Cardápio de cafeteria: Saiba como montar e o que oferecer!

Abrir uma cafeteria é uma ótima oportunidade para aproveitar o alto potencial de lucratividade desse mercado. No entanto, existem alguns desafios no caminho, como, por exemplo, saber montar um cardápio de qualidade. Por isso, nós trouxemos as principais informações para isso!

O menu é a apresentação inicial dos produtos do estabelecimento, deixando assim uma primeira impressão marcante nos clientes. Para montá-lo, é necessário observar fatores como as cores, fontes e imagens. Além disso, é essencial oferecer os itens certos e disponibilizar uma versão digital.

Mesmo com todos esses detalhes, criar um modelo que chame a atenção do público não é uma tarefa tão difícil, mas deve ser feita com atenção. Confira a seguir o nosso guia completo de como montar o cardápio perfeito para sua cafeteria, além de dicas para facilitar esse processo.

Como montar um cardápio para cafeteria

As cafeterias podem oferecer produtos variados, com diversas opções de bebidas e doces, por exemplo. Assim, um cardápio desorganizado pode acabar confundindo e afastando o público.

Pensando nisso, nós separamos os principais pontos que você deve observar na hora de desenvolver o seu modelo:

1. Escolha as cores e as fontes certas

O design do cardápio é um dos pontos mais importantes na hora de montá-lo. Ele é a primeira característica observada por qualquer cliente, deixando assim uma primeira impressão, seja ela positiva ou negativa.

As cores utilizadas no design do cardápio podem concordar com as cores escolhidas para a identidade visual da sua cafeteria. Assim, você conseguirá marcar o público-alvo, manter um padrão e deixar tudo mais harmônico.

Caso você queira apostar nas opções mais assertivas, as cores quentes são mais usadas em restaurantes. Vermelho, amarelo e marrom, por exemplo, são cores muito usadas em cafeterias e restaurantes, já que, além de remeter ao café, elas estimulam o apetite e transmitem segurança e conforto.

Cafeteria marrom

Cafeteria vermelha

Quanto às fontes, o ideal é que sejam escolhidos ao menos dois tipos. A primeira deve ser mais chamativa, para ser utilizada nos títulos. Já na segunda, aposte em opções simples, já que ela vai compor as informações menores, para tornar a leitura mais fácil.

Unindo boas escolhas de fontes e cores, você conseguirá impactar a experiência do cliente logo de cara.

2. Insira imagens

A imagem é o complemento perfeito para qualquer texto no cardápio, visto que ela irá ilustrar do que se trata cada item.

A melhor opção para impactar o cliente nesse caso é utilizar fotos reais dos seus produtos. Assim, ele conseguirá escolher com mais facilidade, já que saberá o que esperar de cada item.

No entanto, também é possível utilizar ilustrações vetoriais em alguns designs. Para isso, é essencial que você se atente ao tipo de desenho que será adicionado. Ele não deve ser muito infantil e deve ter alta qualidade.

Essa é uma ótima aposta para estabelecimentos com uma identidade visual mais descontraída.

Seja com fotos ou ilustrações, você deve sempre buscar colocar imagens com fundo transparente, para evitar aquele fundo cheio de informações ou quadrado branco ao redor delas. Esse quadrado torna o seu cardápio mais poluído visualmente, além de passar uma imagem mais grosseira e descuidada.

3. Ofereça os produtos certos

Na hora de desenvolver um cardápio, a variedade de produtos deve ser considerada de maneira estratégica.

É interessante oferecer opções inclusivas, mas sempre respeitando os limites do seu estabelecimento.

Por isso, saber quais produtos são viáveis e lucrativos para a cafeteria é essencial. Assim, você evita ofertar algo que não pode vender, ou até mesmo oferecer opções muito limitadas para os seus clientes.

E, antes de buscar inovar no que será exposto, lembre-se de garantir a qualidade no que já está sendo vendido.

4. Disponibilize o cardápio digital

Com os avanços tecnológicos cada vez mais presentes no dia a dia, os estabelecimentos podem aproveitar a otimização das tarefas a seu favor.

