Como fazer café na cafeteira italiana: Aprenda em 7 passos!

Há diferentes formas de extrair o café para apreciá-lo, e um método bastante conhecido é a cafeteira italiana. Mas se você tem dúvida de como preparar a bebida com esse método, este artigo pode te ajudar!

A cafeteira italiana (também conhecida como Moka) entrega um café mais forte e encorpado. Para preparar o café nessa cafeteira você só precisa adicionar o pó em um compartimento, a água em outro, esperar a bebida começar a subir e desligar o fogo. E então o seu café estará pronto!

Apesar de ser bem fácil de usar, a cafeteira italiana pode apresentar algumas dúvidas, por ter um método de extração diferente dos demais. Mas neste artigo nós te contamos como usá-la corretamente e preparar um café perfeito.

Como usar a cafeteira italiana/Moka

Apesar de não ser um método de extração tão popular no Brasil, preparar café na cafeteira Moka não é difícil, pelo contrário, é super simples. Porém, é necessário um pouco mais de atenção para não deixar a bebida passar do ponto.

Cafeteira Italiana/Moka

Esse tipo de cafeteira conta com duas partes que se juntam através de rosqueamento.

Cafeteira Italiana/Moka

Um dos compartimentos fica na parte superior e serve para receber o café depois de pronto.

Cafeteira Italiana/Moka

O outro tem o papel de armazenar a água e ficar em contato com o fogo durante o preparo.

Cafeteira Italiana/Moka

Enquanto uma outra peça de metal com furinhos, que fica no meio, armazena o pó do café.

Veja o passo a passo de como fazer café na cafeteira italiana e aprenda a deixar a sua bebida perfeita:

  1. Preencha o compartimento inferior com água até a válvula de segurança;
  2. Coloque o café na peça de metal pequena até a borda, mas sem pressioná-lo — para este método, a moagem ideal é a média grossa, com uma textura parecida com areia ou açúcar cristal;
  3. Encaixe a peça metálica no compartimento inferior e, depois, rosqueie a parte de cima nele;
  4. Respingue um pouco de água fria dentro do compartimento superior, assim não há riscos de a bebida queimar quando sair e bater no metal quente;
  5. Conforme a pressão for aumentando, a água será empurrada para fora, passará pelo pó de café e chegará ao compartimento superior;
  6. Quando a bebida começar a subir, desligue o fogo ou abaixe para a temperatura mínima;
  7. Feche a tampa para o café não vazar e aguarde a conclusão do processo.

Pronto! Agora é só servir e apreciar o seu café.

A moagem ideal para a cafeteira italiana

Muitas pessoas não sabem, mas cada método de preparo de café exige uma moagem diferente. No caso da cafeteira italiana, o tipo de moagem ideal é a média grossa, que tenha uma textura de areia ou de açúcar cristal.

Caso a moagem esteja fina demais, a água vai ter bastante resistência para passar e, no final, a bebida vai ficar mais forte e amarga do que deveria. E se ela estiver muito grossa, a água não vai encontrar resistência nenhuma, vai passar facilmente pelo pó e não vai extrair todo o potencial do café.

Por isso, não hesite em investir em um moedor manual ou elétrico, assim você conseguirá moer os grãos da forma correta.


Cafeteira Moka

Esta cafeteira italiana tem capacidade para preparar até 300 ml de café, conta com válvula de segurança e é produzida em alumínio espesso e resistente.


Cafeteira Moka Bialetti

Da tradicional marca italiana Bialetti, esta cafeteira Moka está disponível com diferentes capacidades e é produzida em alumínio polido e durável. Embora seja um pouco mais cara do que outros modelos, a Bialetti é a marca original das cafeteiras italianas, possuindo qualidade inigualável.



Gostou deste artigo?