Chá para substituir o café: Conheça o melhor para dar energia

Que o café é o campeão em oferecer aquela energia extra no dia a dia nós já sabemos, mas muitas pessoas não podem consumir a bebida ou até mesmo preferem evitar. Existem diversas opções de chás que podem garantir essa energia e substituir o café no seu cotidiano, mas qual seria a melhor escolha?

Ao contrário do que muitos pensam, o chá também contém certa quantidade de cafeína, que pode ser alterada pelo tipo de preparo, e serve como um ótimo substituto do café no dia a dia. Assim, diversas opções como o chá preto, o de hortelã e diversos outros te garantem uma boa dose de energia extra.

Pensando nisso, separamos as principais informações sobre como o chá pode agir para oferecer mais energia no cotidiano, além das melhores opções para garantir esse efeito, a fim de te ajudar a descobrir como substituir o café por essa bebida. Confira a seguir!

Qual é o melhor chá para substituir o café?

Se você quer garantir aquela dose de energia extra no dia a dia mas não pode ou prefere não consumir o café, existem alguns tipos de chás que podem te ajudar com esse problema.

Assim, confira uma lista completa com as 10 melhores opções de chás para substituir o café e te garantir esse efeito no cotidiano!

1. Chá preto

O chá preto é um dos mais procurados quando o assunto é cafeína, e isso acontece devido às diferenças na sua produção, que o tornam mais oxidado, garantem uma coloração mais escura e um teor maior de cafeína na composição.



2. Chá de guaraná

O guaraná é uma ótima opção para a produção de refrigerantes, mas o que muitos não sabem é que essa fruta também pode ser utilizada na produção de chás e o seu pó garante uma boa dose de energia, apesar de ter um gosto mais forte em relação às outras opções.



3. Chá branco

O chá branco já é muito conhecido pelo seus benefícios à saúde, por ter efeito anti-inflamatório e antioxidante, prevenindo assim, doenças crônicas no futuro. Mas ele também é um grande agente energético no dia a dia devido à sua concentração de cafeína.



4. Chá verde

O chá verde é uma ótima opção em relação ao seu sabor refrescante e a sua ação, prevenindo doenças, por ser um agente antioxidante e garantir aceleração no metabolismo. Em relação à cafeína, essa bebida garante uma dose moderada e te oferece a energia necessária sem picos da substância durante o dia.



5. Chá indiano

Também conhecido como chai, o chá indiano tem em sua composição diversas especiarias como canela, gengibre, noz moscada, cardamomo e pimenta do reino. Pode garantie a energia necessária para enfrentar o dia a dia.



6. Chá mate

O chá mate é produzido com base na própria erva-mate e é muito consumido no sul do Brasil, sendo muito procurado para dar aquela dose extra de energia sem proporcionar picos desse efeito, ideal para quem lida com ansiedade ou hiperatividade, por conter uma proporção moderada de cafeína na sua composição.



7. Chá de gengibre

Já para aqueles que não podem consumir cafeína, o chá de gengibre é a pedida certa, pois não contém a substância mas possui propriedades termogênicas, ou seja, que esquentam o seu copo, o que acaba oferecendo uma dose de concentração e deixa o seu cérebro mais alerta no decorrer do dia.



8. Chá de canela

O chá de canela também conta com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, sendo uma ótima opção para o bom funcionamento da sua saúde, além de garantir uma dose moderada de energia, pois suas substâncias aceleram o metabolismo energético.



9. Chá de alecrim

Ao contrário das opções com cafeína, que garantem energia de forma direta, o chá de alecrim age eliminando o excesso de água do seu corpo e aumentando a circulação sanguínea, o que potencializa a oxigenação do seu organismo e oferece uma maior concentração e a dose necessária de energia.



10. Chá de hortelã

O chá de hortelã é a pedida certa para mulheres grávidas ou pessoas que são sensíveis à cafeína, pois possui pouca concentração da substância na sua composição, além de garantir uma respiração mais leve e ajudar na digestão após uma refeição.



Qual chá é bom para dar energia?

Todas as opções de chás da nossa lista podem te oferecer uma boa quantidade de energia, dependendo da frequência e quantidade do consumo no dia a dia, mas alguns podem garantir esse efeito de forma mais satisfatória.

Café ou chá: qual tem mais cafeína?

Antes de entender mais sobre a quantidade de cafeína do chá e do café, é essencial destacar que ambas as opções podem ser ótimas aliadas para a manutenção da sua saúde e devem ser consumidas de maneira moderada no dia a dia para garantir os benefícios.

O tipo de chá combinado ao processo de infusão e a diferença na temperatura podem alterar a proporção de cafeína na bebida e, assim, você consegue ter maior controle sobre o resultado final.

Outro ponto importante da cafeína nos chás é a sensação de relaxamento e concentração causada pela combinação com o aminoácido L-teanina e, além disso, ainda garante uma energia de forma controlada e evita picos.

Então, mesmo que o café tenha uma maior concentração de cafeína, os efeitos são evidenciados em ambas as bebidas, de formas distintas.

Por que escolher chá e não café?

O principal ponto que leva muitas pessoas a dar preferência aos chás é a relação da cafeína com quadros de ansiedade ou hiperatividade, o que pode ser bastante controlado com a escolha do chá.

Além disso, pessoas que são intolerantes à substância ou mulheres grávidas evitam o consumo de cafeína. Com isso, as pessoas que possuem alguma restrição, podem optar por chás ou até mesmo cafés descafeinados.


Gostou deste artigo?