Desenvolver uma versão digital do seu cardápio é uma ótima dica para modernizar o atendimento. Além de ser mais fácil de ajustar possíveis mudanças nos produtos e preços ofertados, você garante um modelo mais prático para os clientes acessarem.

Utilize ferramentas como um QR Code nas mesas para tornar o acesso ainda mais fácil, além de disponibilizá-lo nas redes sociais. Ainda, é possível manter uma versão editável em seu computador ou celular, para otimizar o tempo necessário nos ajustes.

O que servir em uma cafeteria

Como mencionamos anteriormente, a escolha dos produtos oferecidos na sua cafeteria é essencial para montar um bom cardápio.

Pensando nisso, nós trouxemos algumas sugestões de alimentos e bebidas que podem fazer sucesso no seu estabelecimento:

Cafés e bebidas à base de café

Cafés e bebidas à base de café

O primeiro produto oferecido no seu cardápio não poderia ser outro. O café é o queridinho dos brasileiros, além de ser o carro chefe do seu estabelecimento.

Mas além dos clássicos cafés expressos e com leite, você deve agregar valor às opções oferecidas. O primeiro passo para isso é escolher um café de qualidade, optando sempre pela utilização de cafés em grão, moídos na hora do preparo.

Não deixe de ofertar diferentes modos de preparo dessa bebida, além do expresso e do coado. A French Press, Hario V60 e Aeropress são boas escolhas para seu estabelecimento.

As demais bebidas à base de café, como cappuccino, café gelado e macchiato também devem estar no seu cardápio. Afinal, uma cafeteria especializada deve entender as variações desse clássico!

Bebidas alternativas

Bebidas alternativas

Nem só de café se faz uma cafeteria. Por isso, você deve ter um leque de possibilidades alternativas a essa bebida.

As opções mais comuns para qualquer estabelecimento são águas e diferentes tipos de refrigerantes, além dos sucos naturais.

O chocolate quente é uma bebida reconfortante e aconchegante para dias frios. Ele também é um bom item para qualquer menu.

Além disso, você pode investir em opções de chás para seus clientes. Essa é a alternativa perfeita para quem está diminuindo o consumo de cafeína, por exemplo. Por isso, tenha sempre diversos tipos à disposição, como o verde, preto e mate.

Doces e tortas

Doces e tortas

O que é melhor para acompanhar um bom café se não um doce, não é mesmo? Por isso, você pode apostar em algumas sobremesas para compor o seu cardápio.

Com tantas opções de doces, fica difícil saber quais devem ser oferecidas ou não no local. No entanto, existem alguns tipos mais clássicos que, com certeza, vão fazer sucesso na sua cafeteria. Veja a seguir:

  • Tortas variadas (morango, chocolate, limão, prestígio);
  • Brigadeiros tradicionais e gourmet;
  • Pudim;
  • Donuts;
  • Cookies;
  • Brownie;
  • Mousse;
  • Bolos.

Caso você não possa servir tantas opções de início, invista nas mais assertivas e capriche na qualidade e apresentação dos produtos.

Salgados e sanduíches

Salgados e sanduíches

O menu da sua cafeteria pode variar bastante de acordo com o seu público-alvo, mas é sempre bom oferecer salgados e sanduíches no local.

As opções assertivas para esse tipo de estabelecimento são as mais leves e menos oleosas, já que elas combinam bem com um café. Mas existem alguns clássicos que nunca saem de moda. Veja quais:

  • Quibe;
  • Pão de queijo;
  • Pastel de forno;
  • Coxinha;
  • Empada;
  • Quiche;
  • Esfiha;
  • Sanduíches naturais;
  • Tortas.

Quanto aos recheios, você pode variar entre carne seca, legumes, frango e até mesmo quatro queijos. Ainda é possível adicionar ingredientes típicos da sua região, para se aproximar ainda mais do seu público-alvo.

Seja qual for a sua seleção de salgados, lembre-se de prezar pela qualidade dos ingredientes para obter um bom resultado.

