Chá de saquinho faz mal para saúde? Quais elementos evitar?
O chá é quase uma paixão nacional do brasileiro, que costuma recorrer à bebida para se acalmar, tratar de algum sintoma específico, ou simplesmente para começar o dia bem.
Em linhas gerais, o chá de saquinho pode sim fazer mal para saúde de acordo com o selante utilizado, que pode eliminar microplásticos nocivos. Ainda assim, essa não é uma regra geral e muitas empresas sabem dessa possibilidade e justamente por isso produzem os seus sachês com todos os cuidados para que não seja prejudicial à saúde.
Confira neste artigo se o chá de saquinho faz mal para saúde ou não, e quais os elementos que podem causar possíveis problemas, para que você tente evitá-los.
O chá de saquinho faz mal?
O chá de saquinho em si não faz mal para a saúde, mas por conta da embalagem escolhida por determinadas empresas pode acontecer de microplásticos se fundirem com as folhas já trituradas e desta forma causar danos à saúde.
Em 2019, um estudo da universidade americana American Chemical Society sobre chás trouxe dados relevantes a respeito do assunto e tratou de eliminar boa parte das dúvidas.
A pesquisa testou as quatro principais marcas de chás vendidas nas gôndolas dos mercados norte-americanos e revelou que em apenas um saquinho podem ser encontrados até 11,6 bilhões de microplásticos.
A reação do organismo aos microplásticos ainda é alvo de estudos, mas se sabe que essas partículas causam obstruções no sistema digestivo, liberam substâncias tóxicas e causam doenças, alterações hormonais e tumores de acordo com o tipo de plástico utilizado.
Isso acontece porque os saquinhos de chá costumam ser lacrados com polipropileno e, aos poucos, se desprendem e ficam nos resíduos do seu chá.
O chá pode prejudicar a flora intestinal e a mucosa gástrica?
A flora intestinal só seria fica prejudicada com chás que possuem um efeito laxativo, como o de sene. Inclusive, o abuso na utilização desses chás pode causar doenças intestinais.
Agora, em relação a mucosa gástrica, alguns chás possuem uma imensa quantidade de nutrientes e vitaminas, como o chá verde, que conta com vitamina B1, vitamina B2, vitamina C, manganês, ácido fólico e potássio.
E esses nutrientes, em grandes quantidades, podem prejudicar a mucosa gástrica, e em pessoas pré-dispostas a esses problemas, por exemplo, pode acabar causando dores de estômago.
Como saber se os saquinhos de chá são seguros
É possível se certificar da segurança dos seus saquinhos de chá de maneira bem rápida e simples, como veremos mais à frente.
Primeiro, chás com selos de biodegradáveis não têm nenhuma possibilidade de utilizar os selantes que eliminam microplásticos. As bebidas consideradas premium costumam ter o sachê biodegradável.
Outra possibilidade é dar preferência aos chás de saquinhos orgânicos. Por não se tratar de uma produção em larga escala, os chás orgânicos costumam utilizar selantes que favoreçam o consumo da bebida e evitam trabalhar com plásticos justamente pela possibilidade de interferir na mesma.
Se você consome os chás de saquinho dos supermercados, volte sua atenção à embalagem e confirme se não há epicloridrina.
Muitos produtos utilizam a epicloridrina na fabricação de embalagens e selantes, mas infelizmente este material pode ser cancerígeno, como mostra um estudo da Faculdade Oswaldo Cruz.
Se puder, dê preferência para chás a granel
Para acabar com qualquer preocupação, você deve cogitar a preferência por chás a granel, que são livres de agentes químicos. Também, chás a granel têm suas vantagens em relação ao tradicional e popular chá de saquinho.
Em comparação direta, o chá vendido a granel tem mais frescor e garante um sabor e aroma mais delicioso por ser produzido com ainda mais cuidado. Essa diferença se dá pela forma de produção.
Por não se tratar de um modelo industrial, o processo demora mais e prima pela qualidade da planta, passando por processos de seleção, secagem e divisão antes de serem colocados à venda.
Nós preparamos um artigo que explica todas as diferenças entre os chás de saquinho e a granel. Além disso, os chás a granel podem render bastante dependendo do seu modo de preparo, por isso é recomendado o uso de infusores de chás para se obter o máximo de cada chá.
Use infusores de chá
Se você ainda não conhece, os infusores de chá são perfeitos para filtrar qualquer planta de maneira rápida e prática, aproveitando ao máximo todo o potencial da sua bebida e sendo um acessório quase obrigatório.
Você pode encontrar centenas de modelos e tamanhos diferentes de infusores. Desta forma, tenha atenção redobrada em alguns detalhes.
Primeiro, escolha um infusor que atenda às folhas da planta, evitando qualquer possibilidade de deixá-las comprimidas. Considere que as folhas precisam de espaço quando o processo de infusão começar.
Por fim, também opte por infusores de cerâmica e aço inox. Caso encontre um infusor de preço e tamanho ideal para o seu dia a dia de plástico ou silicone, certifique-se que o produto tenha o selo BPA Free, que garante que os resíduos não serão eliminados em alta temperatura.