Chás para imunidade: 8 opções excelentes para a saúde

Com a correria do dia a dia, se alimentar bem e manter uma rotina saudável tem se tornado uma tarefa difícil, comprometendo muitas vezes o sistema imunológico. No entanto, existem diversas opções de chás que podem ajudar a minimizar esse problema. Descubra aqui quais são eles!

Alguns compostos de plantas conhecidas podem contribuir fortemente para um aumento da imunidade. Por isso, essa bebida é uma grande aliada no cotidiano de todos. Entre as opções mais recomendadas, as melhores são: equinácea, boldo, chá verde, alho e genciana.

Quer saber mais sobre a atuação desses e outros chás na sua imunidade, bem como outros benefícios que podem ser aproveitados no consumo dessas bebidas? Confira a seguir o nosso guia completo com 8 opções excelentes para a saúde.

Melhores chás para aumentar a imunidade

O estilo de vida atual está se tornando cada vez mais acelerado, com menos tempo dedicado aos cuidados com a saúde. Dessa forma, é muito comum que o seu corpo se torne mais frágil, se tornando suscetível a doenças virais ou infecções.

Além disso, com as variações de estações no Brasil e a chegada de temperaturas mais baixas, doenças como gripes e resfriados se tornam mais presentes em todo o país.

Esses são problemas ainda maiores se tratando de pessoas que costumam frequentar ambientes fechados. Nesses locais, a transmissão de vírus se torna muito mais rápida.

Além de ser uma opção gostosa de bebida quente para os dias de frio, você ainda fortalece o seu organismo.

Pensando em adicionar os chás e seus benefícios à saúde no seu dia a dia, nós vamos te apresentar as melhores opções:

1. Equinácea

Equinácea

Também conhecida como flor-de-cone, púrpura ou rudbéquia, a equinácea é uma planta utilizada há anos para fins medicinais, principalmente para o tratamento de gripes e resfriados.

Ela possui uma forte atuação anti-inflamatória e antioxidante na saúde, sendo uma ótima opção para aumentar a imunidade. Além disso, o efeito bactericida aliado à presença de vitamina C em sua composição potencializa a ação no sistema imunológico.

No combate à gripe, a equinácea atua principalmente na redução de sintomas comuns, como nariz entupido e garganta inflamada. Ela ainda minimiza a duração dos resfriados, comuns em locais com grandes variações de temperatura.

2. Guaco

Guaco

O chá de guaco é muito utilizado no combate a doenças respiratórias, uma vez que fortalece as defesas do organismo contra vírus e bactérias. Ele também possui atividades anti-inflamatórias, antialérgicas e antibacterianas.

O guaco também possui ação expectorante e antialérgica. Por isso, ele se torna uma boa alternativa para minimizar os sintomas da gripe e da rinite.

3. Gengibre

Gengibre

Embora seja muito conhecido há anos como um aliado no combate a enjoos e na melhora da digestão, essas não são as únicas ações do gengibre. Ele também possui compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, garantindo assim uma proteção maior contra doenças.

O gingerol, presente em sua composição, atua combatendo vírus, bactérias e fungos no organismo. Por isso, o chá de gengibre se tornou o queridinho entre as opções para problemas de imunidade baixa.

A sua ação anti-inflamatória é a sua principal característica para a imunidade. Ela favorece o bom fluxo sanguíneo ao ajudar na dilatação dos vasos, permitindo assim uma melhor reação imune do corpo.

4. Chá verde

Chá verde

Um dos queridinhos dos amantes dessa bebida, o chá verde possui uma forte ação na prevenção de alergias respiratórias, além de combater os sintomas da rinite. A presença de polifenóis em sua composição é a principal característica que colabora com esses fatores.

Eles são compostos antioxidantes que fortalecem o seu sistema imunológico, além de minimizar os riscos de doenças cardiovasculares. Já as catequinas, um tipo de polifenol presente na planta, é capaz de eliminar o vírus influenza, causador da gripe.

