Tomar café causa dor de barriga? Entenda os motivos
Se para você é comum que o café desperte a vontade de ir ao banheiro, saiba que isso ocorre por um motivo e nesse artigo você descobrirá qual é este motivo.
Tomar café causa dor de barriga? A acidez do café faz com que ocorra no estômago maior secreção do ácido gástrico, que é o fluido responsável pela quebra das proteínas ingeridas. Além disso, ele possui ácido clorogênico que estimula o estômago a despejar os alimentos no intestino. É por isso que o café pode sim causar a famosa dor de barriga.
É importante ressaltar que, trazemos essa informação como especialistas sobre café e, portanto, esse artigo não serve como diagnóstico médico. Ao identificar problemas com o consumo de qualquer alimento, procure sempre por um profissional da saúde. Mas, se a sua dúvida aqui é apenas quanto a ação do próprio café no organismo, então continue lendo esse artigo.
Por que café me faz sentir dor de barriga?
O café é uma bebida ácida e quando entra em contato com o estômago, faz com que ele secrete altos níveis do ácido gástrico. Esse ácido é natural do organismo e é quem ajuda o sistema digestivo a fazer a quebra das proteínas e fibras, facilitando a digestão e absorção dos nutrientes pelo organismo.
Outra substância que faz parte dos grãos de café, é o ácido clorogênico. Sua ação estimula o estômago a despejar no intestino os alimentos. É por isso que, para uma boa parte dos consumidores de café, é muito comum que alguns minutos após ingerir a bebida, surja a chamada dor de barriga.
Vale lembrar ainda da alta concentração de cafeína, que é um poderoso estimulante no organismo.
Porém, também pode ocorrer a sensação dolorosa quando o café entra em contato com o estômago. O que provoca isso é a acidez e, portanto, nesses casos, é preciso de um diagnóstico médico, já que pode ser um sintoma de gastrite.
O consumo de café pode causar esse tipo de reação em maior ou menor grau, podendo variar de pessoa para pessoa e principalmente, dependendo do tipo de café que está sendo ingerido. Isso ocorre porque, geralmente, os grãos com menor qualidade possuem concentrações maiores do ácido clorogênico.
Exemplos de cafés feitos a partir desses grãos, são os solúveis. Além de fazer parte da receita de bebidas como a cerveja, geralmente, as mais baratas.
Por que tomar café me faz ir ao banheiro?
O que acontece é que, após uma média de 4 minutos, o café vai afetar o movimento do intestino grosso, da mesma forma que acontece quando fazemos uma refeição grande.
Isso desencadeia uma espécie de “chamado digestivo”, que é quando ocorre um aumento dos níveis dos hormônios gastrina e colecistocinina, que provocam a liberação de enzimas biliares e digestivas e fazem a ativação do peristaltismo, que são aquelas ondas de contrações musculares que auxiliam na movimentação dos resíduos dentro do corpo e para fora dele.
É possível resolver este problema?
Primeiramente, é importante enfatizar que o fato de sentir vontade de ir ao banheiro após tomar café é um efeito da bebida e não um problema fisiológico. Porém, se isso incomoda, o que pode ser feito é uma redução no consumo ou a substituição por cafés com baixo teor de cafeína, talvez procurando por grãos 100% arábica, de maior qualidade.
Nos cafés expressos, por exemplo, o contato entre a água e o café ocorre por tempo menor, e por conta disso, eles contêm menor teor de cafeína.
Lembrando que essa não é uma resposta baseada na medicina. O mais indicado, em casos de sensibilidade, é procurar por um médico.
Isso pode estar associado à gastrite?
Sim. Se você sente dores no estômago após beber café, esse pode ser um sinal da doença. O café não é o causador da gastrite. O que ocorre é que ele pode acentuar os sintomas da doença quando entra em contato com a mucosa gástrica e estimula o sistema nervoso.
Nesses casos, geralmente, o indicado é a redução do consumo ou até mesmo a retirada da dieta. Mas, isso vai depender do diagnóstico, bem como das recomendações médicas em cada caso.
Café faz mal à saúde?
Essa é uma dúvida bastante comum e a resposta é simples: O café não prejudica a saúde. A bebida é contraindicada para algumas pessoas que apresentam quadros de insônia, de irritações no estômago, hipersensibilidade à cafeína, osteoporose avançada, dentre alguns outros problemas.
Isso ocorre porque as substâncias contidas na bebida podem ampliar sintomas dessas doenças, já existentes. Fora esses casos, o café pode ser consumido sem preocupações, é claro que, buscando sempre evitar os excessos. Afinal, tudo na vida precisa ter um equilíbrio.
A verdade é que, além do prazer de degustar um bom café, ele pode promover benefícios à saúde (confira todos os benefícios do café), é estimulante e capaz de proporcionar momentos muito especiais.