Café turco: Conheça sua história e aprenda como fazê-lo

Você conhece o café turco? Ele é um dos métodos mais exóticos de preparo de café, pois não é coado, traz um sabor bem acentuado e, segundo algumas pessoas, pode até revelar o seu futuro.

O café turco é um método de extração que resulta em uma bebida forte e espessa, isso porque ele não é filtrado e nem coado, é feito apenas com a mistura dos grãos pulverizados e da água, que entram no processo de infusão. O resultado é uma bebida marcante e com um sabor único, podendo ainda ser aromatizado com especiarias.

Um outro ponto que chama bastante a atenção nesse tipo de café é a sua história. Quer saber mais sobre o café turco? Conheça todos os detalhes e o modo de preparo da bebida que chama a atenção de muitas pessoas.

Conheça a história do café turco

Talvez você não saiba, mas o café turco é um dos métodos mais antigos de extração que existe no mundo. Não por acaso, ele é considerado um patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) desde 2013.

A história diz que os primeiros grãos de café chegaram à Constantinopla – antiga Istambul – em meados de 1554 e 1555 no sultanato de Suleiman, o Magnífico. Não demorou muito para que a bebida fosse a preferida do palácio imperial e que, logo depois, caísse nas graças de pessoas de todas as classes sociais.

A partir de então, surgiram as casas de café, onde, de início, apenas intelectuais se encontravam em grupos para ler, conversar e se divertir. E, depois, tornaram-se pontos de encontro para que amigos e familiares tomassem uma boa xícara de café.

Por medo de rebeliões, o Sultão Osman II proibiu o consumo de café em tais casas, mas tempo depois, eles inventaram uma forma de burlar essa regra e o consumo do café passou a não ser mais proibido.

Além de possuir um sabor exótico, o café turco também traz uma tradição muito forte que diz respeito à leitura das borras que ficam na xícara. Isso acontece porque, como ele não é coado, é comum que reste uma borra bem evidente no fundo da xícara. Muitos turcos acreditam que, depois que você tomar o seu café, sua sorte futura poderá ser lida apenas pelas borras que restaram.

Onde é preparado?

Tradicionalmente, o café turco é preparado no cezve, também conhecido como ibrik, que é um recipiente feito de cobre ou latão especialmente para o preparo da bebida.

Ele tem o fundo um pouco maior do que a boca para que a fervura do café ocorra corretamente e possui um cabo longo, simbolizando o cabo presente nas cafeteiras mais antigas, onde as pessoas seguravam para evitar que as mãos fossem queimadas.

Cezve?

Além disso, é recomendado que o café turco seja servido em xícaras pequenas e baixas, e só seja consumido quando o pó estiver totalmente depositado no fundo da xícara. Caso queira, você também pode servi-lo com água para preparar o paladar antes do sabor da bebida.

Benefícios do café turco

Além de ser forte e bem saboroso, o café turco possui outros benefícios que podem fazer bem à sua saúde e ao seu dia a dia. Confira algumas das principais vantagens de tomar o café turco:

  • Por ser preparado por infusão e ficar mais tempo em contato com a água, o café turco tem um teor maior de cafeína do que outras opções. Ou seja, ele vai ajudar a aumentar a sua energia;
  • Se preferir, você pode aromatizá-lo com algumas especiarias e evitar o uso de açúcares e outros adoçantes mais prejudiciais;
  • O cardamomo é uma das especiarias mais comuns acrescidas ao café turco e conta com propriedades antioxidantes, é considerado antidepressivo e também tem efeito diurético e laxante;
  • O consumo desse tipo de café pode diminuir inflamações e reduzir o risco de algumas doenças crônicas.

Tipo de moagem ideal para o café turco

Assim como todos os outros métodos de preparo, o café turco precisa de um tipo de moagem específico para que atinja o efeito esperado. Para esse tipo de café, é preciso usar grãos pulverizados, extra finos, com uma textura parecida com a de farinha de trigo ou talco.

Nesse caso, não é indicado que você use o pó de café comum, comprado em supermercados, porque ele acaba sendo mais grosso do que a granulometria ideal para o preparo do café turco.

A nossa recomendação é que você tenha um moedor de café em casa, seja elétrico ou manual, e faça a moagem apenas na hora do preparo. Assim, você vai conseguir controlar melhor a granulometria do café e aproveitar todos os benefícios dos grãos moídos na hora, principalmente no que diz respeito ao aroma e ao sabor.

Como fazer o café turco?

O preparo do café turco é bem simples e resulta em um café forte, encorpado e marcante. Confira o passo a passo de como fazê-lo da maneira correta:

  1. Coloque 10 gramas de café com moagem extra fina no cezve ( ibrik);
  2. Se preferir, coloque alguma especiaria ou um pouco de açúcar para adoçar a sua bebida;
  3. Adicione 100 ml de água fria, filtrada ou mineral;
  4. Mexa com uma colher para que todos os elementos se misturem e coloque no fogo;
  5. Ferva o café por 3 vezes, sempre deixando descansar um pouco fora do fogo entre uma fervida e outra;
  6. Não misture após o preparo para ele não ficar arenoso e retire a espuma que ficar em cima do café após a fervura;
  7. Pronto! O café turco já está perfeito para ser servido.

Importante: Vale ressaltar que mesmo após ser fervido 3 vezes, o sabor do café não será alterado devido a sua moagem extra fina.

Aromatize seu café

É comum que o café turco seja preparado com a adição de algumas especiarias que garantem um sabor e um aroma marcantes no líquido, além de também retirar o excesso de amargor presente nesse tipo de café. O resultado será uma bebida mais adocicada.

Há várias especiarias que podem ser adicionadas à sua bebida, as mais comuns são: cardamomo, canela, anis estrelado, baunilha, açúcar e etc. Mas é importante que elas estejam bem moídas no momento do uso.


Gostou deste artigo?