5. Limão

Limão

Devido à abundância de Vitamina C em sua composição, o limão é uma das frutas mais conhecidas na prevenção de gripes e resfriados. Essa substância ajuda na produção de anticorpos, sendo uma forte aliada contra doenças.

Além disso, ao ser fervido para a preparação do chá, ele libera polifenóis, compostos antioxidantes que potencializam a ação benéfica ao sistema imunológico. A bebida ainda possui propriedades antimicrobianas, agindo contra bactérias no organismo.

Por fim, essa fruta pode contribuir para a produção de colágeno, fortalecendo os tecidos. Essa característica otimiza a proteção do corpo contra microrganismos invasores.

6. Boldo

Boldo

Apesar de ser um dos chás mais utilizados no combate a constipação, esse não é o único benefício do chá de boldo. Essa é uma das opções que mais garantem ações benéficas ao seu sistema imunológico.

Isso acontece porque essa planta é uma imunomoduladora natural, ou seja, ela atua diretamente no sistema imunológico, modulando-o para fortalecer suas defesas. Assim, a resposta orgânica contra doenças acontece de forma mais efetiva.

Dessa forma, ela evita problemas causados por vírus, bactérias, fungos e protozoários no organismo. Além disso, o boldo é um ótimo aliado no controle do estresse, que contribui para a baixa imunidade.

7. Genciana

Genciana

O chá de genciana também está entre as melhores opções para garantir o fortalecimento do sistema imunológico. Ele promove naturalmente uma ação antimicrobiana na saúde, prevenindo assim doenças relacionadas a vírus e bactérias.

Além disso, essa planta estimula a produção de glóbulos brancos, que atuam na defesa de doenças respiratórias, tais como sinusite, faringite e bronquite.

Apesar disso, a bebida não é indicada para gestantes e lactantes. E, quando consumida em grandes quantidades, ela pode causar desconforto gastrointestinal.

8. Alho

Alho

Embora não tenha um gosto tão agradável, o chá de alho é uma excelente opção para fortalecer a sua imunidade. Ele possui compostos antivirais que atuam na prevenção de doenças comuns, como gripes e resfriados.

Essa bebida ainda é repleta de antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias, que potencializam a sua ação. Além disso, a alicina, substância presente no alho, possui ação antibactericida, melhorando a resistência do organismo.

Caso você queira aproveitar esses benefícios, mas não goste do sabor da bebida, pode adicionar um pouco de mel e limão para disfarçá-lo.

Dicas para manter a imunidade alta

Que os chás podem ser grandes aliados no fortalecimento do seu sistema imunológico, você já sabe. No entanto, o consumo dessa bebida não deve ser a sua única medida para garantir benefícios à saúde.

Pensando nisso, nós trouxemos algumas dicas que você pode adotar no dia a dia para manter a imunidade alta:

  • Se alimentar corretamente, ingerindo vitaminas e minerais essenciais;
  • Manter o cuidado com a saúde física e mental em dia;
  • Tomar um pouco de sol diariamente;
  • Ter uma boa rotina de sono;
  • Praticar exercícios com frequência;
  • Reduzir o consumo de alimentos industrializados;
  • Evitar álcool e cigarros.

Unindo essas dicas ao consumo dos chás apresentados, você com certeza manterá a sua imunidade fortalecida!


Gostou deste artigo?

Pode ser que você goste   Emoji piscando

Chá verde e chá preto: Entenda todas as diferenças!

Seja quente ou gelado, o chá é uma das bebidas mais consumidas em todo o Brasil. Se você é um amante desse produto, já deve ter ouvido falar do chá preto e do chá verde. Mas afinal, quais as principais diferenças entre eles? Continue lendo e descubra tudo...

Qual a temperatura da água para fazer chá: O guia completo!

O chá é o queridinho dos brasileiros, ficando atrás apenas do café na lista das bebidas mais consumidas no país. Embora o preparo seja muito conhecido e bastante simples, muitas pessoas se confundem quanto à temperatura ideal da água para a receita. Por i...