O que é café liofilizado? Conheça todas as suas vantagens!

Acordar atrasado e ainda precisar passar o café? Isso só acontece se você não conhece o café liofilizado e as suas vantagens.

O café liofilizado é um tipo de café solúvel, mas é um pouco diferente de outras opções que estão disponíveis no mercado. Isso porque ele passa pelo processo de liofilização, que consegue preservar as características sensoriais do café, como aroma, cor e sabor.

São diversas as diferenças do café liofilizado para o café solúvel popular, explicaremos neste artigo o que é liofilização, todas as diferenças deste tipo de café e as suas vantagens. Acompanhe.

O que é o café liofilizado?

É um tipo de café solúvel, popularmente chamado de instantâneo, mas que passa por um processo diferente chamado de liofilização. Isso é o que o diferencia de outros cafés solúveis disponíveis no supermercado.

Inicialmente, os cafés solúveis eram feitos apenas com cafés da espécie Robusta, que tem sabor mais intenso e amargo, visando ter custos menores.

O método utilizado para tornar o grão Robusta em café solúvel era feito a partir da secagem por pulverização sob vácuo. Neste processo, os componentes voláteis do grão são perdidos através da evaporação.

Ou seja, o sabor amargo natural da espécie usada, juntamente com a evaporação dos componentes responsáveis pelo aroma e sabor do café, fez diminuir o interesse dos consumidores pelo café instantâneo, que era tido como um produto de baixa qualidade.

Conforme a tecnologia foi avançando, um químico da Nestlé desenvolveu uma técnica chamada de liofilização, onde era possível obter cafés com grãos especiais, 100% Arábica, que no geral é a preferência de grande maioria dos apreciadores de café, pois sua qualidade é superior e seu sabor é mais adocicado e agradável.

O que é liofilização?

Os cafés liofilizados passam por um processo chamado freeze dried, que envolve alta tecnologia e rigorosos padrões de qualidade. Inicialmente, eles passam pelos mesmos processos do café em pó, mas após a torra e a moagem, recebe água quente para ser hidratado.

A fase em que o café é hidratado permite manter as características sensoriais da espécie Arábica, tornando a bebida mais atrativa e saborosa. Só depois disso ele é desidratado.

Processo de liofilização

Para que o café liofilizado seja produzido, boa parte do processo é feita igualmente a de um café solúvel comum. O que diferencia é o método de secagem, que é feito por meio da liofilização.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), a primeira parte do processo é comum a todos os tipos de café solúvel: os grãos são selecionados, torrados e moídos. Depois disso, é feita a extração, a concentração, a recuperação de aromas e o tratamento do extrato.

A partir daí, começa o processo de secagem, que é feito por liofilização. Nele, o extrato do café é congelado a uma temperatura de -40 º C para, então, receber grande quantidade de calor, o que faz com que toda água evapore.

Quando o processo de evaporação da água é concluído, o café é quebrado em pequenos tamanhos, assumindo a forma granulada e desidratada.

Processo de liofilização

Vantagens do café liofilizado

O café liofilizado possui muitas vantagens, a começar pela praticidade, permitindo que você tome um café fresquinho sempre que quiser. Além de também evitar desperdício, visto que quem usa café em pó geralmente faz uma garrafa cheia pela manhã, mas se não tomá-la até o final do dia, será preciso jogar fora o que sobra, porque fica frio.

O café liofilizado, diferente dos cafés solúveis tradicionais, mantém com maior intensidade o sabor e o aroma do café, vantagem que ocorre porque o processo de fabricação é diferente.

O sabor e o aroma também são mais intensos e saborosos porque geralmente são compostos de blends 100% Arábica, onde seus grãos são mais selecionados.

Além disso, o preparo é simples, basta apenas adicionar água ou leite quente e misturá-los. E para facilitar ainda mais, algumas marcas de máquinas de café possibilitam o uso do solúvel liofilizado para preparar a bebida.

Como fazer café solúvel liofilizado?

Não há nenhum segredo no preparo do café liofilizado. Ele é feito de uma forma prática e rápida, igual a qualquer outro café solúvel. Os únicos ingredientes que você vai precisar é um pouco de água e o café.

Se você reparar bem, cada marca sugere a quantidade ideal de água e de solúvel para preparar cada tipo de café. Sendo assim, você pode seguir as instruções do rótulo e, caso o sabor da bebida não o agrade, pode ir adaptando as quantidades de acordo com o seu paladar.

Saiba como fazer o café solúvel liofilizado no fogão ou no micro-ondas:

  • Esquente a água a cerca de 90º (ela chega a essa temperatura quando começa a formar bolhas no fundo da panela);
  • Coloque o café solúvel em uma xícara e jogue a água quente;
  • Mexa por cerca de 15 segundos para os grãos se dissolverem;
  • Pronto! Agora é só apreciar a bebida, com ou sem açúcar.

Como escolher um café liofilizado?

O café liofilizado já é um café com qualidade superior em relação às outras opções de cafés solúveis e, por isso, inclusive, é um pouco mais caro. Sendo assim, você pode escolher de acordo com a marca, os sabores e a intensidade do café.

Uma dica que vale a pena ser ressaltada é que você deve optar sempre por cafés produzidos com grãos Arábica, pois eles são de alta qualidade, são mais selecionados e têm um sabor mais intenso e acentuado. Normalmente, os cafés liofilizados já usam esse tipo de grãos, mas vale a pena conferir na embalagem.

Qual o melhor café liofilizado?

Existem várias opções de cafés solúveis liofilizados, por isso, não há como dizer qual deles é o melhor, pois isso pode variar de acordo com o seu gosto pessoal. Porém, há algumas marcas e linhas que se destacam pelos sabores, aromas e outras características.

Confira algumas das melhores opções disponíveis e decida qual é a ideal para você:


Native

O café Native é uma opção totalmente orgânica que promete o aroma e o sabor originais do café na sua xícara. Feito com grãos 100% Arábica, o nível de torra dele é a média clara, especialmente para preservar a acidez característica do café.


L’or

Com uma proposta refinada e aromática, o café L’or é feito com grãos cuidadosamente selecionados e resulta em uma bebida elegante e harmoniosa. A promessa é que você tenha acesso a um padrão elevado de qualidade, mesmo com a praticidade do café solúvel.


Suplicy

O café solúvel Suplicy é feito a partir de grãos brasileiros 100% da espécie Arábica. E para garantir a acidez e amargor equilibrados, o grau de torra dele é médio e alcança notas de aroma acentuado e corpo leve.


Nescafé Gold

O Nescafé Gold é o resultado de combinações de grãos nobres e torrados à perfeição. Ele é feito de grãos especiais 100% Arábica e tem 2 sabores liofilizados: o Equilibrado, com torra média e intensidade 8; e o Intenso, com torra escura e intensidade 9.



Gostou deste artigo?