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica, que é órgão responsável pela certificação.

Benefícios do Café Orgânico

O consumo de café orgânico contribui tanto para a saúde física como para o bem-estar social e ambiental.

Produtos químicos utilizados no cultivo ou na seleção, moagem e empacotamento do café, podem ser absorvidos pelos grãos, como é o caso dos pesticidas e ainda de corantes, conservantes e aromatizantes artificiais. Essas substâncias são tóxicas e vão parar no organismo de quem consome cafés não-orgânicos.

Portanto, ele é mais recomendado para o consumo, já que é um café totalmente natural. É claro que, é importante lembrar que a concentração de cafeína continua sendo a mesma e o consumo deve ser equilibrado, especialmente, para quem tem alguma patologia que possa ser prejudicada pelos componentes do café.

É importante lembrar que para aquelas pessoas que trabalham nas lavouras, o cultivo orgânico é muito mais benéfico e não coloca em risco a saúde dos trabalhadores.

O solo e as águas não são contaminados por produtos químicos, o que contribui na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

Onde encontrar

Os cafés orgânicos podem ser encontrados nos supermercados. O que o consumidor precisa observar é se na embalagem consta o Selo de Orgânicos do Brasil.

Lojas de produtos naturais e saudáveis geralmente trabalham com opções orgânicas do produto. Já, para quem frequenta cafeterias, é sempre importante se informar na hora de pedir o café.

Economicamente falando, são cafés com preço comercial superior, já que o processo produtivo é muito mais trabalhoso que o convencional. Por isso, devem ser considerados no momento da compra, os benefícios em saúde e no cuidado com a natureza e as pessoas.


Gostou deste artigo?