Como armazenar o café em pó ou em grãos: Saiba mais!

Uma das melhores formas de manter o sabor e o aroma originais do café é armazenando-o corretamente na sua casa. Quer saber como? Confira a forma certa de guardar o café em pó ou em grãos sem interferir na qualidade!

Para preservar as características originais do café em pó ou em grãos é preciso escolher o pote correto e mantê-lo longe da luz. Outra forma de conservá-lo bem é não colocá-lo na geladeira e ficar atento à validade, para não consumi-lo após envelhecido.

Seguir outras dicas também é super importante para armazenar o seu café da forma correta, conservando a qualidade e as características naturais. Neste artigo, nós separamos as principais informações para você não errar na hora de guardar o pó ou os grãos!

Como armazenar o café em pó ou em grãos

Talvez você não saiba, mas tanto o café em pó quanto em grãos pode ser armazenado da mesma maneira. Mas vale lembrar que um café já moído perde as propriedades mais rápido do que um que ainda está em grãos.

Independentemente da forma que você o comprou, é necessário tomar alguns cuidados para que ele permaneça com as mesmas características até o momento do preparo.

Outra recomendação importante é: depois de consumir todo o café armazenado, lave o recipiente e, só quando ele estiver bem seco, reponha o produto, sem misturar o “novo” com o “velho”.

O melhor pote para guardar café

Como dissemos, o melhor pote para guardar o café deve ter uma boa vedação, com tampa de rosca ou fechamento hermético para preservar o sabor e o aroma até o momento de preparar a bebida. É recomendado deixar o pó ou os grãos bem protegidos, em um pote sem furinhos.

Outra dica simples e que faz toda a diferença é não deixar o café armazenado em sua embalagem original, a menos que ela tenha uma boa vedação. Em alguns casos, é comum que as pessoas abram a embalagem e depois fechem apenas com o prendedor.

Porém, esse tipo de armazenamento não é recomendado, já que o café fica mais exposto do que em um pote adequado e pode até absorver o cheiro de outros alimentos que estão por perto.



Mantenha-o longe da luz

Além de ser sensível ao ar, à umidade e ao calor, o café também deve ficar longe da luz para evitar a oxidação do pó ou dos grãos. O mais recomendado é que ele fique em um pote de cor escura para se manter conservado e com todas as características intactas.

Pode guardar o café na geladeira?

Como o café é sensível à umidade e a temperaturas extremas (como o frio), não recomendamos que ele seja colocado na geladeira. A menos que seja extremamente necessário ou que ele precise durar mais tempo do que o comum.

Se você optar por colocá-lo no refrigerador, utilize um pote bem fechado, evite abri-lo lá dentro e, antes de preparar a bebida, espere alguns minutos até que ele volte à temperatura ambiente.

Mas lembre-se que colocar o café na geladeira aumenta os riscos de ele oxidar e de absorver odores, já que, normalmente, vários outros alimentos também ficam na geladeira.

Em quanto tempo o café estraga?

Na verdade, o café não estraga facilmente. Ele envelhece, vence ou oxida. Contudo, qualquer um desses problemas pode acabar interferindo no aroma, no sabor e nas características primordiais da bebida.

Quando ele não é armazenado corretamente, por exemplo, as chances de oxidar são grandes, já que o processo de oxidação ocorre até quando o pó ou os grãos são rapidamente expostos ao ar, à luz ou a temperaturas extremas.

Nos outros casos, o mais recomendado é ficar de olho na data de validade e não consumir o café depois de muito tempo que estiver aberto, mesmo que ele esteja guardado nas condições ideais.

De acordo com o Primal Survivor, alguns cafés duram mais do que os outros. Confira qual é o tempo de duração dos três tipos principais, segundo informações do site!

Café em pó moído

Depois que os grãos de café são moídos, o pó fica mais exposto e pode oxidar rapidamente, fazendo com o que o sabor e o aroma originais sejam alterados.

  • Fechado: Pode durar por 5 meses após a data de vencimento.
  • Aberto: Pode durar de 3 a 5 meses após a data de vencimento.

Café em grãos

O café em grãos tem uma durabilidade maior do que o pó. Porém, eles também podem ficar menos saborosos com o tempo, pois passa pelo processo de torrefação antes de ser embalado.

  • Fechado: Pode durar de 12 a 24 meses após a data de vencimento.
  • Aberto: Pode durar de 6 a 12 meses após a data de vencimento.

Café instantâneo

O café instantâneo, também chamado de solúvel, passa por um processo de desidratação – que retira toda a sua umidade – e, por isso, pode ficar por anos em casa ou nas prateleiras dos supermercados. Mas ele precisa estar embalado corretamente.

  • Fechado: Pode durar mais de 10 anos após a data de vencimento.
  • Aberto: Pode durar de 1 a 10 anos após a data de vencimento.

Dicas para ter um café sempre fresquinho

Quer manter o seu café em pó ou em grãos fresquinhos e saborosos por mais tempo? Nós separamos algumas dicas que podem ajudar na conservação. Confira!

  • Prefira embalagens menores: Se você não consome muito café, opte por pacotes pequenos, de até 500 gramas, para que a embalagem não precise ficar aberta por muito tempo;
  • Evite deixá-lo aberto por mais de 15 dias: Como citamos, o café pode durar meses (aberto ou fechado), mas é recomendado consumi-lo o quanto antes. Afinal, quanto mais fresco, melhor é o seu sabor e aroma;
  • Prefira o café em grãos: Além de os grãos durarem mais do que o café em pó, moer o café na hora do preparo faz toda a diferença no resultado final;
  • Deixe-o longe de produtos com cheiro forte: É natural que alguns produtos exalem mais cheiro que outros. Entretanto, se eles ficarem muito perto, pode ser que o café absorva o odor para si;
  • Evite guardá-lo na geladeira: Como dissemos, o café na geladeira pode ficar úmido. Então, guarde-o lá apenas em casos de extrema necessidade;
  • Guarde-o corretamente: Caso queira, você pode deixar o pó ou os grãos na embalagem original e colocá-la dentro de um pote bem vedado. Ou seja, garante proteção dupla.

Gostou deste artigo?