Café solúvel: saiba o que é, como é feito e características

Se você gosta de café e de praticidade no seu dia a dia, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o café solúvel. Mas se você ainda não conhece esse tipo de café, confira seus principais detalhes e vantagens.

O café solúvel, também chamado de instantâneo, é o resultado da desidratação do extrato aquoso de café torrado e pode ser encontrado facilmente nas prateleiras de qualquer supermercado, em pó ou em grânulos. Ele é composto apenas por água e café, sem nenhum aditivo ou conservante. E para prepará-lo, não é preciso de nada além de uma xícara e água quente.

Apesar de dividir opiniões e algumas pessoas não gostarem do sabor do café instantâneo, ele é fortemente consumido no mundo inteiro e pode ser a praticidade que faltava no seu dia a dia.

O que é café em pó solúvel?

Em linhas gerais, o café solúvel nada mais é do que uma forma mais prática de preparar a bebida no dia a dia. Ele é composto apenas por café e água, e não conta com nenhum tipo de aditivo ou conservante. Como já adiantamos, o café instantâneo é fabricado a partir das variedades Arábica e Robusta, e resulta da desidratação do extrato aquoso dos grãos torrados.

Uma das marcas mais famosas de cafés instantâneos é a Nescafé. Muito provavelmente porque ela foi a primeira marca de solúveis do mundo, criando sua própria linha de produção e deixando o produto cada vez mais popular.

Processo

Antes de chegarem às prateleiras dos supermercados e ficarem prontos para consumo, o café solúvel passa por um longo processo industrial de fabricação, que segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), envolve alta tecnologia com rigorosos padrões de qualidade e sem nenhum tipo de contato manual.

Confira todos os passos do processo de produção:

  • 1. Seleção dos grãos de café;
  • 2. Torra;
  • 3. Moagem;
  • 4. Extração;
  • 5. Concentração;
  • 6. Recuperação de aromas;
  • 7. Tratamento de extrato;
  • 8. Secagem – que pode ser por aspersão (onde o extrato de café é pulverizado por um spray) ou por liofilização (onde o extrato de café é congelado e depois é aquecido para que a água seja condensada e removida);
  • 9. Aglomeração;
  • 10. Envase – onde são embalados.

O café instantâneo é de qualidade?

Por ser um pouco diferente dos outros tipos de café, algumas pessoas não gostam do sabor do instantâneo, e outras questionam se ele realmente é de qualidade. Provavelmente, você vai sentir a diferença quando tomá-lo pela primeira vez, mas eles são feitos de grãos selecionados de café de Arábica e Robusta, e garantem seguir rigorosos padrões de qualidade.

Vantagens do café solúvel

Além da praticidade do preparo, os solúveis também possuem outras vantagens e podem ser a opção ideal para você tomar um café saboroso mesmo nos dias mais corridos:

  • O café instantâneo é feito apenas de água e de café, não possuindo nenhum tipo de aditivos ou conservantes;
  • Não faz sujeira, já que exige apenas água quente para o preparo;
  • Se for bem armazenado, ele consegue manter o sabor e a qualidade por um longo tempo;
  • O café solúvel pode ser usado no preparo de várias receitas;
  • Ele não é caro e pode ser encontrado facilmente na maioria dos supermercados;
  • Por conta do processo de fabricação, o nível de cafeína dele é menor e pode ser uma opção para quem está pensando em diminuir o consumo de cafeína aos poucos.

Qual a diferença entre café em pó e café solúvel?

A principal diferença entre o café solúvel e em pó é, com certeza, o modo de preparo. Enquanto o solúvel é super prático e só precisa de um pouco de água quente para se dissolver, o café em pó precisa passar por algum tipo de filtragem. Mas existem outras diferenças entre eles que valem a pena ressaltar.

Um dos destaques fica por conta dos níveis de cafeína, que são menores no café solúvel do que no comum. Em contrapartida, no instantâneo há uma quantidade maior de ácido clorogênico, uma substância associada à prevenção e controle da glicemia, da pressão arterial e do colesterol.

Além disso, no café instantâneo pode conter até duas vezes mais acrilamida, que é uma substância que se forma quando os grãos de café são torrados e pode ser prejudicial à saúde. E, apesar de conservar os nutrientes e outros benefícios, o café solúvel acaba perdendo um pouco de algumas características, como o aroma e o sabor, por conta de algumas etapas de produção.

Mas não se preocupe, no quesito nutricional eles são praticamente iguais. A qualidade também não tem a ver com o tipo, ela vai variar de acordo com os grãos de café utilizados em qualquer uma das versões.

A maneira mais rápida de fazer café

Como nós já ressaltamos, a principal característica do café solúvel é a praticidade e a rapidez do preparo. Não há nenhum segredo para fazê-lo e não precisa de nada além de água.

