Coador de pano ou de papel: Quais as diferenças? Saiba mais!

Cerca de 97% dos brasileiros utilizam esses dois tipos de coadores, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC). Certamente estamos incluídos nesses números, mas você sabe a diferença entre usar coador de pano ou de papel para preparar o seu café?

É certo afirmar que o café coado no pano é mais encorpado e que, por outro lado, os filtros de papel afinam a bebida e podem deixar algumas propriedades se perderem. Mas é claro que ambos os tipos apresentam suas vantagens e pontos menos atrativos na hora de preparar o seu café.

Seja pela região, praticidade ou outros fatores, existem pessoas que preparam café apenas em um dos tipos de coadores. Porém, existem algumas diferenças entre os dois modos de preparar o seu café e nós vamos contá-las agora para você!

As diferenças entre os coadores de pano e de papel

Embora sejam os líderes nas mesas de todos os brasileiros, existem algumas diferenças que podem influenciar no resultado do café. As distinções vão desde o tipo de material até o sabor da sua bebida.

O coador de pano prepara um café mais cremoso. Além disso, ele é muito prático e é ótimo para fazer cafés especiais. Isso se deve ao tecido de algodão que é responsável por filtrar o pó e que tem a trama (quantidade de fios no tecido do filtro) mais fechada, o que não deixa os óleos essenciais se perderem.

O coador de pano foi criado na Alemanha em 1908 e é reutilizável, ou seja, se bem cuidado, pode ser usado em dezenas de preparos. Enquanto o café que passa pelo pano fica mais consistente, o coador de papel entrega uma bebida leve, equilibrada e pura.

Embora o café seja mais puro, alguns óleos essenciais são perdidos durante o preparo com o filtro de papel. Além disso, por ser feito de celulose, é possível que o gosto do material faça parte da sua bebida matinal, o que não é tão agradável.


Coador de pano

Muito provavelmente, o coador de pano é o preferido por boa parte dos brasileiros. E não é para menos: ele entrega uma bebida mais encorpada e rica em óleos essenciais, o que ajuda a destacar os sabores e os aromas únicos de cada café.


Filtro de papel

Por sua vez, os filtros de papel são mais práticos e ideais para preparar bebidas mais leves e equilibradas. Há desde opções mais populares e conhecidas, como os filtros Melitta, até as mais sofisticadas e voltadas ao preparo de cafés mais complexos, como o Hario V60.


Mas então qual tipo de coador é melhor?

Isso depende do que você procura na sua bebida, mas o filtro de pano costuma ser o preferido dos brasileiros. Por não reter os óleos essenciais liberados durante a torra dos grãos, o resultado no copo é uma bebida mais agradável e complexa. Além de manter os óleos essenciais que completam o sabor do café, o coador de pano não compromete o seu resultado.

Mas você pode preferir uma bebida mais leve e, nesse caso, o filtro de papel pode entregar exatamente o sabor que você quer. Se você faz o seu café na cafeteira elétrica, não há muitas alternativas, mas ainda é possível beber um bom café.

Como preparar café com um coador de pano

Não há segredos para fazer um delicioso café, porém, seguindo alguns passos, você pode encontrar o equilíbrio perfeito para alcançar o melhor sabor.

O primeiro passo é esquentar a água. O ideal é que ela atinja uma temperatura em torno de 96 °C. Caso você não tenha um termômetro em casa, uma alternativa é deixar a água ferver e, enquanto prepara o pó de café, esperar ela esfriar por um tempinho.

Com a água na temperatura ideal, basta jogá-la sobre o pó de café, que já deve estar no coador. Há duas indicações para esse momento: fazer movimentos circulares enquanto despeja a água e não mexer o pó enquanto o café está passando pelo coador.

O coador de pano dura bastante? Como devo cuidar dele?

Como afirmamos anteriormente, se bem preservado, o coador de pano pode ser usado dezenas de vezes. De todo modo, estima-se que a vida útil desse coador é entre três e seis meses, o que varia de acordo com a quantidade de café que você faz.

Uma dica de higiene importante para a conservação do coador de pano é guardá-lo sempre na geladeira. Com o auxílio de um pote com água, por exemplo, você evita a proliferação de bactérias ou fungos.

Além disso, outro cuidado importante é evitar a utilização de sabão na hora de lavar o seu coador. De modo geral, basta lavá-lo apenas com água, retirando os resíduos de pó e, em seguida, deixando-o para secar em local arejado e limpo.

Para preparar um bom café, não é só o coador que importa

O coador não leva todo o crédito pelo resultado do seu café. Você sabia que a água e o pó utilizados também são muito importantes? Por isso, dê preferência à água filtrada ou mineral e aos grãos de boa procedência e qualidade.

Além disso, se atente às recomendações da embalagem, pois as medidas podem mudar de um pó de café para o outro.


Gostou deste artigo?