Por que moer o café na hora? Faz diferença? Saiba mais!

Aqueles que apreciam um bom café na correria do dia a dia já devem ter ouvido falar que moer o café na hora faz muita diferença. Entretanto, como a produção da bebida tem suas particularidades, será que a moagem na hora faz diferença realmente?

A praticidade de um café já moído é inegável, principalmente no cotidiano do brasileiro, mas o processo da moagem feito na hora garante uma maior preservação das propriedades dos grãos, uma vez que eles estão frescos durante a produção, o que potencializa o aroma e o sabor da sua bebida.

Quer entender mais sobre a importância de moer o café na hora? Então este artigo é ideal para você! Separamos as principais informações sobre o processo, bem como os tipos de moagem e moedores ideais. Confira a seguir!

Por que moer o café na hora?

O principal motivo para moer o café na hora é a preservação da qualidade dos grãos, uma vez que, quanto mais frescos eles estiverem, mais preservadas as suas propriedades ficarão, o que irá resultar em uma bebida com aroma e sabor mais apurados.

Após o processo da moagem, os grãos vão perdendo as suas propriedades naturais, assim como o seu sabor e aroma característicos, uma vez que o café oxida com o tempo e não consegue preservar a sua qualidade.

Faz diferença moer o café na hora?

A resposta para essa pergunta é: sim! Moer o café na hora faz diferença em relação à qualidade da bebida, uma vez que os grãos estarão frescos e com suas características naturais bem preservadas na hora da extração.

É exatamente por isso que você pode ver em cafeterias renomadas os baristas moendo os grãos antes de preparar a bebida, para conseguir manter a qualidade do café e entregá-lo da melhor forma ao cliente.

A pureza e a integridade do café são garantidas

Um problema recorrente e que compromete a pureza dos grãos no cotidiano dos brasileiros é a adição de compostos no café já moído, como milho e soja, por empresas que não prezam pela integridade da bebida.

Ao moer o café na hora do preparo, você garante a certeza de que os seus grãos ainda estão puros e sem componentes adicionais, produzindo assim um café com maior qualidade e integridade nas suas propriedades.

Uma boa forma de garantir a qualidade do seu café é verificar se ele tem o selo de pureza da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) para não haver dúvidas na hora da compra.

O aroma e o sabor são os melhores possíveis

Os grãos do café são altamente sensíveis ao processo de oxigenação, principalmente depois de moídos, o que acaba modificando tanto o seu sabor quanto o seu aroma original e é por isso que é uma bebida feita para passar pelo processo da moagem no momento do consumo.

A forma mais comum de venda do café é em pó, embalado à vácuo, para uma melhor preservação. Entretanto, no momento da abertura do pacote, o pó já inicia o seu processo de oxidação, mesmo que em baixa escala, o que compromete as propriedades naturais dos grãos.

Por isso, o melhor jeito de garantir um sabor e aroma naturais do café é fazer o processo da moagem em, no máximo, 30 minutos antes do consumo, caso seja feito na sua casa. Em cafeterias, o ideal é priorizar pela moagem do café no momento do preparo.

Como moer os grãos de café na hora?

Você já entendeu a importância de moer o café na hora e qual é a diferença que esse processo faz no resultado da bebida, mas ainda precisa saber como fazer a moagem dos grãos no momento do preparo.

Há dois fatores principais a serem definidos: o método que você irá utilizar para moer os grãos de café e o nível da moagem, ou seja, a granulometria que define o tamanho do pó. Confira a seguir mais sobre eles!

Tipos de moedores

O primeiro fator a ser definido para a moagem do café na hora é o tipo de moedor que você irá utilizar e, atualmente, existem duas opções principais no mercado, os moedores manuais e os elétricos.

Para os que preferem processos mais tradicionais, os moedores manuais são ideais, eles não produzem calor para não comprometer a integridade dos grãos e contam geralmente com lâminas de cerâmica.

Já os moedores elétricos são indicados para os que preferem mais praticidade, já que você só precisa apertar um botão e deixar o utensílio fazer o trabalho, além de ser um processo mais ágil.

Tipos de moagem

Outro ponto que você deve definir antes de preparar a sua bebida é o tipo de moagem que você irá realizar, uma vez que ela influenciará na textura e, consequentemente, na qualidade do seu café.

Os tipos de moagem podem variar desde a moagem grossa até a extra fina, na qual o café se torna um pó muito fino, como uma farinha. Para os que passam o café no filtro, o tipo mais indicado é a moagem média ou a fina, já para quem gosta de utilizar um coador de pano, é ideal optar pela média.

Agora, se você tem uma cafeteira italiana, pode ser mais indicado moer os seus grãos no tipo médio grosso, enquanto para a prensa francesa, a moagem grossa é a que vai garantir melhores resultados.

Para preparar o café perfeito, moa os grãos na hora e se atente a outros detalhes

Como você pôde perceber ao longo deste artigo, preparar um café demanda uma certa atenção a alguns detalhes, além disso, os processos certos podem garantir uma maior qualidade na sua bebida.

Por isso, para preparar o café perfeito, a dica principal é a de moer os grãos no momento da produção, pois assim você consegue preservar as propriedades naturais e garantir uma bebida com aroma e sabores apurados.

Além disso, ter em mente o tipo de moedor e a moagem ideal para a sua bebida é essencial na produção, bem como utilizar sempre água filtrada e procurar grãos da melhor qualidade para o seu café.


Gostou deste artigo?