Café descafeinado é bom? Confira todos os seus benefícios

O café descafeinado é o tipo de bebida ideal para pessoas que sofrem com problemas relacionados à cafeína, ou onde ela é contraindicada por conta de tratamentos e medicamentos.

O café descafeinado é bom e traz benefícios relevantes à saúde por conter muito menos cafeína do que a bebida tradicional. Em geral, a bebida descafeinada apresenta as mesmas vantagens que o café tradicional, com concentração de cafeína, porém não aumenta a hiperatividade e nem piora quadros de ansiedade ou insônia, sendo ideal para esses tipos de pessoas.

Neste artigo iremos apresentar tudo sobre café descafeinado, os seus benefícios e todos os detalhes relevantes desta alternativa ao tradicional café.

Como é feito o café descafeinado?

Ao todo, existem cinco processos para fazer um café descafeinado e todos se iniciam a partir do despejo dos grãos de café em água quente com finalidade de amolecê-los para então afundá-los em um solvente ou utilizar filtros especiais a depender do método.

O método mais recorrente, e considerado o tradicional, utilizava o cloreto de metileno, que é responsável por extrair a cafeína do grão. Outro método muito utilizado foi o etil acetato, que funciona de maneira bem semelhante ao cloreto de metileno.

Porém, com o tempo, surgiram descobertas de que o cloreto de metileno possuía potencial cancerígeno, o que acabou tornando esse método inviável. Tornando-se necessário outros métodos para retirar a cafeína do grão.

Método de cozinhar os grãos com gás carbônico

Neste método os grãos de café são cozinhados com gás carbônico em uma caldeira especial de alta pressão após o processo que os amolece. Assim, o gás carbônico consegue atrair as moléculas de cafeína presente nos grãos.

Ao contrário dos dois primeiros métodos, este não impacta o sabor do café, porque os componentes que caracterizam o sabor são mais pesados e são atraídos com tanta facilidade quanto a cafeína.

Por outro lado, esse método é bem caro.

Método de lavagem dos grãos em água quente

Já este método utiliza a própria água quente como solvente dos componentes de café. Embora seja a forma mais barata, os grãos do café ficam na água por tanto tempo que a cafeína e as propriedades responsáveis pelo sabor boiam.

Na sequência, é necessário utilizar um filtro de carvão para reter toda a cafeína presente na água, deixando apenas os componentes responsáveis pelo sabor que são reabsorvidos pelos grãos.

Método de lavagem dos grãos em água saturada

Por fim, a última forma de produzir café descafeinado utiliza uma água já composta por substâncias de café. Desta maneira, apenas as moléculas de cafeína são absorvidas, enquanto as moléculas responsáveis pelo sabor do grão não encontram espaço na água para serem absorvidas.

Qual a diferença entre café normal e descafeinado?

A grande diferença entre café e café descafeinado é a ausência da cafeína de forma mais significativa na bebida, embora ainda haja uma quantidade mínima.

Ou seja, um grão tradicional e outro descafeinado possuem a mesma textura, aroma e também sabor a depender do método utilizado no processo de retirada da cafeína.

Para um café ser considerado descafeinado ele deve conter no mínimo menos de 97% de cafeína em relação ao café tradicional.

O café descafeinado é melhor que o café comum?

Não há um café melhor ou pior, isso porque a única grande mudança é a falta de cafeína no tipo descafeinado.

Portanto, se você é apaixonado(a) por café e precisa começar algum tipo de tratamento específico, sendo contraindicado o uso da cafeína, você pode optar pelo café descafeinado.

E também, caso o café seja a sua bebida favorita devido aos seus benefícios, saiba que a versão descafeinada também conta com bastantes vantagens, como você descobrirá no tópico a seguir.

Benefícios do café descafeinado

Quando tomado de forma regular, o café descafeinado garante muitos benefícios à saúde assim como o café tradicional.

Porém, a falta de cafeína também proporciona vantagens relevantes ao seu organismo.

1. Não tem cafeína

O consumo exagerado do café convencional pode ser responsável pelo aumento da ansiedade, da insônia e também das irregularidades cardíacas.

Uma vez que a presença da cafeína seja mínima, o café descafeinado garante mais vantagens à saúde e permite que pessoas com ansiedade ou sensibilidade à cafeína consigam apreciar a bebida.

2. Previne diabetes tipo 2

O consumo controlado do café descafeinado também reduz o risco do surgimento da diabetes tipo 2. Isso acontece por conta da presença de magnésio, cromo e outros minerais que ajudam o organismo a regular os níveis de açúcar presentes no sangue.

3. Ajuda na saúde do coração

O café pode ajudar na saúde do coração e diminuir a possibilidade de desenvolver doenças cardiovasculares, de acordo com um estudo da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos.

Vale destacar também que efeitos colaterais da cafeína não são levados em consideração caso opte por bebidas descafeinadas.

4. Previne contra doenças degenerativas

O café descafeinado também está relacionado à proteção contra doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson. Portanto, um consumo moderado de café por dia também garante mais segurança em relação a essas doenças.

5. Minimiza sintomas de estresse e dores de cabeça

O café descafeinado tem vitaminas B2 e B3, principais responsáveis pela redução de alguns sintomas causados por excesso de estresse.

A B2 ajuda no combate e na prevenção de dores de cabeça, melhora a pele e fortalece o sistema imunológico. Já a vitamina B3 alivia o estresse e também remove toxinas do organismo.

Qual a quantidade recomendada de café descafeinado por dia

Embora haja uma quantidade mínima de cafeína, o café descafeinado, assim como outras bebidas, não pode ser tomado sem moderação e a pessoa deve se limitar entre três a quatro xícaras de café ao dia.

Assim como café normal, a versão descafeinada pode causar refluxo se tomada em excesso, por conta do nível ainda alto de acidez.

Deste modo, atenta-se ao limite de até quatro xícaras de café por dia.


Gostou deste artigo?