Qual a diferença entre o café solúvel e o café normal?

Quando compramos café nos mercados sempre vemos duas opções disponíveis: café solúvel e em pó. Como o próprio nome diz, eles não são a mesma coisa. No entanto, você sabe qual é a diferença entre o café solúvel e o café normal?

Basicamente, as principais diferenças entre esses dois tipos de café está no processo de fabricação e no modo de preparo. Enquanto o primeiro é um produto mais industrializado e fácil de fazer, o segundo passa mais rápido pela indústria, mas seu preparo é mais demorado.

É claro que essas não são as únicas diferenças entre o café solúvel e o café normal. Portanto, se você tem interesse em saber como são feitos esses produtos e outras diferenças entre eles, fique com a gente!

Qual a diferença entre café solúvel e café normal?

Bom, como já adiantamos, há uma diferença de preparo entre o café solúvel e o café normal.

Como o solúvel (ou instantâneo) precisa apenas de água quente para estar pronto, é muito mais fácil de fazer. Afinal, como o próprio nome diz, se trata de um café instantâneo e bastante prático.

Por sua vez, o café normal demanda alguns equipamentos na hora do preparo. Você vai precisar, por exemplo, de um coador, uma cafeteira elétrica, uma prensa francesa, entre outros. Ou seja, toda vez que você quiser tomar seu café em pó vai precisar de mais do que água quente para prepará-lo.

Como essa não é a única diferença entre estes cafés, vamos te mostrar um pouco como cada um funciona para que você saiba diferenciá-los.

Café solúvel

O café solúvel é bastante prático e seu preparo é instantâneo pois só demanda que a água quente seja despejada sobre a quantidade de café que você deseja. Este café é resultado de um processo industrial que desidrata o extrato aquoso de café torrado.

No passado, este café era acrescido de alguns outros produtos que aumentavam a quantidade de pó e diminuíam a qualidade da bebida. Porém, atualmente, por conta da evolução da indústria e da exigência dos consumidores, o café solúvel é um produto sem nenhum tipo de aditivo ou conservante.

Isso porque seu processo de produção na indústria consegue garantir qualidade e excelente prazo de validade sem precisar de aditivos para tanto.

Além disso, a qualidade do grão utilizado também mudou. Atualmente, muitas marcas usam exclusivamente grãos de café Arábica na fabricação do café instantâneo. Com isso, o produto consegue manter um sabor mais próximo ao do café normal.

Veja agora como funciona o processo de produção do seu café solúvel e entenda como este consegue ser conservado sem nenhum aditivo.

Como o café solúvel é produzido?

Mesmo que o café solúvel passe por vários processos até estar pronto, estes processos servem para garantir a segurança do produto e conseguem mantê-lo da forma mais natural possível.

Ou seja, o modo de fabricação do café instantâneo garante que ele chegue às prateleiras dos mercados sem demandar nenhum tipo de conservante adicional ou outro componente que pudesse tirar a qualidade do produto.

Em suma, o processo de produção do café solúvel envolve algumas etapas:

  • Seleção dos grãos: Podem ser grãos de Arábica e Robusta, no entanto, hoje em dia as marcas preferem usar a primeira opção, escolha que garante um produto final com mais qualidade.
  • Torra: em cilindros de combustão.
  • Moagem do grão: Este processo demanda que o grão seja moído bem fininho.
  • Extração: O pó de café é hidratado com água para que libere o extrato de café. Neste processo, obtém-se um composto líquido concentrado que tenha aroma e sabor intenso.
  • Secagem ou desidratação: Aqui, o extrato de café será desidratado para se transformar em pó. Para isso, usa-se dois processos: aspersão (pulverização), em que o extrato é pulverizado por um spray que vai desidratar o líquido; ou liofilização (congelamento), no qual o extrato é congelado para depois ser aquecido e a água ser condensada e removida.
  • Aglomeração: O pó resultante da secagem é aglomerado.
  • Envase: Processo no qual o café solúvel é embalado.

O café solúvel tem qualidade?

