As 10 melhores marcas de café de supermercados em 2024
Grande parte da população brasileira tem o costume de comprar seu café no supermercado, não conhecendo todas as marcas disponíveis. Por isso, saiba que é importante pesquisar antes de comprar qualquer café, para saber se ele é de qualidade.
As 10 melhores marcas de café de supermercado em 2024, são: Melitta, Pimpinela, Três Corações, Qualitá, Aro, Maratá, Café Brasileiro, Pilão, Moka e Bom Jesus. E para chegar a esse resultado foram analisados os seguintes critérios: qualidade de higiene, rotulagem, análises físico-químicas e análise sensorial.
Neste texto, mostramos os processos e critérios usados para chegar a esse resultado, as características dos cafés de supermercado e como armazená-los. Confira.
As melhores marcas de café de supermercado
De acordo com o Proteste, uma organização com serviços especializados em defesa dos direitos dos consumidores, dentre 20 marcas de cafés testados, esses são os que têm melhor avaliação, com nota superior a 74:
- Melitta
- Pimpinela
- Três Corações
- Qualitá
- Aro
- Maratá
- Café Brasileiro
- Pilão
- Moka
- Bom Jesus
Avaliação de Qualidade
Para avaliar a qualidade dos cafés, a Proteste analisou lotes das principais marcas de café, torrado e moído, que estão presentes nos mercados.
Os testes foram feitos por um laboratório credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que seguiu todas as legislações de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Para definir a colocação dos cafés, foram analisados os seguintes critérios:
-
Rótulo: Se as informações da embalagem estão de acordo com a legislação vigente e se orientam corretamente o consumidor.
-
Higiene: Se contém algum resquício de fragmentos de insetos, pêlos de roedores, ou outros microrganismos. Ou se também contém impurezas, como cascas, paus, ou outras espécies de plantas.
-
Análises físico-químicas: Foram analisados, o teor de umidade, à presença de ocratoxina A (substância potencialmente cancerígena) e à concentração de cafeína.
-
Análise sensorial: Um grupo de provadores da bebida fez a análise sensorial seguindo a metodologia validada pela ABIC (Associação Brasileira das Indústrias de Café) e, também, uma análise da Qualidade Global dos cafés.
Características dos cafés de supermercado
Os cafés encontrados em supermercados têm características diferentes dos cafés em grãos. As principais características dos cafés de mercado são:
-
Torra forte: A maioria dos cafés de supermercado tem a torragem alta (torra escura) . Porém, há algumas exceções, como os cafés especiais ou gourmet, que tem a torra média.
-
Moagem: A moagem dos cafés de supermercados é fina. Para esconder as impurezas do café e defeitos do grão. Que geralmente é indicada para métodos tradicionais, como coadores de papel ou pano.
-
Sabor: O sabor também fica mais amargo, devido à torra mais escura, e o método de preparo. O café coado ou filtrado permanece mais tempo em contato com a água quente, trazendo mais amargor ao sabor final da bebida.
-
Preço: Os cafés de supermercado possuem uma vantagem, o preço. Eles costumam ser muito em conta, beneficiando o consumidor com seu preço médio. Mas algumas marcas mais especializadas podem ter o preço um pouco mais elevado.
-
Validade: Ao comprar um café, preste atenção na sua embalagem, se a validade está recente. Porque quanto mais tempo após a data de fabricação, mais tempo permaneceu torrado. Trazendo assim um sabor não muito agradável ao café.
Como armazenar o café
Entramos em contato com a ABIC para confirmar qual a melhor forma de armazenar o café. E segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café, o café deve ser armazenado, preferencialmente em sua própria embalagem, dentro de um pote com boa vedação (fechamento hermético).
Porque o café moído se deteriora facilmente em função do ar, da umidade, do calor, e do tempo, por isso ele deve ser armazenado longe de todos esses riscos.
Também é importante que você tenha um pote exclusivo para seu café, e lave sempre quando for repor o produto. Evite também misturar o pó de café novo com um velho, porque o aconselhável é consumir o café em até três semanas após aberto.
Fique atento a qualidade do seu café
A Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) alerta sobre marcas comerciais de café, vendidas nos supermercados, porque elas podem apresentar algumas impurezas que são permitidas.
Por isso, saiba quais tipos de impurezas são permitidas e podem conter em algumas marcas de café:
Fragmentos de insetos: A Anvisa tolera até 60 fragmentos de insetos, não considerados indicativos de risco, que são indicados como falhas das boas práticas.
Pelos de roedores, larvas e parasitos: Os pelos só podem ser detectados com auxílio de um microscópio. Essas impurezas podem aparecer no café devido a problemas de higiene em instalações industriais.
Cascas e paus: Podem ser encontrados devido a manipulação dos grãos de café nas plantações. A Anvisa permite até 1% desses fragmentos nos cafés.
Por isso, pesquise e escolha bem a marca de café que você vai dar preferência para ter certeza que ela não contém fragmentos e impurezas acima da média. As marcas citadas no início foram todas testadas e são as melhores opções, com menos ou nenhuma impureza.
Dê preferência aos cafés em grão
Apesar dos cafés de supermercado terem grande variedade de escolha, se possível prefira os cafés em grãos ou especiais, e tenha um moedor de café em casa.
Porque, moendo seu café na hora, você terá mais certeza que não haverá impurezas. E se você for escolher os melhores grãos tenha preferência com os da espécie Arábica que são mais selecionados.
Com todas essas informações, sempre que optar por comprar café de supermercado, pesquise sobre a marca e tenha certeza de que está garantindo um produto de qualidade.