Dicas para criar o cardápio certo para a sua cafeteria

Além de tudo o que falamos sobre como montar o cardápio perfeito, existem algumas dicas de ouro para tornar esse processo ainda mais eficiente. Confira abaixo todas elas:

Conheça seu público alvo

Conhecer o público-alvo é o pontapé inicial para qualquer empreendimento de sucesso. Essa é uma dica que vai influenciar não só no seu cardápio, mas em todo o conceito da sua cafeteria.

Caso você esteja vendendo para um público mais familiar, você deve se atentar às necessidades não só dos adultos, mas também das crianças. Por isso, doces e tortas atrativas podem ser uma boa escolha.

Se a sua ideia é desenvolver um local de passagem rápida, em centros urbanos mais movimentados, é melhor apostar em preparações mais ágeis. Assim, garante praticidade no serviço e evita aglomerações.

Agora, se você quer que a sua cafeteria seja um ponto de encontro para reuniões, trabalhos ou passeios mais longos, vale a pena investir em pratos mais complexos.

Avalie os arredores do local

Analisar a localização do seu estabelecimento vai te ajudar a compreender ainda mais como sua cafeteria deve se comportar de acordo com as pessoas que passam por perto.

Caso ela esteja em um bairro mais sofisticado, com pessoas de classe mais alta, é essencial investir em uma decoração e menu requintados.

Já para pessoas mais jovens e modernas, é o momento certo de inovar, apresentando novas opções de bebidas e doces no seu cardápio. Atente-se às tendências do momento para acertar nos produtos.

Mas lembre-se que não são somente essas pessoas que conhecerão o seu empreendimento. Por isso, você pode mesclar opções para diferentes tipos de público, sem problema algum.

Estude os seus concorrentes

Outra dica importante na hora de montar um cardápio de cafeteria é conhecer a fundo seus concorrentes. Assim, você saberá como eles estão se comportando, as variações de preços e, é claro, o que está sendo oferecido.

A ideia aqui não é copiar uma fórmula de sucesso, mas sim entender sua posição no local em que seu estabelecimento está inserido. Você poderá então oferecer algo que está em falta, investindo assim em um diferencial para sua cafeteria.

Vale lembrar que nem tudo que funciona para um local, vai se encaixar no seu público-alvo, então pondere essa análise conforme a sua realidade.

Cuidado na escolha dos itens do cardápio

Por fim, saiba o que você pode oferecer, para não ultrapassar os limites do seu empreendimento. Mesmo que pareça tentador colocar inúmeros itens no cardápio, é essencial entender até que ponto você poderá manter a qualidade dos produtos.

Sair da zona de conforto é sempre uma boa ideia para inovar em qualquer cafeteria, mas isso deve ser feito com cautela. Você pode experimentar receitas sazonais em datas comemorativas, ou até mesmo introduzir novos produtos de forma gradual no menu.

Conheça o básico dos doces, salgados e bebidas, e forneça qualidade acima de tudo, para então começar a inovar.

Modelos de cardápios para se inspirar


Gostou deste artigo?

Pode ser que você goste   Emoji piscando

14 Melhores cafeterias de Curitiba: O guia definitivo!

Ir à cafeteria é um programa que faz parte da rotina de todos os amantes de café. E se você é do Paraná ou está a passeio e não dispensa um bom cafezinho, nós fizemos um guia com as melhores cafeterias de Curitiba para você conhecer. Confira!

Métodos de café filtrado: 9 formas de fazer um café incrível

O café faz parte do dia a dia da maioria dos brasileiros e é uma bebida essencial para muitas pessoas. Uma das formas de preparo mais populares da bebida é por filtragem. Por isso, neste artigo, nós separamos alguns métodos de extração com filtro para voc...

Itens necessários para abrir uma cafeteria: O guia completo!

Parece fácil, mas não é! Para abrir uma cafeteria é preciso ficar atento a alguns detalhes e investir nos itens essenciais, que mais serão utilizados. Por isso, nós listamos detalhadamente todos os acessórios e equipamentos que você vai precisar.