Cafeteira usada: Vale a pena comprar? Confira estas dicas!
Está precisando comprar uma cafeteira e não sabe se vale à pena escolher uma usada? Confira estas dicas e tire todas as suas dúvidas.
Comprar uma cafeteira usada pode ser uma opção mais econômica e que vale muito a pena. Marcas como Nespresso, Três Corações e Dolce Gusto oferecem boa durabilidade e garantia. Basta ter cuidado na hora da compra e desconfiar caso o preço esteja muito abaixo de outros anúncios, seguindo essas dicas o negócio pode dar muito certo.
Contudo, a aquisição de uma cafeteira usada pode se tornar um problema se não tomarmos alguns cuidados. Por isso é importante seguir algumas recomendações para comprar uma cafeteira usada com segurança. Confira.
O que preciso saber para comprar uma cafeteira usada?
- Escolher modelos mais recentes de cafeteira, pois pode ser mais difícil encontrar peças para as mais antigas, e as cápsulas também podem ser mais difíceis de encontrar.
- Fazer uma boa pesquisa dos modelos que deseja e avaliar os preços de anúncios para ver se realmente vale a pena comprar usado.
- Ler com muita atenção a descrição dos anúncios para ver se há algum problema com o produto.
- Avaliar as fotos do anúncio para verificar se a cafeteira se encontra em bom estado de conservação e se é realmente o produto anunciado.
- Explorar produtos anunciados que ainda estão com pouco tempo de uso e dentro da garantia de fábrica, porém podem custar um pouco mais caros que os demais anúncios.
- Verificar o preço das cápsulas da cafeteira a ser escolhida.
- Dependendo do site e se a pessoa já vendeu algum produto antes, é possível ter acesso a avaliações do vendedor, verifique se ele é confiável.
Por que escolher uma cafeteira usada?
Se você está buscando economizar, apostar na compra de uma cafeteira usada pode ser muito vantajoso. Por ser um produto que tem grande duração, as chances de se comprar uma cafeteira usada e ela estragar logo são pequenas.
Há muitos tipos de cafeteiras no mercado e vários métodos de se apreciar um bom café.
Qual o melhor tipo de cafeteira usada para comprar?
A escolha de qual cafeteira ou método de filtragem comprar é uma boa questão a se pensar. Investindo em uma cafeteira de qualidade o seu café também será de qualidade e com um sabor incomparável.
Existem muitas cafeteiras no mercado, vamos conhecer um pouco sobre cada uma para tornar sua escolha mais fácil.
Cafeteira elétrica
É uma das mais utilizadas, os modelos são práticos e seus preços são mais populares. Ela faz tudo sozinha, é só colocar o pó e água em um compartimento específico para cada um e ela começará a fazer seu café, que ficará pronto em minutos.
No geral, essas máquinas podem variar bastante de preço, e as mais baratas costumam ser menos duráveis. É preciso avaliar isso ao escolher uma usada.
Cafeteira de expresso
O sabor é mais intenso e concentrado, o termo expresso vem do italiano espresso, que significa espremido/comprimido. Trata-se de uma alta pressão da água contra o grão moído, que resulta em shots únicos de café com um gosto incomparável.
Esse tipo de máquina geralmente é mais cara, e com isso acaba valendo muito a pena optar por um modelo usado.
Cafeteira de cápsulas
É parecida com a de expresso, funciona através da pressão, as cápsulas já vem prontas com o pó dentro, só é preciso colocar a cápsula na máquina e o café estará pronto.
É uma opção prática para quem não quer perder tempo, nem se preocupar com a sujeira do pó, ou de ter um moedor em casa. Além de todos esses benefícios, algumas delas não preparam apenas café, mas também cappuccino, latte, chá e chocolates quentes.
Cafeteira Italiana/Moka
Ela é feita de alumínio ou aço inoxidável e tem um design mais retrô. O café preparado nesta cafeteira é de sabor intenso.
A moka italiana é dividida em três partes: uma câmara superior, uma inferior e um funil. Quando a água no espaço inferior ferve, ela passa extraindo o café, que depois fica na parte superior e então a bebida se encontra pronta.
Como seu material é feito de alumínio ou aço inoxidável é um produto com durabilidade longa.
Prensa francesa/french press
Esse modelo dispensa o filtro de papel e energia elétrica. Para fazer o café é necessário que a água esteja aquecida entre 85° e 95°, em seguida você deve adicionar o café juntamente com a água, mistura-los levemente, em seguida tampar e aguardar mais ou menos 5 minutos, depois de aguardar é só pressionar a haste até prensar todo o café que o mesmo irá ser filtrado.
O resultado desse processo é um café encorpado com sabor intenso e um aroma sensacional. Seu material é de vidro, tendo uma durabilidade muito boa.
Cafeteira aeropress
Um modelo bem parecido com a cafeteira francesa, é muito prático, a pressão do ar empurra o pó contra o filtro, o resultado é muito parecido com o da cafeteira de expresso.
Neste método encontramos a vantagem de não usar energia elétrica, seu material é de plástico e provavelmente durará a vida toda.
Cafeteira globinho
Essa cafeteira é menos conhecida, seu design é bem diferenciado, parecendo um aparelho de laboratório.
O pó é inserido na parte superior da cafeteira e a água na inferior, conforme a água ferve, ela sobe e prepara o café.
Quantos anos dura uma cafeteira?
Na hora de escolher uma cafeteira usada, uma dúvida muito comum é em relação à durabilidade futura do modelo usado.
Cafeteiras elétricas que usam filtro de papel ou cápsulas podem ter uma durabilidade menor, tendo em vista que dependem de muitos componentes para que funcionem perfeitamente. Por exemplo, se você chegar a quebrar uma jarra de uma cafeteira elétrica, pode ser que você perca totalmente a função do produto.
Mesmo podendo ter uma durabilidade menor, as cafeteiras elétricas usadas podem valer muito a pena, tendo em vista que são produtos caros, principalmente os modelos de cápsulas. Marcas como Nespresso, Dolce gusto e Três corações são conhecidas pela boa durabilidade e dependendo dos cuidados, podem durar mais de 10 anos.
Onde posso comprar uma cafeteira usada?
- OLX
- Mercadolivre
- Facebook Marketplace
- Enjoei
Mas caso você não queira comprar uma cafeteira usada, separamos algumas opções com preços acessíveis para facilitar sua escolha.
Cafeteira programável Oster
Ela tem um timer inteligente que permite você programar até 24 horas antes do consumo para já acordar com o seu café prontinho. Também contém filtro permanente e removível, não necessitando o uso de filtros de papel.
Nespresso Essenza Mini
A Nespresso Essenza Mini também é compacta e o design é o que chama atenção, é uma cafeteira muito bonita, e também uma boa opção para um café maravilhoso.
Três Corações Lov
A cafeteira Lov é uma boa opção, tanto para cafés ou outras bebidas, essa máquina é multibebidas e o seu preço é bem acessível.
Dolce Gusto Genio
O design dessa cafeteira é o que chama a atenção, ela também é multibebidas, e o seu preço é ameno comparado a outras cafeteiras da marca.