Geralmente, cada marca sugere a quantidade ideal de água e de solúvel para preparar cada tipo de café. Então, é recomendado que você siga as instruções do rótulo e, caso não o agrade, você pode ir adaptando de acordo com o seu gosto.

Confira como preparar o café instantâneo no fogão e no micro-ondas:

  • Esquente a água a cerca de 90º (ela chega a essa temperatura quando começa a formar bolhas no fundo da panela);
  • Coloque o café solúvel em uma xícara e jogue a água quente;
  • Mexa por cerca de 15 segundos para os grãos se dissolverem;
  • Pronto! Agora é só apreciar a bebida, com ou sem açúcar.

Quais os tipos de cafés solúveis?

Existem três tipos de cafés solúveis: spray dried, aglomerado e freeze dried (liofilizado). Eles não possuem muitas diferenças na forma de produção, a distinção fica por conta do método de secagem. Saiba mais sobre cada um deles:

Spray dried

O spray dried é o café solúvel em pó, onde o extrato é submetido à altas temperaturas e à pressão, aumentando a concentração do produto e tornando-o volátil. Depois disso, ele é transportado para o topo de uma torre, é pulverizado e exposto ao ar quente até que perca a umidade e se converta em pó.

Aglomerado

O café solúvel aglomerado é produzido a partir do spray dried. Ele passa por um processo de aglomeração em um equipamento que junta o vapor e o pó com pressão e velocidade ideais para chegar na granulometria esperada. No fim, o produto fica uniforme e de fácil dissolução.

Freeze dried (Liofilizado)

Nesse método, o extrato de café é congelado a uma temperatura de -40ºC e, depois disso, passa pelos processos de moagem, secagem à vácuo e sublimação. Assim, ele desidrata e consegue preservar as qualidades aromáticas, gerando um café encorpado com qualidade superior.

Qual a forma mais saudável de consumir café?

Se for consumido com moderação, tanto o café comum quanto o café solúvel podem trazer muitos benefícios à saúde. O importante é você não consumi-lo em excesso, principalmente se tiver alguma restrição imposta por um médico ou alguma condição que recomende a redução de cafeína.

Sendo assim, fique atento às características dos cafés e o quanto elas podem ser benéficas para a sua saúde. Opte por bebidas produzidas com grãos de café arábica, que é de alta qualidade, é mais selecionado e tem um sabor mais intenso e acentuado. Nesse tipo, as ações antioxidantes ficam mais preservadas.

Os grãos solúveis podem ser uma ótima opção pela praticidade, mas quando for tomar o café preparado por outros métodos, prefira moer na hora do consumo. E se você gosta de adoçar o café antes de bebê-lo, escolha um adoçante mais saudável, como o mel, por exemplo.

Qual é o melhor café solúvel?

Atualmente, existe uma grande variedade de cafés solúveis. Além das marcas, é possível encontrar uma diversidade gigante de sabores e intensidades. Separamos algumas das melhores opções disponíveis para te ajudar a decidir qual delas é a bebida ideal para você:


Nescafé Origens do Brasil

O café solúvel Origens do Brasil, da Nescafé, é feito com grãos 100% Arábica e tem como proposta valorizar algumas regiões brasileiras. Essa linha conta com 3 sabores diferentes: Serras do Alto da Parnaíba (cultivado em Minas Gerais), São Sebastião do Paraíso (cultivado em Minas Gerais) e Chapada Diamantina (cultivado na Bahia), cada um deles com variações, aromas e tipos de grão distintos.


Nescafé Gold

O café solúvel Nescafé Gold é o resultado de combinações únicas de grãos nobres e torrados à perfeição. Ele também é feito de grãos especiais 100% Arábica e promete não decepcionar com os 3 sabores que tem disponíveis: Expresso, com torra média e intensidade 6; Equilibrado, com torra média e intensidade 8; e Intenso, com torra escura e intensidade 9.


Nescafé Tradição

O Nescafé Tradição é um café solúvel voltado para as pessoas que não são tão exigentes e ficam felizes com cafés mais simples. Ele é fabricado com 100% de grãos Conilon em torra forte, e você pode encontrá-lo em embalagens de 50g, 100g, 160g e 230g.


Café orgânico Native

O café solúvel Native é uma opção totalmente orgânica produzida a partir do método de liofilização para garantir que o aroma e sabor originais do café sejam mantidos. Feito com grãos 100% Arábica, o nível de torra dele é a média clara, especialmente para preservar a acidez característica do café.


Starbucks Dark Roast

Se você gosta do café da Starbucks, comprar o solúvel Starbucks Dark Roast pode ser uma ótima solução para ter a bebida da marca na sua casa. Ele é uma mistura arrojada da América Latina com um sabor doce e torrado e notas de chocolate escuro. Esse café é feito de grãos 100% Arábica com uma torra encorpada e marcante.



Gostou deste artigo?