Qual o melhor chá de saquinho? As 9 melhores opções

O chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores e raízes de plantas. Sendo também servido em sachês para facilitar o dia a dia do consumidor, ele se tornou popular nas prateleiras dos supermercados. Saiba quais são os melhores chás de saquinho.

Selecionamos, em ordem, os melhores chás de saquinho disponíveis no mercado. São eles: o Chá de Hibisco, Chá Verde, Chá de Gengibre, Chá de Camomila, Chá de Cidreira, Chá de Melissa, Chá de Boldo, Chá de Carqueja e Chá de Hortelã. Cada um com seus benefícios e sabores.

Confira neste texto mais detalhes sobre esses diferentes tipos de chá de sachê, de onde vieram seus sabores, quais são os seus benefícios e como escolher o melhor para você poder saborear.

Quais os melhores chás de sachê?

Para saber quais são os melhores chás de sachê, você deve analisar o sabor com base em seu paladar. Alguns chás são mais ardentes, outros são mais amargos e há também os mais adocicados.

Além do sabor, você também deve analisar os benefícios que cada chá pode lhe proporcionar. Como cada um possui propriedades únicas, você pode optar por escolher aquele capaz de ajudar a resolver os problemas que você tem. Por exemplo, se você é uma pessoa ansiosa, pode escolher o de camomila; se você quer emagrecer, pode escolher o chá verde.

Mas lembre-se: nenhum chá é capaz de substituir remédios! Eles apenas auxiliam no alívio dos sintomas. Por isso, se você sentir qualquer sintoma relevante, procure ajuda médica e não se automedique.

A seguir, mostraremos os melhores chás que possuem a combinação de excelentes sabores com ótimos benefícios. Confira!

Chá de Hibisco

O chá de hibisco é preparado a partir do botão seco da Hibiscus sabdariffa (ou vinagreira). Ele possui um aroma agradável, cor avermelhada e gosto amargo. É um grande aliado na prevenção de doenças, pois tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam no controle de pressão arterial e na prevenção de problemas no fígado.

O chá de hibisco é um grande aliado nas dietas de emagrecimento, uma vez que não contém calorias e é diurético, além de possuir polifenóis, principalmente antocianinas, compostos fenólicos e flavonoides, que diminuem a absorção de gordura no intestino e auxiliam na queima de gordura acumulada.

Chá Verde

O chá verde é produzido a partir das folhas da planta Camellia Sinensis. É utilizado na medicina chinesa e japonesa há muito tempo. Tem sabor amargo, com um pouco de doçura. Mas, para disfarçar o amargo, pode ser combinado com folhas de menta. Pode ser tomado quente ou frio.

Possui as seguintes substâncias: oxidantes, cafeína, vitaminas, cálcio, aminoácidos, magnésio, zinco, potássio e ferro, que ajudam a prevenir muitas doenças e fortalecem o sistema imunológico.

Alguns dos principais benefícios que o chá verde pode proporcionar são: reduzir o risco de câncer, melhorar as funções cognitivas, estimular o cérebro, ajudar a emagrecer e combater a hipertensão.

Chá de Gengibre

O chá de gengibre é feito a partir da infusão de pedaços da raiz de uma planta nativa da Ásia. Tem sabor e aroma ardentes e é rico em nutrientes como vitaminas A, B, C e D, potássio, zinco, magnésio, cobre e selênio.

Ele é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório que ajuda até na prevenção de câncer colorretal, úlceras no estômago e doenças de garganta e respiratórias. Outros benefícios são o alívio de náuseas e de dores musculares, auxílio na prevenção de gastrites, no emagrecimento, na digestão e na diminuição da dor em cólicas menstruais.

Chá de Camomila

A camomila é uma planta medicinal com nome científico Matricaria recutita. O chá de camomila tem um sabor delicado com notas florais. Ele possui propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, anti-espasmódicas e cicatrizantes.

O chá de camomila ajuda na digestão, no tratamento da ansiedade, a acalmar, a diminuir a hiperatividade, a aliviar o estresse, a tratar problemas no estômago, a combater cólicas cólicas menstruais e enjoos, no tratamento de feridas e na prevenção de úlceras no estômago. É bastante benéfico para quem sofre de insônia.

Chá de Cidreira

A erva cidreira é uma planta medicinal da família da hortelã e do boldo, sendo rica em compostos fenólicos e flavonóides, com propriedades calmantes, relaxantes, sedativas, antiespasmódicas, anti-inflamatórias e antioxidantes. Seu chá tem aroma e sabor cítricos, semelhantes aos do limão.

