Cafeteira Italiana Moka: Como funciona? Saiba tudo sobre ela!
Opções de métodos é o que não faltam para preparar o delicioso cafezinho que todo mundo ama. E um dos que fazem toda a diferença no resultado final é feito através da cafeteira italiana.
A cafeteira italiana, também conhecida como Moka, é um método bastante antigo que funciona sob pressão, sendo o responsável por preparar um café encorpado e um pouco mais forte do que o comum, chegando próximo ao expresso. Porém, é preciso ter atenção redobrada na hora do preparo para o vapor não esquentar demais e acabar queimando a bebida.
Assim como todos os outros métodos, a cafeteira italiana tem muitas vantagens e o resultado final pode te agradar. Quer saber todos os diferenciais que ela oferece? Nós separamos os principais detalhes para você.
Como usar a cafeteira Italiana/Moka?
Apesar de não ser um método de extração tão popular no Brasil, preparar café na cafeteira Moka não é difícil, pelo contrário, é super simples, porém é necessário um pouco mais de atenção para não deixar a bebida passar do ponto.
Esse tipo de cafeteira conta com duas partes que se juntam através de rosqueamento. Um dos compartimentos fica na parte superior e serve para receber o café depois de pronto, e o outro tem o papel de armazenar a água e ficar em contato com o fogo durante o preparo. Uma outra peça de metal com furinhos, que fica no meio, armazena o pó do café.
Veja o passo a passo de como fazer café na cafeteira italiana e aprenda a deixar a sua bebida perfeita:
- Preencha o compartimento inferior com água até a válvula de segurança;
- Coloque o café na peça de metal pequena até a borda, mas sem pressioná-lo. Para esse método, a moagem ideal é a média grossa, com uma textura parecida com areia ou açúcar cristal;
- Encaixe a peça metálica no compartimento inferior e, depois, rosqueie a parte de cima nele;
- Respingue um pouco de água fria dentro do compartimento superior, assim, não há riscos de a bebida queimar quando sair e bater no metal quente;
- Conforme a pressão for aumentando, a água será empurrada para fora, passará pelo pó de café e chegará ao compartimento superior;
- Quando a bebida começar a subir, desligue o fogo ou abaixe para a temperatura mínima;
- Feche a tampa para o café não esborrar e aguarde a conclusão do processo; 8.Pronto! Agora é só servir e apreciar o seu café.
O que a cafeteira Italiana tem de diferente?
A cafeteira italiana é um pouco diferente de outros métodos que conhecemos e, por isso, conta com algumas singularidades. Um dos principais pontos é não precisar de filtros de papel, o que garante economia para você no final do mês.
Por causa da forma de extração, o café fica mais encorpado, forte, com a presença dos óleos essenciais, por não passar pelo filtro de papel e, muitas vezes, mais quente do que o comum por chegar a uma temperatura muito alta durante o preparo. Em contrapartida, é preciso consumi-lo sem muita demora, pois ele não se mantém quente por muito tempo.
Se você tem dificuldades com proporções e medidas, ela pode ser uma ótima opção, já que vem com as marcações corretas, tanto para a água quanto para o pó. Além disso, ela é mais barata em comparação às outras, dura muito tempo por ser feita de metal, e prepara o café rapidamente.
Porém, ela precisa de um pouco mais de atenção em relação ao fogo, para não queimar o café, e à granulometria dos grãos, para não ficar mais amargo do que você gostaria.
Mas caso você esteja em dúvida sobre o melhor método de extração, nós fizemos uma comparação entre a prensa francesa e a cafeteira italiana. Não deixe de conferir e escolher a melhor entre elas.
Qual o tipo de moagem ideal para a cafeteira Italiana?
Muitas pessoas não sabem, mas cada método de preparo de café exige uma moagem diferente. No caso da cafeteira italiana, o tipo de moagem ideal é a média grossa, que tenha uma textura de areia ou de açúcar cristal.
Caso a moagem esteja fina demais, a água vai ter bastante resistência para passar e, no final, a bebida vai ficar mais forte e amarga do que deveria. E se ela estiver muito grossa, a água não vai encontrar resistência nenhuma, vai passar facilmente pelo pó e não vai extrair todo o potencial do café.
Por isso, não hesite em investir em um moedor, manual ou elétrico, para moer os grãos da forma correta.
Por que é importante moer os grãos na hora?
Moer os grãos de café na hora é um dos pontos mais importantes para que você consiga extrair o máximo de sabor e aroma que a bebida pode oferecer. Além disso, há vários benefícios, que você só vai conseguir aproveitar se moer os grãos na hora do preparo.
Um outro ponto extremamente importante é que o café é muito sensível ao oxigênio e, por isso, ele oxida rapidamente e suas propriedades são alteradas. E, como você já deve imaginar, nem todos os cafés comprados já moídos são totalmente confiáveis, algumas vezes eles podem vir misturados com outras substâncias sem deixar essa informação clara na embalagem.