Diante de todo esse processo, muita gente se pergunta se este café tem qualidade. Nossa resposta é sim, mesmo que haja um processo industrial por trás do produto, ele tem muita qualidade. Isso porque, durante toda a fabricação, o café passa por vários controles de qualidade.

A única questão fica por conta do gosto pessoal. Como o café solúvel não tem exatamente o mesmo sabor do café normal, pode ser que você acabe gostando mais de um do que de outro. Mesmo que hoje em dia essa diferença tenha diminuído bastante, ainda é perceptível.

Portanto, vale a pena experimentar algumas opções de café solúvel e então decidir qual te agrada mais.

Café normal

Tomar um café fresquinho, moído na hora e coado não tem preço. Por isso, o café normal, feito por coação ou em outro tipo de cafeteira, ainda é a preferência nacional.

Em suma, o café normal passa por um pequeno processo industrial que garante qualidade aos grãos que chegam na nossa casa.

Este café exige mais tempo de preparo e alguns equipamentos. Por conta disso, ele apresenta mais formas de preparo do que o café solúvel.

Você pode, por exemplo, moer o grão na hora ou então já comprá-lo moído.

Além disso, pode escolher alguns jeitos diferentes de preparar a bebida. Só para ilustrar, você pode usar um coador, filtro de papel, prensa francesa, cafeteira elétrica, cafeteira italiana, AeroPress, entre vários outros.

Esta imensa variedade de tipos e preparos faz com que amantes de café dêem muita atenção para esta variedade da bebida.

Veja agora os processos pelos quais o grão passa até chegar à sua mesa:

Processo do café normal

Como você deve imaginar, o processo de fabricação do café normal é mais simples que o do café solúvel.

Para começar, é feita a colheita e seleção rigorosa dos grãos (estas etapas são iguais para os dois tipos).

Depois que a cereja do café chega do cafezal, ela passa por um processamento que pode ser:

  • Seco: em que toda a cereja vai para a secagem.
  • Semi-seco: a casca é retirada e depois o restante será seco.
  • Úmido: toda a polpa é retirada até que reste apenas o grão.

Em seguida, o grão vai para a secagem, que pode ser no sol, mecânica ou híbrida.

O último passo é o de torrefação. Neste processo, o grão pode ter torra clara, média ou escura.

Passado isso, o café será:

  • Comercializado em grãos;
  • Ou então, passará por uma moagem e, em seguida, será vendido em pó.

Entenda todas as diferenças entre café solúvel e café normal

Bom, como já falamos, o modo de preparo e de fabricação são diferentes.

Outra diferença fica por conta do sabor e do aroma dos dois. Enquanto o café solúvel apresenta um sabor menos intenso, o normal terá gosto mais acentuado. Isso porque o modo natural do grão garante que os óleos essenciais permaneçam intactos.

Além disso, o café normal tem mais variedade do que o solúvel. Afinal, você pode comprá-lo moído ou em grãos, com diferentes tipos de torra, diferentes terroirs (locais em que são plantados), entre outras características.

O café solúvel, no entanto, está disponível nos mercados apenas de um jeito. Isso tem mudado um pouco pois as marcas estão investindo nesse mercado e criando algumas opções gourmets.

Agora, quando pensamos no preço dos dois produtos, o café solúvel será mais barato do que o café em grão. Isso se deve, principalmente, ao fato de que se espera mais qualidade no segundo e isso o torna mais caro.

Em relação à composição química dos produtos, o café solúvel tem menos cafeína do que o normal. Porém, apresenta mais ácido clorogênico, uma substância que ajuda a controlar a glicemia, pressão arterial e colesterol.

Por fim, quando pensamos em quanto tempo o café pode ficar parado em casa, o café solúvel tem mais durabilidade. Por conta do processo de fabricação, ele consegue manter sabor e qualidade por mais tempo do que o café em pó.

E então, depois de tudo isso, já sabe qual será sua próxima escolha na hora de comprar seu café? Apesar de ser muito bom moer e passar o café na hora, a praticidade do café solúvel pode ser bastante útil quando estamos com pressa, uma vez que basta esquentar a água e adicionar o café.


Gostou deste artigo?