Ele ajuda em problemas estomacais, como gases, e tem efeitos calmantes que melhoram a ansiedade e a insônia, assim como a camomila. Outros benefícios são o fortalecimento do sistema imunológico, alívio da tosse, alívio das dores de cabeça, ajuda na digestão, alívio de cólicas menstruais e intestinais.

Chá de Melissa

Melissa, ou Melissa officinalis (nome científico da planta), conhecida também como capim-cidreira, é um tipo de planta que tem origem em algumas regiões da Europa e da Ásia. É muito utilizada na medicina natural, na forma de chá de melissa.

Os ativos presentes na planta são: ácido rosmarínico, flavonóides, taninos, eugenol, compostos polifenólicos, cobre, zinco e outras vitaminas. A planta é da mesma família da hortelã, da menta e do boldo.

Entre os benefícios do chá estão a melhora na digestão, alívio de cólicas e melhora do sono. Também é antioxidante, reduz a ansiedade e elimina fungos e bactérias. Tem sabor refrescante e adocicado, bem similar ao chá de menta.

Chá de Boldo

Sendo também uma planta medicinal, o boldo contém substâncias como boldina ou ácido rosmarínico, que são usadas como remédio caseiro para tratar o fígado, uma vez que possuem compostos que auxiliam na digestão e nas funções hepáticas.

O chá de boldo possui um aroma semelhante ao de hortelã, mas o sabor é mais amargo. É indicado para quem sofre de distúrbios digestivos leves. Ele diminui o inchaço, fortalece o sistema imunológico, é anti-inflamatório, diminui os gases, diminui a azia, auxilia no tratamento da gastrite e desintoxica o organismo como um todo.

Mesmo tendo inúmeros benefícios, o boldo deve ser usado com precaução por ter alguns efeitos colaterais quando consumido em quantidade excessiva. Ele também é contraindicado para mulheres grávidas, pessoas com hepatite aguda e pedra na vesícula.

Chá de Carqueja

O chá de carqueja é feito a partir das folhas de carqueja (Baccharis trimera). Uma planta medicinal muito cultivada nos países da América do Sul, é utilizada para preparar chás e remédios fitoterápicos. Ela possui propriedades hipoglicemiante, antimicrobiana, anti-hipertensiva e anti-inflamatória.

O chá de carqueja possui um alto teor de ferro, auxiliando no tratamento da anemia. Além disso, ajuda a combater inflamações, a eliminar as toxinas do fígado e a fortalecer o sistema imunológico. É antioxidante e ajuda a controlar diabetes e a combater a má circulação.

Chá de Hortelã

Erva oriunda da Europa e do sul da Ásia, a hortelã tem ações analgésicas e antiespasmódicas. O chá de hortelã é bom para diminuir enjoos e melhorar a digestão. Além disso, ele possui compostos fenólicos, que são ótimos antioxidantes.

O chá de hortelã ajuda a combater e prevenir gripes, resfriados e doenças respiratórias. Melhora o hálito, protege dentes e gengivas, faz bem para a pele, melhora a digestão e promove a remoção de toxinas do corpo.

Outra curiosidade é que a hortelã também é um bom antiparasitário, combatendo infecções como a amebíase e a giardíase. O sabor do chá é refrescante e levemente adocicado.

Como escolher o melhor chá de saquinho

Para escolher o melhor chá de saquinho, atente-se às seguintes coisas: os benefícios oferecidos, o sabor que mais te agrada e se as embalagens são biodegradáveis. Se possível, dê preferência aos orgânicos, uma vez que são melhores para a saúde e têm menos compostos químicos.

Procure também nas embalagens se eles são "livres de epicloridrina", um potencial cancerígeno que é muito utilizado na fabricação de alguns produtos industrializados.

Entretanto, se está em dúvida de qual chá escolher e quer aproveitar todos os benefícios de diferentes tipos de chás, você pode optar por escolher caixas de chá com sachês sortidos.

Faz mal tomar chá de sachê?

O chá de saquinho propriamente não faz mal para saúde, mas a sua embalagem pode trazer malefícios. O sachê passa por um processo de branqueamento, utilizando compostos químicos que contêm substâncias tóxicas para a saúde.

Por isso, pesquise antes e prefira os chás com sachês mais amarelados, que são mais naturais. Ou opte pelos chás a granel, que contêm as folhas inteiras e não ervas trituradas em processos que diminuem os nutrientes e a qualidade da bebida.

Portanto, agora que você sabe todas as informações sobre sabores de chá de sachê, quais são suas propriedades e benefícios, escolha o que mais te agrada e aproveite para incluir o chazinho na sua rotina.


Gostou deste artigo?